43.9
  • geral@filintomota.pt

Filinto Mota - Motor novo, pago, e dois dias depois volta a avariar

Ricardo Leite apresentou a reclamação
22 de janeiro 2024
Serve a presente reclamação, para uma vez mais, mostrar o meu profundo desagrado. É lamentável, vergonhoso, completamente incompreensível e, acima de tudo, injusto para comigo aquilo que está a acontecer com a minha viatura e com a minha pessoa. O meu carro, Citroen C3, com 6 anos de idade, deu entrada nas instalações da Filinto Mota Guimarães no dia 7/11/2023 com problemas relacionados com o motor. Após todos os contornos, foi substituído o motor por um novo, tendo o carro apenas e só, sensivelmente, 80 000 Km. Desde que o diagnóstico me foi dado, cerca de uma semana depois de dar entrada na oficina, mostrei o meu profundo desagrado, pois, do pouco que me era explicado, nada me fazia sentido. Depois de todas as complicações a nível de acordos e comunicação entre mim e a marca de concessionário Filinto Mota Guimarães, que incluiu dificuldade em aceitar o diagnóstico, a comparticipação do problema, a negligência que insisto ter havido e que agora mais força ganha, a má fé, os problemas de comunicação com o concessionário, a questão do carro de substituição, etc etc etc, eis que surge mais uma e a mais grave de todas! Levantei o meu carro da oficina Filinto Mota Guimarães, mais de dois meses depois do problema acontecer, no dia 19 de janeiro de 2024, tal como me indicaram para fazer. No dia 21 janeiro de 2024, dois dias depois de o voltar a ter em minha posse,(supostamente) com o problema resolvido, com um motor novo, pago, eis que o problema volta a acontecer. Exatamente da mesma forma. Repito: 2 dias depois de o levantar; 140km, sensivelmente, após a reparação.
Exijo que o problema seja analisado novamente a as vezes que forem necessárias, e que se apurem as corretas responsabilidades, sem mais prejuízo para mim. Não o terei! A minha tese de negligência, defeito de origem e falta de experiência ganha agora, tal como bem entendem, mais força ainda. E não posso de todo sair lesado. Está aos olhos de todos aquilo que se passa aqui. Mais acrescento, tenho sérias dúvidas que o diagnóstico tenha sido bem feito, pondo-o, sim, em causa! E digo desde já que o mesmo será minunciosamente investigado. Não deixarei passar impune novamente. Não posso admitir que me tenham apresentado um problema irreal, que me tenham feito pagar tanto dinheiro por ele, e agora seja óbvio que o problema não é esse. Investiguem a situação, estudem-na, e façam a justiça que tem de ser feita. Não chega só dizerem-me que, até porque é o mínimo que têm de fazer legalmente, a garantia do novo motor será acionada e o problema será resolvido. Não me calarei só com isso! Porque é mais do que óbvio que o diagnóstico não está correto e foram feitos gastos elevadíssimos sem qualquer necessidade. Chama-se, agora mais do que nunca, negligência. Esta é punível por lei e eu, como consumidor, tenho direito à justiça, à qual farei jus. Como digo, não chega só dizerem-me que a garantia deste motor novo cobre tudo. Não cobre, não prova a verdadeira necessidade de um novo motor. Não só não cobre como o invalida.

Espero e exijo uma resposta rápida ao problema, uma justificação válida, e que voltem atrás naquilo que for necessário. Exijo e apela ao bom senso. De outra forma, não ficarei por aqui. Agora, mais que nunca, estou em condições de o fazer. Não sairei lesado!
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2024
22 de janeiro 2024
Boa tarde, Sr. Ricardo Leite.
Lamentámos antes de tudo esta situação. O departamento da oficina está a analisar qual é agora o problema da viatura, que lhe será transmitido tão breve quanto possível.
Entretanto, e como forma de lhe minimizar este transtorno, vai-lhe ser emprestada uma viatura de cortesia para lhe fornecer mobilidade, enquanto o seu veículo estiver em oficina.
1 de fevereiro 2024
Boa tarde, Sr. Ricardo Leite.
De acordo com informação do Responsável ao Após Venda de Guimarães, a viatura encontra-se pronta para entrega.
Após a intervenção realizada, foi realizado um ensaio em estrada, onde foram percorridos cerca de 250km em várias situações - trajeto urbano, semiurbano e auto estrada, não tendo a viatura apresentado qualquer sintoma do problema que a levou á oficina - falta de potencia e luz motor acesa.
Mais uma vez, as nossas desculpas pelo transtorno causado.
Melhores Cumprimentos,
4 de fevereiro 2024

Serve o presente para referir que pela 2* vez consecutiva, levantei o carro e o problema voltou a acontecer. Levantei o carro pelas 17h30, sensivelmente, da última quinta-feira dia 1 de fevereiro, e antes das 18h já estava novamente na mesma oficina exatamente com o mesmo problema!
Não se admite!

