7.3

Forum Condomínios - Falta de justificação das despesas apresentadas

C.O.
C.O. apresentou a reclamação
22 de março 2022
Na assembleia de condóminos para aprovação do Relatório de Contas do ano anterior, foi clara a incapacidade da representante da empresa para esclarecer as despesas que estavam incluídas nas diversas categorias.

Em particular, para uma entrada no Relatório de Resumo de Credores esta apontou possíveis justificações que, como se veio a comprovar, estavam longe da realidade (o que é particularmente estranho dado o volume da despesa). O Relatório de Contas foi aprovado sob a promessa de que esta despesa seria esclarecida, o que efetivamente aconteceu.

Contudo, dada a confusão gerada pela falta de resposta na assembleia, não se chegou a esclarecer despesas incluídas na rubrica de "manutenção do edifício e equipamentos". Quando mais tarde pedimos que estas fossem justificadas com base nas faturas, o pedido foi-nos recusado com o argumento de que as faturas apenas poderiam ser consultadas durante a assembleia.

Ora, como bem se sabe, as assembleias de condóminos são pouco propícias a uma consulta detalhada de todas as faturas para confirmação dos relatórios. No entanto, apesar de diversos pedidos, nunca nos foi permitido consultar as faturas referentes às despesas do condomínio noutra altura.

Também nunca nos foi enviado o extrato da conta bancária do condomínio - apesar de ter sido pedido diversas vezes. Para piorar esta conta pode ser movimentada apenas pela pessoa da empresa (decisão tomada antes de eu ser proprietária desta fração).

As dificuldades criadas pela Gest-opção no acesso a documentação que comprova a sua atividade, criam uma imagem de falta de transparência e levantam suspeitas.
Data de ocorrência: 22 de março 2022
20 de abril 2022
"O Relatório de Contas foi aprovado sob a promessa de que esta despesa seria esclarecida, o que efetivamente aconteceu."

Nesta sequência e como o próprio indica foi esclarecido, pelo que esta alusão não tem sentido.

Quanto às contas do condomínio são movimentadas conforme deliberação da assembleia de condóminos e nem de outra forma poderia ser.
Quanto ao resto, a assembleia de condóminos é soberana, delibera por maioria em função da respetiva permilagem, conforme decorre da legislação e toda a documentação é sempre levada para as assembleias para que os condóminos possam verificar.
Acresce que esta empresa cumpre o RGPD.
C.O.
20 de abril 2022
"Nesta sequência e como o próprio indica foi esclarecido, pelo que esta alusão não tem sentido".
Tem sentido dada a intenção de reforçar a incompetência demonstrada pela empresa ao não saber explicar o Relatório de Contas que trouxe para aprovação. Aliás, não foi a primeira vez que uma situação do género ocorreu.

"O relatório de contas é sempre enviado com convocatória, pelo que entendemos cumpre a necessária antecedência." Pois eu entendo que, sem as faturas, não consigo verificar o Relatório de Contas, pelo que vir com a convocatória adianta pouco. Principalmente se, como aconteceu na situação referida anteriormente, depois de consultar o relatório levo as minhas dúvidas para a reunião e não as sabem esclarecer.

"e toda a documentação é sempre levada para as assembleias para que os condóminos possam verificar". Continuo a reforçar que o facto de nos vedarem acesso à documentação exceto na assembleia de condóminos dá uma imagem de pouca transparência, uma vez que, como referi, é difícil consultar todas as faturas durante a assembleia de condóminos. Mas já que insistem, levarei um cafezinho para consultar as faturas todas, mesmo que isso signifique prolongar várias horas a reunião...

E se estão à espera de dar a volta aos restantes condóminos para que o Relatório de Contas seja aprovado sem essa verificação, estão claramente a subestimar a facilidade com que se levanta suspeitas sobre uma empresa, quando o dinheiro das pessoas está metido ao barulho.