11.9
Guarda Nacional Republicana
  • Largo do Carmo
    Comando Geral da GNR
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Abuso de poder, humilhação, agressividade, multa injusta e ficticia

Luis
Luis apresentou a reclamação
28 de julho 2017

Dia 27 de Julho 2017, cerca das 20:00 Local: Coruche

Ao sair de um local referenciado como de trafico de droga, fui abordado por 2 GNR. Sem merecer ou ter feito por isso passaram-se os seguintes factos:

Primeiro veio atrás de mim e nem as luzes-azuis colocou, só parei porque vi o jeep a acelerar na minha direcção. O agente deve ter deficit de adrenalina no sangue!
Se me queria parar bastaria ligar as luzes e eu entenderia que era para mim mas veio 200-300 metros a acelerar como nos filmes.

Segundo: assim que saiu do jeep começou a tratar-me como um animal. Do tom de voz a abuso de força física. Ainda não tinha encontrado nada e já eu era um criminoso violento.

Terceiro: começou a cantar uma canção em tom jocoso na qual repetia as palavras "cão...vai buscar o osso ao dono...levas com as matracas...gostas é de porrada..queres droga...etc"

Quarto: ameaçou-me várias vezes de porrada e que se eu não me calasse teria mais problemas. Fui algemado durante a revista e ao levar-me para o jeep torceu-me os ombros ao levantar os meus braços já algemados. Eu tenho 2 artroses na cervical e lombar, provadas com TAC.
Não ofereci resistencia alguma.

Quinto: na sua ansia de arranjar coisas para me tramar passou-me uma multa por ultrapassagem numa rua sem sinalização e a um carro que estava a abrandar penso que para falar com alguém!
Repito que no local não há sinalização ou marcas na estrada e eu com a GNR ao pé não iria fazer isso!

Sexto: já não é a primeira vez que tenho problemas com este guarda. A única vez que fui mandado parar há uns 4-5 anos houve mesmo agressão, levei um "calduço" com toda a fé. Eu deixei estar porque é verdade que me esqueci que tinha um charro no bolso...mesmo assim não é motivo para agressão!!
Não é comum ir aquele local... tive uma recaída, mas este comportamento é recorrente neste guarda. Não digno de um GNR!

Se errei...errei. Só tenho que respeitar a Lei e colaborar, coisa que aconteceu. Mas este guarda nota-se que tem um problema qualquer.
Não sou santo, tenho problemas com drogas mas este tipo de intervenção só me faz perder a confiança e traz-me ainda mais danos emocionais que aqueles que tenho. Fui multado injustamente só para capricho do senhor guarda.
Não tenho rendimentos e ainda por cima recaí nas drogas há 2 dias...tinha 9 euros e comprei droga com eles. Já ando a passar um mau bocado e fizeram-me sentir bem pior.
Saí de lá a desejar-lhe coisas más, coisa que não faz parte da minha maneira de ser. Acho que sim há pessoas que devem ser tratadas com mais autoridade mas o que ele me fez foi colaborar para a minha instabilidade e mais exclusão social. Inventou uma multa que não tenho como pagar. Estou sem carta!

Eu disse-lhe e repito: certas atitudes das forças de segurança só criam criminosos, delinquentes, marginais. Só afastam da sociedade que já está em dificuldade em integrar a mesma.
Agora vou ficar sem carta, não tenho como pagar a multa e tenho um ódio a um agente, coisa que não gosto de sentir. Sinto uma revolta enorme, não os vejo serem tão duros com os criminosos que nos roubam a sério nem com os ciganos que me vendem a droga e têm armas.
Não podem fazer tudo o que apetece, não podem ser cobardes atrás de uma farda e força. O que se passou é de uma maldade e irresponsabilidade extrema, duvido que eu seja caso isolado.
Vou procurar testemunhas e vou tentar avançar com um processo, nem que seja só para que o mesmo fique identificado e não faça isto a mais ninguém.

Só vão criando um fosso maior entre a população e a Guarda. Proteger a população e defender uma bandeira deve ser feito com sentido de missão, não por gozo pessoal em causar mau-estar, dor, sofrimento e humilhação. Nem a um animal se faz!

Gostaria de saber onde posso apresentar uma queixa formal de modo a avançar com processo judicial ou disciplinar.

Data de ocorrência: 28 de julho 2017