MELOM Obras Marca Recomendada
Handyman - Consultoria de Gestão, Lda
  • A MELOM, fundada em 2011, é a rede Nº1 em Portugal de serviços em reparação, manutenção, remodelação e construção de imóveis.

• Beloura Office Park, Edf. 3 - Piso 1
    2710-693 Sintra
  • qualidade@melom.pt

MELOM Obras - Obra 72418

Rui apresentou a reclamação
25 de junho 2021
No final de 2018 contactei a MELOM Obras para resolver um problema de humidade na minha casa de banho. Em 2019 aceitei um orçamento da respetiva obra, a qual foi realizada em tempo útil, mas apresentou alguns problemas. A correção desses problemas foi mal executada e fiquei com novos problemas. No final de 2019 não tive resposta à última reclamação e depois veio a Pandemia.
No início de 2021 voltei a reclamar da obra (processo que ainda decorre) e foi quando descobri que a empresa contratada era um franchisado da MELOM, que entretanto se desvinculou.
Contactei a MELOM para me ajudar, mas esta disse que nada podia fazer pois o Franchisado era uma entidade juridicamente independente.
Acho incrível que uma pessoa contacte a empresa MELOM para a resolução de um problema e depois, sem o ter solicitado, acaba ficar entregue à sorte de uma outra empresa. Neste caso foi má sorte.
A forma como a MELOM afasta a responsabilidade é inaceitável. Eu contactei a MELOM pela sua reputação e não a empresa X. É a MELOM que deve assumir a responsabilidade pela boa execução da obra e não a pseudo subcontratada ou franchisada X.
A MELOM, neste caso, assume-se de forma enganadora como uma empresa de remodelações, quando na verdade é apenas uma empresa de gestão de contactos. Recebe o pedido e passa-o a outra empresa e acaba o serviço.
A MELOM deve assumir as suas responsabilidades até ao final e é isso a que tenho direito.
Data de ocorrência: 25 de junho 2021
25 de junho 2021
Estimado Cliente,

Para qualquer questão ou esclarecimento, pedimos que utilize o endereço de email do nosso departamento de Qualidade:
qualidade@melom.pt

19 de julho 2021
Estimado Cliente,

Já foi apresentada resposta por parte do Departamento de Qualidade, pelo que consideramos a situação como resolvida.

19 de julho 2021
Reabri a reclamação porque o processo foi declarado improcedente pela empresa franchisada que prestou efetivamente o serviço. Sucede, porém, que a empresa alegou um mau uso da WC, mas foi essa mesma empresa que, em sede de obra, não retirou um pequeno estendal retrátil, servindo-se agora da existência desse acessório - que, repito, não tirou - para alegar que eu usei a WC para secar roupa e por isso a garantia não se aplica. No entanto, como eu expliquei, a execução da obra nunca foi terminada em condições e tenho os mails a provar isso mesmo, com extensa recolha fotográfica em várias fases dos problemas de tintar a saltar.
Adicionalmente, apontar um hipotético uso da WC para secar roupa (que, reitero, não sucedia já desde antes da remodelação - as cordas estão negras de humidade!!) como mau uso vs a quantidade de humidade gerada pelos banhos é, por si só, ridículo. Além disso, a tinta está a saltar na zona das correções mal realizadas e não por cima da banheira, aonde ainda está a peça por retirar. Os problemas nada têm a ver com o referido estendal retrátil.
Para concluir, reabro esta reclamação porque a MELOM obras não se preocupou em perceber efetivamente o que se passou e em perceber que a empresa franchisada tenta recorrer a um subterfúgio, quando na realidade é resultado de má execução.
Reclamo que a MELOM obras não é, desta forma, uma empresa de restauros e remodelação, mas apenas um empresa gestora de contactos e, quando passa o assunto para um franchisado, deixamos de poder reclamar a quem efetivamente contactámos desde o início, ou seja, a MELOM obras e não uma empresa qualquer.
Sem mais assunto, aguardarei que a MELOM assuma que se exclui das suas responsabilidades porque, na verdade, entende que a sua responsabilidade termina a partir do momento em que passa a obra para um franchisado.
Boa tarde
28 de julho 2021
Estimado Cliente,

No dia 5/07 foi lhe enviada resposta por parte do Departamento de Qualidade. Caso necessite de mais esclarecimentos, deve utilizar a mesma via para dar seguimento ao assunto.

Rui avaliou a marca
16 de novembro 2021

A MELOM 'passou a bola' da responsabilidade à empresa subcontratada. Ainda esboçou uma tentativa de intermediação, mas imitou-se a ouvir o que a empresa tinha para dizer. Esta empresa desvinculou-se da MELOM depois da obra, pelo que dificultou ainda mais qualquer resolução.