44.2
  • geral@filintomota.pt

Filinto Mota - Prática comercial incorreta

Eduardo Martins apresentou a reclamação
20 de julho 2023
Tendo consultado no site da Filinto Mota algumas viaturas do modelo Citroen C3 que poderiam ser do nosso interesse, decidimos deslocar-nos no passado Sábado, dia 15/07, às instalações da Filinto Mota em Braga, com a finalidade de ver fisicamente viaturas semelhantes e fazer um test drive.
Fomos atendidos por um comercial com o qual, após termos efetuado o test drive, tentamos perceber as condições de aquisição de uma das viaturas, bem como as respectivas condições de financiamento.
Nesse dia não ficou nada definido mas o comercial ficou com o nosso contacto.
Num dos dias seguintes a minha esposa foi contactada pelo comercial que queria perceber se estávamos interessados em alguma das viaturas disponíveis no site, a minha esposa pediu que fosse revisto um parâmetro das condições comerciais relacionado com a garantia do veiculo e o comercial ficou de ver se era possível.
Passado um dia, como não tínhamos obtido resposta, a minha esposa voltou a contactar o comercial tendo recebido uma resposta afirmativa.
Após a resposta do comercial, no mesmo dia à noite, terça feira dia 18/07, a minha esposa enviou uma pequena short list de 2/3 viaturas sobre as quais recairia a nossa escolha mas que precisávamos apenas de saber algumas informações, nomeadamente km reais, pois havia sido dito que essas viaturas estavam em circulação e poderiam ter um pouco mais do que o indicado no site, e mês de matricula porque essa informação não constava nas fichas dos veículos.
A minha esposa deu indicação que após recepção dessa informação, identificaríamos então qual das vitaturas iríamos fechar, no entanto, no dia seguinte de manhã, para nosso espanto, acedemos ao site da Filinto Mota e reparamos que as viaturas que indicamos tinham sofrido um aumento de 10% , não tendo havido mexida em outras viaturas. A minha esposa contactou de imediato o comercial a questionar esse facto e foi dito que tinha sido um erro de introdução de preços que tinham reparado que estavam mal precificadas e corrigido entretanto, curiosamente terá sido um erro selectivo, pois incidou precisamente nas viaturas que escolhemos.
Lamentavelmente o comercial disse que não poderia assumir as condições anteriores pois não teria autorização da administração.

Ficamos extremamente desapontados e revoltados com este tipo de prática comercial pouco transparente e aproveitamento do nosso interesse.

Obviamente a partir desse momento não mais demos seguimento ao fecho do negócio pois perdemos a confiança na empresa.
Anexo os prints com um dos exemplos do preço de uma das viaturas elegidas na 3ª feira dia 18/07 e o preço da mesma viatura no dia 19/07 já após termos manifestado interesse na mesma.
Data de ocorrência: 20 de julho 2023
Filinto Mota
20 de julho 2023
Bom dia, Sr. Eduardo Martins.
Vamos recolher informação junto do departamento adequado, para darmos uma resposta tão breve quanto possível
Francisco Carvalho
Serviço Relação Cliente - Grupo Filinto Mota
Bom dia Francisco,

Obrigado pela atenção.
Ficarei a aguardar feedback.

Filinto Mota
Caro Sr. Eduardo Martins:
Sentimos muito pelo ocorrido e compreendemos a sua frustração com a situação.
O Grupo Filinto Mota trabalha constantemente para atualizar os preços das viaturas, de forma que estejam alinhados com o mercado e sejam simultaneamente uma oferta competitiva para os nossos clientes.
A preocupação por ter sempre o preço mais competitivo fez com que no último mês tivéssemos baixado os preços a mais de 140 viaturas em stock, subindo apenas a 12 viaturas.
Caso esteja interessado em explorar as opções de compra em Filinto Mota, o nosso comercial pode ajudá-lo a encontrar as melhores oportunidades, nomeadamente as viaturas que tiveram os seus preços revistos em baixa.
Agradecemos por nos trazer este assunto à nossa atenção e novamente pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional e esperamos que a vossa relação com o Grupo Filinto Mota possa ser restabelecida com transparência e confiança mútua.

