MELOM Obras Marca Recomendada
Handyman - Consultoria de Gestão, Lda
  • A MELOM, fundada em 2011, é a rede Nº1 em Portugal de serviços em reparação, manutenção, remodelação e construção de imóveis.

• Beloura Office Park, Edf. 3 - Piso 1
    2710-693 Sintra
  • qualidade@melom.pt

MELOM Obras - Mau serviço

Luís Carvalho apresentou a reclamação
7 de julho 2021
Serviço prestado, em obra de remodelação de cozinha, com graves deficiências que passo a enumerar resumidamente.
Radiador danificado (elementos, torneira e espelhos).
Instalação de tubo de exaustor não concluída antes da colocação do tecto falso o que obrigou a cortar o tecto falso e posterior reparação e pintura.
Colocação da ligação de água no em local errado.
Colocação da ligação elétrica da máquina de lavar louça em falta.
Colocação do piso cerâmico deficiente na zona de transição da cozinha para o corredor, e sem aplicação de remates.
Rodapé descolado.
Pintura deficiente.
Vassoura e esfregona danificadas que usaram sem pedir autorização.
Pistolas de mangueiras de rega danificadas.
Candeeiro Ikea com 3 lâmpadas led desaparecido.
Material facturado que não tinha sido orçamentado, ainda que tenha sido solicitado.
Atrasos reiterados.
Não conclusão da obra (colocação de remates, colar rodapé, lixar, e pintar).
Comunicação deficiente, e sem qualquer elevação, inclusivamente com faltas de respeito e ameaças.
Em resumo, uma experiência horrível e extremamente traumatizante.
Data de ocorrência: 7 de julho 2021
7 de julho 2021
Estimado Cliente,

Para qualquer questão ou esclarecimento, pedimos que utilize o endereço de email do nosso departamento de Qualidade:
qualidade@melom.pt

19 de julho 2021
E-mail enviado para o endereço indicado.
De qualquer forma parece-me pouco responsável não fazer mais que um e-mail automático e não dar qualquer resposta ao exposto na reclamação.
Estimado Cliente,

Já foi enviada resposta pelo departamento de Qualidade, pelo que a situação deve ser seguida através do respetivo departamento.

19 de julho 2021
Não obtive resposta ao contacto.
19 de julho 2021
-Radiador: no decurso da obra houve necessidade de remover o radiador para execução de uma parede de pladur, tendo sido verificado aquando a sua remoção que o mesmo, por ser muito antigo tinha as peças danificadas e o plástico do manípulo podre. Assim, a Unidade Franchisada- por iniciativa própria- terá comprado novas peças do radiador (sem custos).
-R: Os radiadores podem ser antigos, mas creio que não existiam peças danificadas. Não posso afirmar com 100% de certeza, mas tenho outros 8 radiadores em casa que estão completamente funcionais. Posso enviar fotos dos outros 8 e podem ver que o estado deste é claramente diferente.
-R: Se a unidade franchisada melom comprou quaisquer peças novas então nunca as instalou, porque as fotografias são do radiador como está à data de hoje.

-Tubo exaustor: como referido acima, a colocação dos eletrodomésticos foi da total responsabilidade do fornecedor das cozinhas, que teve oportunidade de verificar na obra, ainda em fase de montagem de teto, o estado em que se encontrava o tubo de exaustor existente. Terá sido dito pelo mesmo que, teriam apenas que deixar os tetos, paredes e chão prontos, o foi feito. O dano foi provocado pela empresa da cozinha, que assumiu essa responsabilidade, tendo ficado o teto reparado.
-R: É mentira, como pode ser comprovado pelos vários e-mails que enviei (em anexo).
-R: A unidade franchisada melom foi avisada por mim, antes da execução da abertura, via e-mail que o trabalho não estava de acordo ao que tinha sido estabelecido.
-R. O tecto foi lixado e pintado por mim (ver ponto abaixo).

-Ligação de água: a ligação foi feita nos moldes solicitados pela empresa das cozinhas, com as devidas adaptações ao local. Pedimos que esclareçam qual é exatamente a situação neste ponto. Não tem água? Não funciona?
-R: A marcação estava executada no chão, e essa informação tinha sido passada à unidade franchisada melom, no entanto a ligação ficou na parede obrigando a colocação de um tubo flexível pelo meio dos armários (solução de recurso que nunca tinha sido discutida).
-R: Sim, temos água a funcionar, mas a qualidade da instalação não é a expectável.

-Eletricidade: a instalação elétrica da divisão era muito antiga, o que iria impedir o bom funcionamento dos equipamentos que se iriam colocar. Assim, foi trocada a instalação elétrica (assumida pela Unidade). Informam que apenas teriam contratado a colocação de uma tomada na ilha, sendo que no final acabaram por ser colocados 14 pontos de luz. Por escolha dos clientes, não terá sido colocado o material de gama média referenciado, mas sim material escolhido e aprovado pelos clientes.
-R: Esta afirmação não responde aos pontos em questão.
-R: Ficou a faltar uma tomada de alimentação da máquina de lavar que foi instalada pela empresa externa.
-R: A diferença de preço não pode de maneira alguma ter sido aprovada pelos clientes porque nunca recebemos informação da mesma até à data da recepção da factura e constatação da diferença entre orçamento e factura, como pode ser comprovado pelos vários e-mails que enviei (em anexo).