Estou cansado de tal assunto, tal incompetência e falta de bom senso para comigo!

Como disse, a minha tese inicial de diagnóstico mal feito, ganha cada vez mais força. O problema bao foi resolvido porque nem sequer foi bem encontrado.
Não se admite uma despesa de mais de 3000€, de um tempo gasto de 3 meses e tudo se manter na mesma!

Exijo respeite, exijo profissionalismo! Exijo que toda a situação seja revista. No caso de nada ser feito pra resolver o problema de uma vez por todas e eu ser devidamente compensado, exigirei o meu dinheiro de volta, tal como os direitos do consumidor permitem quando de uma reparação não resulta a própria da reparação, e pedirei uma segunda opinião acerca da conduta por vós toda até então, com todas as consequências que isso possa ter para vocês.
Já antes o era, sempre o foi, mas está à vista de todos a negligência.
O carro tinha um problema, foi mal identificado, paguei por isso, e continua com ele!
Isto é o mesmo que ir ao médico, fazer análises, acusar diabetes e receitarem medicação para a pressão arterial. E pior, insistir no problema que não existe 2 e 3 vezes!
Não se admite e chama-se negligência. É punível por lei!

Resolvam-me o problema!

Cumprimentos
5 de fevereiro 2024
Sr. Ricardo Leite, compreendemos a sua insatisfação, mas creia que para a oficina esta situação também é igualmente desagradável.
Não existem dúvidas que a substituição do motor foi necessária.
Esta 2ª situação, que ainda não foi identificada a causa, pese todos os esforços que a oficina está a fazer para resolver, é uma situação distinta da que originou a substituição do motor.
O departamento técnico está a fazer tudo para resolver este problema.
5 de fevereiro 2024

Não aceitarei qualquer justificação que vá no sentido daquilo que me está a tentar dizer.
Tenho sérias dúvidas de que a substituição do motor fosse necessária. Mesmo sabendo da existência do problema (até porque já me tinha queixado junto de vós) e tendo em conta que foi “resolvido” e permaneceu, então o problema não seria exatamente esse. Mesmo que tivesse algum problema/defeito, seria razão suficiente para substituição?
Não! Se assim fosse o problema não persistiria e exatamente da mesma forma. Além do mais, vão continuar a dizer-me que nas duas vezes que fui levantar a viatura depois das reparações e, poucas horas depois, volta a apresentar exatamente o MESMO SINTOMA e PROBLEMA, foi apenas coincidência? Repito: duas vezes! Das duas vezes surgiu outro problema além do que vocês não resolveram? O problema é outro? Claro que não é. O problema é a falta de profissionalismo e conhecimento com que desde o início encararam o problema!
Quando levei a o carro a primeira vez, queixei-me de um problema acerca do qual já me tinha queixado antes e nada fizeram! O que aconteceu foi que investigaram apenas isso sem se preocupar com mais nada! É claro que iam encontrar ai um defeito, aliás, eu próprio vos facilitei o trabalho e vos o indiquei!
Quando aí levei o carro, não coloquei limites relativamente à investigação daquilo que era preciso resolver. Esse é o vosso trabalho! Apresentaram-me um único problema e vão-me dizer que 3 meses depois, tendo o carro estado na vossa posse durante todo este tempo, o problema é outro? Não gozem com a minha cara nem coloquem o vosso nome em check dessa forma!

Resolvam-me o problema de uma vez por todas, admitam os erros e resolvam-no. Se assim não for, não me chatearei mais com o assunto, devolvem -me o dinheiro, tal como é direito meu, e resolvo o problema junto de quem de competência para tal, estando certos, no entanto, do apuramento de responsabilidades que concerteza levarei para a frente!

Não se admite esta situação e muito menos se admite a não admissão da mesma e dos erros cometidos. Podem ter a certeza que se o assunto não ficar resolvido dentro daquilo que é o expectável, recorrei às vias que forem precisas para que a justiça seja feita, incluindo a comunicação social se a esse limite tivermos de chegar!
15 de fevereiro 2024
De lamentar que passadas exatamente 2 semanas do problema voltar a acontecer, pela 3* vez consecutiva, mais nada me tenha sido dito até há data.
Passados 3 meses do problema, não tenho nada. Não tenho o carro, não tenho respostas, não tenho feedback, não tenho resolução do problema e não tenho mais de 3000€ no bolso!

Vergonhosa esta situação!
29 de fevereiro 2024
Sr. Ricardo Leite, de acordo com mail que lhe foi enviado hoje á tarde, a sua viatura encontra-se pronta para entrega.
Lamentámos os transtornos causados com esta situação.
22 de janeiro 2024

Estava para fazer aí negócio, mas depois de ler a sua queixa torna-se claro que não são flor que se cheire.

Recuso negociar com gente trafulha!