47.5
Bancos
1 Santander 84.1
Millennium BCP47.5
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Pagamento fraudulento

José Manuel Ferreira
José Ferreira apresentou a reclamação
13 de abril 2024
Desde faz algum tempo que eu sou reformado por Inglaterra e Portugal. Aqui em Portugal tenho uma conta bancária Millennium BCP onde recebo diretamente a minha pensão portuguesa. Em Inglaterra tenho outra conta onde é ingressada a pensão inglesa. Para obter o máximo benefício no câmbio de libras inglesas a euros e na transferência desde a minha conta em Inglaterra para a minha conta Millennium BCP aqui em Portugal, criei uma conta em Wise. Nesta companhia os câmbios libra - euro são os de cada momento e a transferência é quase imediata e por pouca taxa na transferência. Até fevereiro do presente ano, o processo anterior foi perfeito. Mas como dizem alguns, não tem bem que sempre dure. Sem a minha ação ou autorização, no dia 1/03/2024, foi retirada uma quantidade de dinheiro da minha conta Millennium BCP, e, por o comprovativo, dita operação parece ter sido feita desde Wise. Imediatamente contactei Millennium BCP e Wise. Desde Wise me responderam que eles não tinham nada que ver com dita transação fraudulenta e que a minha conta Millennium BCP estava comprometida. Desde Millennium BCP me devolveram de forma provisória o dinheiro, cancelaram o meu cartão de débito e posteriormente me enviaram outro cartão de débito novo. Mas, no dia 04/04/2024 ou fazer uma comprovação na minha conta Millennium BCP, verifiquei que de novo, outra quantidade de dinheiro, igual à da primeira situação tinha desaparecido. Contactei Millennium BCP e Wise de novo. Desde Wise e até ao momento não tenho nenhuma resposta. Desde Millennium BCP me disseram que a operação foi feita desde Wise, que eu deveria cancelar todas as operações internacionais e que iam resolver o meu caso. E que de igual forma fariam o reembolso do dinheiro como na primeira vez. Quero acrescentar aqui que no comprovativo desta segunda transferência consta os 4 últimos dígitos do cartão de débito que faz ao redor de um mês já não existe, porque foi mudado por outro, e, o velho eu o destruí. Ademais, nas transações entre Wise e Millennium BCP eu uso o IBAN e não os números de cartão algum para efetuar qualquer transferência. No dia 09/04/2024 recebi um SMS proveniente de Millennium BCP, dizendo que nao lhes foi possivel proceder no prazo previsto a analise da minha reclamação mas que esperavam faze-lo brevemente. Ontem dia 12/04/2024 recebi um e-mail desde Millennium BCP contradizendo todo o anterior. Hoje dia 13/04/2024 voltei a chamar ao serviço ao cliente de Millennium BCP e, a informação que obtive foi que a segunda operação bancária foi feita por o Millennium BCP para devolver o dinheiro que me tinham devolvido de forma provisória. O pior de tudo, é o fácil que é tirar o dinheiro de alguém, e com um documento que não existe, e ademais acusando outros dos seus próprios erros, porque me disseram que esta transferência foi feita desde Wise quando foi o próprio Millennium BCP que a fez. Em adição me avisam 8 dias depois com um e-mail de que o dinheiro que me pagaram de forma provisória ia ser retirado. E ademais dizendo que têm documentos justificativos de que Wise remeteu a Millennium BCP que a operação fraudulenta foi feita em meu nome. Eu adjunto a informação relacionada com tudo isso como prova de que, e fica provado, desde Millennium BCP alguém está mentindo para justificar talvez, a sua incompetência de verificar a fondo o problema. O seguinte passo é apresentar uma queixa nas autoridades policiais para o efeito. Muito obrigado.
Data de ocorrência: 13 de abril 2024
15 de abril 2024
Caro Cliente,

O Millennium bcp dispõe de serviços e canais especializados para a receção, análise e resposta de Reclamações e/ou Sugestões dos seus Clientes, pelo que para ser considerada válida deverá apresentar a sua Reclamação ou Sugestão diretamente a um dos seguintes serviços do Banco pelo respetivo contacto:

- LINHA DE APOIO AO CLIENTE: 91 827 24 24, 93 522 24 24, 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional), (+ 351) 21 005 24 24 (de Portugal ou do estrangeiro, chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

- CENTRO DE ATENÇÃO AO CLIENTE: centroatencaoaocliente@millenniumbcp.pt

- PROVEDOR DO CLIENTE: provedoria.cliente@millenniumbcp.pt

Com os melhores cumprimentos
Provedoria do Cliente
José Ferreira
15 de abril 2024
Exmos Srs.,
Os serviços e canais que os senhores dizem ser especializados, não o são tal. Eu já contactei várias vezes, principalmente com o centro de atenção ao cliente, e ocorreu que num dia me dizem branco, e no dia seguinte me dizem negro. Não existe uma informação única, senão que diferem como a noite do dia. Me disseram também que têm documentos relacionados com o ocorrido e que foram enviados por o que vocês chamam de comerciante, e que a citada transação foi efetuada em meu nome. Nos comprovativos que eu tenho de dita operação tanto do Millennium BCP como de Wise mostram uma série de dados que o tal comerciante que neste caso acredito seja Wise, a informação diz todo o contrário. Dizem que alguém usou o nome de Wise para tirar fraudulentamente dinheiro da minha conta Millennium BCP e que, cito...a minha conta Millennium BCP estava comprometida, já que desde Wise não houve actividade suspeitosa na minha conta. Eu já solicitei a ambos lados esses documentos que comentaram no último e-mail que recebi. Alguém está mentindo com os dados, veremos quem.
José Manuel Ferreira
José Ferreira avaliou a marca
29 de abril 2024

Basta ver as opiniões de outras pessoas para entender