Arena Atlântico, S.A.

Altice Arena - Falta de condições de segurança

Helena Rosado
Helena Rosado apresentou a reclamação
16 de novembro 2022
Assisti ao concerto do André Rieu no passado dia 13/Nov/2022, em conjunto com a minha Mãe de 86 anos, com problemas de mobilidade, nomeadamente para subir escadas, e deparei-me com vários problemas graves de segurança:
1. Ocupámos os lugares F.10 e F.12 no Balcão 0, Sector 10. Quando de aproximou o fim do espetáculo (depois do artista se ter despedido), decidimos ir saindo, para que pudessemos sair com calma e porque a minha Mãe estava cansada. Descemos as escadas (6 degraus?) que tínhamos subido à chegada e deparámo-nos com um gradeamento fechado. O segurança aproximou-se e disse que teríamos que esperar até terminar o espetáculo. Quando respondi que a minha Mãe queria sair imediatamente, respondeu que teria então que subir todos os degraus (50 degraus?) para aceder à saída de cima. Quando respondi que isso não lhe era possível, respondeu que então teríamos que esperar. Esperámos 20 minutos. De notar que todas as pessoas que estavam na plateia durante esses 20 minutos puderam sair sem problema nenhum, já que a saída para elas estava desimpedida.
Portanto, uma pessoa com dificuldades motoras não tem forma de sair do espetáculo até ser decidido pelos seguranças que assim o pode fazer!
Será que a organização do Altice Arena não sabe que, em qualquer momento, a lei da segurança exije que haja 2 vias de evacuação livres e sem obstáculos? Para a minha Mãe, todas aquelas escadas eram um obstáculo, e portanto não havia nenhuma via de evacuação disponível!
2. Quando finalmente abriram as grades (pareceu-nos que estávamos presas numa cadeia, já que fomos impedidas de sair da sala do espetáculo) e eu comentei com o segurança à paisana que não era aceitável terem as grades fechadas e insistirem em mantê-las fechadas mesmo depois de ter pedido há 20 minutos atrás para as abrirem, ele deu-me um soco no braço. Como é possível? Então eu tenho que estar sujeita a agressões físicas quando vou a um espetáculo? A organização do Altice Arena deveria rever o perfil de contratação dos seguranças e educá-los convenientemente para estarem em lugares públicos. Eu não aceito estar sujeita a este tipo de tratamento, qualquer que seja a minha idade ou raça! E devo acrescentar que não fui mal educada, apenas referi o que pensava.
3. Quando chegámos junto ao edifício do Altice Arena, à entrada, estava uma fila descomunal para entrar e os seguranças mandaram-nos ir para o fim da fila, uma fila de mais de 300 m e que ia constantemente aumentando. Como espera a organização do Altice Arena que uma pessoa de 86 anos, com dificuldades motoras, faça para entrar no edifício? Que corra 500 m para chegar ao fim de uma fila para depois andar mais 500m para poder aceder ao edifício?
4. uma vez na fila, e já próximas da entrada, outro segurança veio perguntar se a minha Mãe conseguia subir escadas, ao que ela respondeu que não. Fomos então encaminhadas para uma entrada alternativa sem escadas, que afinal era a entrada da garagem da organização/VIPs. E lá fomos nós, pelo meio do caminho da entrada comum com os carros! Como é possível que um edifício de espetáculos com capacidade para 20 mil pessoas não tenha um acesso condigno para as pessoas com dificuldades motoras?!
5. Gostaria de referir a grande simpatia e profissionalismo de todos os colaboradores que estavam a receber todas as pessoas com dificuldades motoras e que as conduziam pelo parque de estacionamento e depois pelos elevadores até aos respetivos lugares na sala. Muito obrigada a eles!
Data de ocorrência: 13 de novembro 2022