MELOM Obras
MELOM Obras Marca Recomendada
Handyman - Consultoria de Gestão, Lda
  • A MELOM, fundada em 2011, é a rede Nº1 em Portugal de serviços em reparação, manutenção, remodelação e construção de imóveis.

• Beloura Office Park, Edf. 3 - Piso 1
    2710-693 Sintra
  • qualidade@melom.pt

MELOM Obras - Falta de profissionalismo do franchisado

Isabel Martins apresentou a reclamação
3 de setembro 2023
Empreitada/ obra nº 360381
Empreitada começada a 3 de julho 2023. Pago 50% a 16/06/2023
Dia 12 de julho entulho removido e canalização substituída. Dia 17 de julho aviso que vou deslocar-me a Tavira para ver a obra, no dia 21 julho sexta-feira às 15 horas. Não encontrei o Franchisado nem ninguém a trabalhar. Estava o pavimento parcialmente feito e os azulejos até meio das paredes. Enviei uma mensagem a dizendo que não estava ninguém a trabalhar e se a obra não se estava a atrasar? Respondeu-me que não estava atrasada... Informo que volto daí a 4 dias porque tenho uma entrega a recber. Chego no dia 25 de julho. O Franchisado continua a não estar, mas está um colaborador a põr azulejos. No dia seguinte também não estava o Franchisado, só um colaborador que continuava a colocar os azulejos. No dia 28 de julho o Franchisado envia-me uma fotografia com os azulejos postos e o tecto falso colocado. No mesmo dia envia uma factura para pagar a 2ª tranche de 25%. Como não tinha em nada no apartamento de materiais, base de chuveiro, resguardo de chuveiro, sanita e autoclismo, lavatório com móvel, porta de correr assim como chuveiro e torneiras, perguntei-lhe o que se passava, visto que os primeiros 50% foi com IVA de 23% que correspode ao material. Respondeu-me que só chegavam no dia 10 de agosto. Paguei para ver, no próprio dia. Dia 18 de agosto envia nova factura, para pagar mais 20%. Respondi por e-mail que lhe pagaria dentro do praso estipulado no contrato, mas que queria primeiro ver o andamento da obra. Deslocar-me-ia a Tavira dia 24 de agosto às 15:00. Não estava o Franchisado nem ninguém a trabalhar. O que tinha sido feito em 14 dias? Colocaram uma sanita sem autoclismo, um móvel com lavatório e pate do chuveiro. Verifico que a gaveta inferior do móvel abre e fecha mal porque o tubo de escoamento do ralo tem dimenções inadquadas. Telefono ao Franchisado. Não atende e deixo mensagem no voice-mail e WhatsApp. Liga-me mais tarde a dizer que parou a obra porque não gostou da mensagem “que pagaria após ver o andamento da obra”... Ora segundo o contrato o pagamento da factura tem que se efectuar até ao 8º dia. Dia 24 era o 6ª dia, algo eatá mal. Avisei que com a obra parada indevidamente não iria cumprir o praso de entrega, dia 28 de agosto. Voltoua repatir que só continuaria a obra se eu pagasse imediatamente...Pergunto os prasos do contrato são para cumprir só pelo cliente ou o Franchisado não tem que cumprir? Parou a obra porquê, visto que eu não estava em incumprimento? Paguei mais uma vez para ver, dia 25/08/2023 ao 7º dia, após a emissão da factura, avisando que voltaria a Tavira na semana seguinte e que iria preencher o questionária de satisfação envido pela Melom, relatando o sucessido. Respondeu-me para ele não tinha importância porque responderia o que entendesse... Isto não valoriza nem a Melom, nem o Franchisado. Informei a 30 de agosto que estaria em Tavira mais uma vez dia 31 às 15:00. Nesse mesmo dia à noite chega um e-mail a dizer que a obra estava acabada e que ia emitir a factura do resto do pagamento acrescentando as torneiras de corte de água de segurança da casa de banho que não estavam no orçamento e se podia deixar as chaves na caixa do correio... Pergunto: em 2023 não é obrigatório haver torneira de segurança para o caso de um cano romper ou uma torneira se estragar? Estamos como há 30-40 anos atrás? Não estou a questionar o pagar estou a questionar o comportamento do Franchisado, que nem entrega pessoalmente a obra. Chego tal como avisei às 15:00 do dia 31 de agosto. Não há ninguém e a chave não está na caixa do correio. Verifico que a gaveta inferior do móvel do lavatório está na mesma e que o remate do estuque da ombreira da porta não está terminado. No anexo 1 do contrato está escrito que inclui todos os trabalhos de remate e acessórios para o perfeito funcionamento. Nem falo no facto de ter encostado o móvel do lavatório ao resguardo da base de chuveiro de modo que nem uma mão consegue passar para limpar, apesar de haver espaço para que ficasse bem localizado. Telefono a dizer que há coisa que não estão bem e se o Franchisado não devia estar presente no acto da entrega. Disse-me que tinha mais obras para fazer e que se eu quisesse que ele entregasse a obra, tivesse vindo no dia anterior. E quanto ao cano que bate na gaveta inferior do móvel, não lhe vai mexer mais... O estuque que lhe mande a fotografias... Pergunto quando pensa vir, para eu estar presente? Não sabe, tem outras obras para fazer...
Perguntas:
Onde quer, este Franchisado, chegar? E a Melom, que resposta tem para dar?
O contrato de empreitada, tem datas previstas para receber, que o Franchisado não respeitou. Mas não têm etapas para o trabalho realizado?
Os vossos Franchisados têm indicação para procederem assim?
Estão presentes na adjudicação e ausentes na entrega da obra?
Não devolvem a chaves ao dono do apartamento/casa/obra?
Quero frisar que há muito material no meu apartamento, embalado e desembalado que não pode desaparecer, fotografei tudo.
Se não obtiver resposta até ao fim da próxima semana, vou mudar a chave da porta do apartamento e mesmo assim tem que me devolver a chave da porta do prédio.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2023
MELOM Obras
3 de setembro 2023
Estimado Cliente,

Para qualquer questão ou esclarecimento, pedimos que utilize o endereço de email do nosso departamento de Qualidade:
qualidade@melom.pt

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Melom Obras
7 de setembro 2023
Não está resolvida. A aguardar resolução
5 de outubro 2023
O vosso franchisado recusa-se a emendar os erros
19 de outubro 2023
O franchisado não pretende corrigir nada
2 de novembro 2023
O franchisado da Melom, não pretende corrigir os defeitos nem terminar o que ficou por fazer.
Isabel Martins avaliou a marca
17 de novembro 2023

A Melom é uma fachada, não tem qualquer tipo de responsabilidade sobre os franchisados. Por e simplesmente lava as mãos como Pilates.

21 de setembro 2023

O franchisado, já entregou as chaves, mas não pretende corrigir os defeitos da empreitada