Gep - Gestão de Peritagens, S.A
  • 919559200
    Chamada para rede móvel nacional
  • Avenida José Malhoa, Nº 13, 8º Andar
  • gep@gepsa.pt

Gep - Gestão de Peritagens - Peritagem mal realizada resulta em orçamento que não cobre o prejuízo

José Afonso apresentou a reclamação
6 de abril 2023
A G.E.P, fez mal a avaliação dos estragos relativos a inundação em Alcântara, Lisboa, empresa essa contratada pela Fidelidade.
Não tendo sido avaliados corretamente os estragos, a Fidelidade, unilateralmente (sem qualquer concordância por parte da pessoa segura), decidiu transferir uma verba que não dá para cobrir os estragos.
Contactada a G.E.P., o Perito que avaliou os estragos concorda que não viu a fechadura de reforço que existe na porta da arrecadação inundada, nem a grelha de insuflação de ar, logo, não há verba para essas reparações, tendo por isso recomendado que se contactasse a Fidelidade. Outras reparações há, em que, apesar de ter o Perito solicitado orçamentos, acabou por orçamentar por valor inferior aos dos orçamentos rececionados. Contactada a Fidelidade com conhecimento para a G.E.P. (Perito), via email sugerido pelo Perito da G.E.P., verifica-se ausência total de resposta por parte da Fidelidade e da G.E.P.

Discordâncias com a Peritagem:

1. Discordância com o orçamento para instalação de nova porta

Conforme se pode ver pelas fotografias enviadas por email à empresa visada, a porta tem uma fechadura extra de segurança. As arrecadações são assaltadas com alguma frequência e é essencial a substituição da fechadura de segurança e que a mesma seja de qualidade superior e instalada por profissionais. Quem a instalou foi as Chaves do Areeiro e nunca mais a arrecadação foi assaltada, apesar de outras terem sido assaltadas novamente. Tendo em conta o que pago de seguro, penso que deve ser reposto conforme original (Chaves do Areeiro). Na nova porta deverá ser instalada fechadura de segurança das Chaves do Areeiro, conforme a que se encontrava em operação, com trinco + 4 fechos na lateral, + 1 superior e +1 inferior. Tal não é possível com o orçamento apurado.

2. Discordância com o orçamento para rede elétrica

Tendo em conta conversa havida com o Sr. Perito em que foi informado de que poderia avançar com os trabalhos de limpeza e desinfeção e de eletricidade (orçamentos enviados por mim), contactei essas empresas para programação de intervenção. Qual o meu espanto quando verifico que o orçamento que tenho (e enviado ao Sr. Perito) são 420,25 euros + IVA = 516,91 euros, mas o Sr. Perito coloca na sua peritagem 390,50. Também não refere se os 390,50 incluem IVA ou não. Tendo já contactado o eletricista para aprovisionar o que necessita, e apenas depois de enviado o orçamento, peço que me esclareçam sobre quem paga a diferença.

3. Discordância com ausência de valor para desinfeção e limpeza, antes da pintura

Tendo em conta o verificado no local com o Sr. Perito, a inundação arrastou esgotos, sendo necessária desinfeção e limpeza profunda da arrecadação. Inclusive, em conversa posterior e uma vez que foi um dos 2 orçamentos rececionados rapidamente, o Sr. Perito, disse que poderia avançar. Qual é o meu espanto ao verificar que tais trabalhos nem sequer estão previstos no orçamento dado.

Peço ainda que me esclareçam o porquê de o Perito ter ficado à espera que lhe enviasse os orçamentos, se é para nem considerar os que lhe enviei rapidamente, considerando os que dá um gerador de preços, que duvido que preveja por exemplo o valor que paguei para as Chaves do Areeiro instalarem a fechadura que lá está e que terão de ir lá novamente instalar outra. Se eu não tenho voto na matéria nem há garantias de reposição da mesma qualidade que existia antes, porque razão não dão logo o preço das vossas empresas parceiras e fazem perder tempo aos vossos clientes?

Uma última questão, se eu não assinei nem concordei com qualquer valor ou orçamento, porque razão recebi hoje um sms a informar que concluíram a análise e vão efetuar o pagamento da indeminização? O valor apurado não tem de cobrir as despesas? Tenho eu de pagar o que falta, apesar de vos andar a pagar o seguro?

4. Discordância com ausência de valor para grelha de insuflação

Conforme se pode ver na fotografia, a grelha de insuflação de ar saiu, sendo necessária uma nova. A que lá estava em peças em chapa de aço galvanizado e está enferrujada. Na fotografia enviada poderá ver-se em cima do quadro elétrico. Onde falta é o circulo preto (que é a conduta de insuflação sem grelha), que está por cima da porta, e que foi projetada pela enxurrada.
Data de ocorrência: 10 de março 2023
8 de maio 2023
Não contactado pela empresa.
Não resolvido.
José Afonso avaliou a marca
20 de junho 2023

A GEP não respondeu à reclamação, tendo sido resolvido via Fidelidade.