Francisco Carvalho
Serviço Relação Cliente - Grupo Filinto Mota
Boa tarde Sr. Francisco,

Obrigado pela sua resposta.
Não estamos a falar de casos de baixa de preços, pelo contrário.
Aquelas viaturas que indicamos ao comercial como sendo da nossa preferência e para os quais pedimos informação adicional, sofreram uma alteração na manhã seguinte ao termos manifestado o nosso interesse, mais nenhum dos C3 sofreu revisão.
De entre toda a oferta existente a diesel, apenas aquelas que indicamos eram interessantes pela quilometragem que tinham, a restante oferta não vai de encontro às nossas pretensões.
Lamentavelmente no espaço de horas os preços foram alterados e muito sinceramente custa-me a acreditar que tenha sido pura coincidência.
Para mim, como cliente, é inaceitável.
É verdade que estão no vosso direito de mexer nos preços mas estávamos a meio de um processo decisório que envolvia aquelas viaturas, com aquelas condições que enviamos, acho que as deviam honrar as mesmas e não fazer um aproveitamento do nosso interesse para retirar um maior proveito.

Para mim não é uma prática comercial correta, mas a decisão é vossa.
Não esperava este tipo de modus operandi de uma empresa que opera há anos e representa grandes marcas do setor automóvel.

Tudo o que posso fazer é manifestar a minha desilusão pelo vosso posicionamento face ao exposto.

Espero que efectivamente possam reconsiderar e honrar as condições que estiveram na base da nossa escolha.
Eduardo Martins avaliou a marca
5 de agosto 2023

Desapontado com aquilo que foram as práticas com o cliente desde o inicio do processo que levou a esta reclamação bem como ao tratamento da mesma. Felizmente foi antes da compra e evitamos fazer negócio com eles. Várias situações questionáveis. - Pedimos para testar o modelo do carro que queríamos comprar e a sugestão foi fazer o test drive num parque de estacionamento pequeno andando à volta do mesmo o que é claramente insuficiente para tirar conclusões; - Falta de informação no site sobre elementos da vitatura importantes para a decisão de compra, mesmo pedindo esses elementos ao comercial nunca os obtivemos; - A parte mais grave, após termos pedido dados sobre 3 viaturas pré-selecionadas, tendo indicado que após receber esses elementos fecharíamos então a compra de uma delas, os preços das 3 (Especificamente) aumentaram em quase 2 mil euros nas horas seguintes; - Na tentativa de esclarecer este ocorrido com o comercial foram dadas versões contraditórias, primeiro foi um erro na introdução destes preços por parte de uma colega, depois já alteraram porque tinham de diferenciar a oferta de gasolina e gasóleo e quando confrontado do porquê então de só ter alterado o preço de 3 carros a gasóleo, a desculpa já era porque tinham de diferenciar os carros com menos quilometragem. - Tanto o comercial como a empresa em si, representada pelo seu apoio ao cliente, não honraram valores pré-aumento que eram aqueles que estavam na base da nossa decisão e escolha; - Após ter colocado esta reclamação, no dia seguinte aumentaram também os preços da restante oferta a diesel para não parecer mal e disfarçar o propósito do aumento anterior das outras 3 viaturas da nossa pré-seleção. Por tudo isto são comportamentos comerciais inaceitáveis e duvidosos, jamais comprarei algo nesta empresa ou recomendarei a alguém.

23 de janeiro 2024

Ao primeiro indicio de má fé é cortar logo o mal pele raiz.
Esse tipo de vendedor é tão básico, que nos primeiros 10s dá logo para ver se são trafulhas!

Olhar na menina do olho do tipo, disparar uma pergunta incómoda, se contrair é aldrabão se dilatar, dê o beneficio da dúvida e vá avançando para o negócio com muita calma.

Não tenha pressa, latas é o que mais há por aí.
Em 2 ano eles vão estar tramados, ..., vão implorar para despachar tanta sucata!