47.3
Bancos
1 Santander 84.5
Millennium BCP47.3
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Retenção indevida de cartão de cidadão

cristina silva santos
cristina santos apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2024
1 - No dia 12 de fevereiro de 2024 pelas 13.20h. entrei na sucursal de Benfica do Millennium BCP, em frente da Igreja de Benfica para proceder à atualização dos dados pessoais solicitados pelo banco por SMS e por Email em 27.11.2023.

2 – Dado o grande afluxo de clientes, a minha senha só foi chamada por volta das 15.15h. para o balcão 7 que é um gabinete e não um guichet como todos os outros balcões de atendimento.

3 – Entrei no gabinete 7 acompanhada pelo meu marido V. C. e fui atendida pela diretora da sucursal que começou por nos pedir desculpa pela grande espera no atendimento.

4 – De seguida, entreguei à diretora da sucursal o meu Cartão de Cidadão para que me pudesse identificar e aceder à minha ficha de cliente, o que fez, inserindo o meu CC no leitor de cartões

5 – Depois, quando acedeu à minha ficha de cliente, virou o ecrã para mim, e mostrou-me que ainda constava no sistema o meu bilhete de identidade, do tempo em que solicitei o empréstimo para aquisição da casa em 2001.

6- No momento em que a diretora da sucursal, ia continuar com a operação de atualização, designadamente, quando tinha que aceder à morada atualizada constante no Cartão de Cidadão, ficou sem sistema e não foi possível prosseguir com a atualização dos dados.

7 – Penso, mas sem puder afirmar com certeza, que nesta altura o banco já estava encerrado porque passava já das 15.30h. E estavam na sucursal poucos clientes, quatro ou cinco.

8- Para não ter que voltar ao banco e ter que esperar novamente, pois já era tarde e não havia previsão de quando o sistema iria estar restabelecido, propus à diretora da sucursal que fotocopiasse um comprovativo de morada que eu tinha na minha posse e que fizesse fotocópia do meu cartão de cidadão que eu cruzaria e daria autorização para aqueles efeitos.

9 - Depois no dia 14 de fevereiro de 2024 (dia útil seguinte) deslocar-me-ia ao banco para assinar o documento da atualização, ficando desta forma o assunto resolvido sem mais delongas.

10 - Dadas as circunstancias desagradáveis, da espera prolongada e falha do sistema, a diretora da sucursal concordou com a minha sugestão.

11 - Entreguei-lhe o meu cartão de cidadão e o meu comprovativo de morada (fatura da Nos do mês anterior) e saiu do pequeno gabinete nº 7 onde nos encontrávamos, deu 3 ou 4 passos até à impressora e fez as respetivas fotocópias.

12 - A seguir, voltou ao gabinete 7 com as fotocópias, pô-las na secretária logo à entrada. A fotocópia de cima era do cartão de cidadão, mas o cartão não estava lá. A diretora da sucursal foi ver ver se o tinha deixado na máquina e foi perguntar aos colegas.

13 - Depois, voltou e disse que não encontrava o cartão de cidadão. Perguntou-nos se o tínhamos, ao que eu e o meu marido respondemos que não, porque o tinha levado juntamente com o comprovativo de morada para fotocopiar e não o trouxe de volta com as fotocópias.

14 - Como já eram 16h., disse-nos que ia procurar melhor porque dali não podia ter saído.

15 - Sugeri que pedisse as imagens de vigilância para se ver o que aconteceu.

16 - Depois, saiu do gabinete e voltou de seguida, dizendo-me que já tinha pedido as imagens.
Não nos entregou as fotocópias do cartão de cidadão nem do comprovativo de morada. Também não as pedi porque com aquela confusão toda não me lembrei e também porque estava de boa fé..

17 - Pediu-nos para irmos embora porque já era tarde, comprometendo-se a telefonar-me ainda nesse mesmo dia ou no dia 14 de fevereiro de 2024 a dar notícias.

18 - No dia 14 o meu marido dirigiu-se à sucursal pelas 13.20h. Foi informado pela Sra. --- colega da diretora da sucursal que o cartão de cidadão não tinha aparecido.

19 – A colega da diretora da sucursal disse que aquela estava na hora de almoço e perguntou-lhe por telefone se tinha alguma informação para dar sobre o cartão de cidadão, mas a diretora da sucursal disse-lhe que quando chegasse ao banco ligava para a cliente.

20 -Mas, apesar de se tratar de uma grave irresponsabilidade e estar em causa a proteção de dados pessoais, o banco, até ao momento não me contactou, o que é completamente admissível..

21 - É muito estranho que o cartão tivesse desaparecido num espaço fechado, pequeno e com acesso limitado a poucas pessoas perfeitamente identificáveis.

22 - Acresce ainda, que os meus dados bancários bancários não estão atualizados porque tenho que ir fazer outro cartão de cidadão, e entretanto, corro o risco da minha conta ser bloqueada com todas as consequências daí decorrentes, por razões a que sou totalmente alheia e que não me podem vir a ser imputadas.
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2024
Cara Cliente,

O Millennium bcp dispõe de serviços e canais especializados para a receção, análise e resposta de Reclamações e/ou Sugestões dos seus Clientes, pelo que para ser considerada válida deverá apresentar a sua Reclamação ou Sugestão diretamente a um dos seguintes serviços do Banco pelo respetivo contacto:

- LINHA DE APOIO AO CLIENTE: 91 827 24 24, 93 522 24 24, 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional), (+ 351) 21 005 24 24 (de Portugal ou do estrangeiro, chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

- CENTRO DE ATENÇÃO AO CLIENTE: centroatencaoaocliente@millenniumbcp.pt

- PROVEDOR DO CLIENTE: provedoria.cliente@millenniumbcp.pt

Com os melhores cumprimentos
Provedoria do Cliente
cristina santos
Já enviei para o provedor do cliente do Millennium BCP
cristina silva santos
cristina santos avaliou a marca
6 de março 2024

Tempos de espera muito longos no atendimento nas agências o que denota uma falta de respeito pelos clientes