Gep - Gestão de Peritagens, S.A
  • 919559200
    Chamada para rede móvel nacional
  • Avenida José Malhoa, Nº 13, 8º Andar
  • gep@gepsa.pt

Gep - Gestão de Peritagens - Sinistro com má peritagem

Margarida Leite
Margarida Leite apresentou a reclamação
21 de janeiro 2024
Tive um sinistro automóvel no dia 29 de novembro e venho, por este meio, fazer a seguinte reclamação:

Datas relevantes para o efeito:
29 novembro - Sinistro, comunicação à companhia de seguros OK Seguros e envio da declaração amigável de acidente automóvel.
11 de dezembro - Peritagem
19 de dezembro de 2023 - Responsabilidade do acidente definida (o outro condutor).
21 de dezembro de 2023 - Ordem de reparação da viatura dada pela seguradora e por mim.
26 de dezembro de 2023 - Início da reparação. Informação da oficina, obtida a 15 de janeiro de 2024 por telefone.
5 de janeiro de 2024 - Informação da oficina: "o catalisador da viatura encontra-se com avaria, no entanto o perito informa que o dano não é enquadrável com o sinistro."
12 de janeiro de 2024 - Informação informal da seguradora, via telefone, da conclusão da peritagem e que, segundo o perito, havia um dano não enquadrável com o sinistro. Para efeito de reclamação, pedido formal à seguradora, via email, do relatório da peritagem. Até à data ainda não foi enviado.

Importa relevar que:

1º - O prazo de conclusão da peritagem excede o máximo previsto por lei (12 dias úteis - nos casos de necessidade de desmontagem) e o seu relatório deveria estar disponível 4 dias úteis após a conclusão. Todos estes prazos já foram ultrapassados.

2° - Segundo informação informal, o perito considera que existe um "dano não é enquadrável com o sinistro". No entanto, visto que o veículo não tinha qualquer problema até ao acidente, esse dano é, pelo menos indiretamente, resultante do sinistro. Os danos provocados na viatura e o suposto entupimento do catalisador só acontece na sequência do sinistro.

Recordo que passaram quase 2 meses do sinistro, que não sou culpado, e continuo sem viatura...eu, a oficina e a seguradora aguardam pelo envio do respetivo relatório para eu o poder analisar e, se assim entender, legitimamente, reclamar. Assim, embora já o tenha feito de diversas formas, venho, adicionalmente, por este meio, solicitar o envio do relatório de conclusão da peritagem.
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2024