-Piso cerâmico: o piso colocado são réguas de cerâmico a imitar madeira, com 1,20 de comprimento. Como teriam conhecimento que os pretendiam seguir com o piso para as outras divisões, a Unidade Franchisada entendeu- por ser mais estético- deixar as peças que entravam para o corredor prontas. Quando comunicaram que não pretendiam dessa forma, as peças foram cortadas pelo limite da porta.
-R: O piso pretende ser seguido mas a longo prazo, no curto prazo foi claramente especificado que pretendiamos remates, que nunca foram aplicados.
-R: Não foram cortados pelo limite da porta mas pelo final da cerâmica. Ficou esteticamente horrível.
-R: No mínimo demonstra uma total falta de comunicação e atenção aos clientes.

-Vassoura e esfregona: confirmam que os colaboradores utilizaram uma esfregona e uma vassoura, mas a Unidade Franchisada indica que procedeu à substituição, bem como à compra de um apanhador novo.
-R: A vassoura deixada não era igual. A esfregona nunca foi substituída. Nunca fomos informados.

-Mangueiras e acessórios: a Unidade Franchisada não entende este ponto, pois indicam que no decurso da obra tiveram apenas acesso a uma torneira de exterior , sem acessórios.
-R: As torneiras no exterior têm ambas mangueiras colocadas, e cada mangueira tem um acessório de rega. Posso enviar fotos de ambos os casos, e dos respectivos danos.

-Atrasos: atraso de 2 dias para secagem das massas do pladur.
-R: Isto é um absurdo pretender responder assim a um cliente. É uma mentira descarada, como pode ser comprovado pelos vários e-mails que enviei (em anexo). O prazo de entrega da obra estava previsto para o dia 18 de Maio, e houve atrasos consecutivos até dia 3 de Junho que instalaram o pladur no tecto, ficando ainda em falta lixar, pintar, colar o rodapé e remates do cerâmico.

-Não conclusão de obra: não entendem também este ponto. Informam que se disponibilizaram de imediato para colar e peça de rodapé descolada. Terão tido indicação pelo Sr. Luís que não seria necessário pois estaria resolvido.
-R: De imediato é uma total e descarada mentira. Sim disponibilizaram, mas a 13 de Junho, com 1 mês de atraso e depois de muita insistência de nossa parte. Depois de muitas semanas sem poder utilizar a cozinha e dos reiterados atrasos eu decidi (facto que comuniquei com antecedência) completar os trabalhos em falta, como de resto pode ver pelos e-mails em anexo.
26 de julho 2021
Continuo a aguardar respostas (consistentes, e não desculpas sem fundamento).
28 de julho 2021
Estimado Cliente,

Conforme já indicado anteriormente, o seguimento à questão exposta será dado pelo Departamento de Qualidade.

28 de julho 2021

30 de julho 2021
Exmo. Sr. Luís Carvalho,

Antes de mais, pedimos que não volte a referir a questão do candeeiro, pois é uma acusação muito grave para ser feita sem provas. Caso as tenha, pedimos o seu envio por favor.

Após análise da sua exposição junto da nossa Unidade Franchisada Melom Mar e da sua resposta individual a cada ponto, acreditamos que não faz sentido tentarmos perceber os contornos do tudo o que se passou. Deste modo, preferimos abster-nos da tentativa de explanação (por intermédio da Unidade Franchisada) ponto a ponto.

Creio que o mais importante nesta fase seja entender de que modo é que poderemos ajudar a resolver o assunto exposto. A nossa Unidade Franchisada Melom Mar não se encontra na disposição de ir ao encontro da sua pretensão relativamente à questão da restituição de valores. Assim, questionamos se efetivamente existe algo que possamos fazer nesta fase.

Recordamos que as nossas Unidades franchisadas são entidades jurídicas e financeiramente autónomas, com personalidade jurídica própria e única sendo por isso responsáveis pela sua atividade. Deste modo, não poderemos sobrepor-nos à sua vontade, mas antes encontrar um ponto de entendimento a ambos.

---

Caros,

A questão do candeeiro não é uma acusação, é uma constatação de um facto.
Ele existia na minha cozinha, como prova a foto que anexei, e desapareceu, facto que eu constatei.
Eu nunca me pronunciei sobre se foi levado conscientemente, ou depositado no lixo por engano, ou outra qualquer possibilidade.

Se não estão dispostos a restituir qualquer valor eu reservo-me o direito de manter a minha reclamação aberta indefinidamente.
A publicidade certamente ajudará outras pessoas a não passar pelo mesmo que eu passei.
17 de agosto 2021
É coincidência que a unidade franchisada já não esteja disponível no site?
Ou será que as certamente múltiplas reclamações levaram a isso?
É lamentável darem cobertura a uma empresa desse nível, o que quer que seja que tenha acontecido só peca por tardio.
17 de agosto 2021

Estimado Cliente,

Conforme já indicado anteriormente, o seguimento à questão exposta está a ser dado pelo Departamento de Qualidade.

Não havendo respostas por parte do cliente damos a reclamação como resolvida.

31 de maio 2022
Nada foi feito por parte da empresa que justifique alterar o estado da reclamação. Como tal creio que a mesma deve manter-se por resolver.
31 de maio 2022
Exmº Srº , desde já agradecemos a sua resposta.

Reforçamos que é nosso intuito ajudar.
O Departamento de Qualidade da MELOM PORTUGAL já lhe enviou anteriormente informação sobre o caso apresentado.
Pelo que pedimos que utilize o endereço de email do nosso departamento de Qualidade, para qualquer esclarecimento adicional.

Luís Carvalho avaliou a marca
31 de maio 2022

Total desresponsabilização pelo sucedido. Utilizam unidades franchisadas sem saber nada das capacidades e padrões de qualidade das mesmas.