Mindol

Mindol - Acessórios muito caros

Rui Morgado
Rui Morgado apresentou a reclamação
3 de setembro 2018

Tenho um “sommier” da marca Mindol, comprado na Colchão Net.
O amortecedor do lado direito avariou-se e liguei para a Mindol Flex (256410420) às 18h30 do dia 23 de agosto de 2018 para tentar comprar um.
Quem me atendeu disse que não vendia ao público e aconselhou-me a contactar o vendedor do “sommier” para comprar através do mesmo. Perguntei o preço e também se era comum avariar-se um amortecedor e disseram-me para não me preocupar que era barato e que não é uma avaria frequente.
Liguei de imediato para a Colchão Net (218593981), loja na Av. Almirante Gago Coutinho em Lisboa e expliquei o sucedido, referindo que já estava fora da garantia.
A empregada perguntou-me se queria 1 amortecedor ou os 2, referi que apenas queria 1 e informou-me que custa 60 euros. Não aceitei o preço considerando que na Mindol me informaram ser barato e perante este valor, então pretendi que me fizessem uma avaliação para perceber a razão da avaria já que na Mindol também me informaram não ser comum. A empregada da Colchão Net contrapôs a Mindol, referindo que era frequente a avaria, mas perante a minha consternação relativamente ao valor apresentado pediu uns minutos para falar com a chefe.
Quando regressou diz-me que só vendem o par e que venderiam pelos mesmos 60 euros. Bom, é caso para desconfiar que se eu tivesse aceite de imediato esse preço para 1 seria enganado ou a funcionária não sabia o que estava a dizer. A verdade é que não me dei por convencido por ainda considerar 60 euros um valor elevado para dois pequenos amortecedores e tendo por referência que na Mindol me informaram ser barato. Disse à empregada da Colchão Net que no dia seguinte ligaria para a Mindol para saber o preço exacto.
Em vez disso fiz uma pesquisa na internet por amortecedores para “sommiers” e consulto outros fabricantes. O meu raciocínio é que quem faz “sommiers” compra as ferragens a terceiros e por isso deve haver um fornecedor deste tipo de acessórios. Descobri então um fabricante de mobiliário de Paços de Ferreira, J. Cardoso que tem na sua página da internet, para compra on-line diversos amortecedores, conforme o comprimento e a força pretendida e custa 15 euros cada um, sendo que, caso o cliente pretenda, vendem apenas 1 unidade já que o processo de compra é tão simples quanto adicionar o material pretendido a um “carrinho de compras”.
Decidi comprar, acabei por comprar 2 por 30 euros + portes, em vez de 60 euros e são rigorosamente iguais, inclusive na referência ref. 34022, escolhi a mesma força 1250N e até as letras e as frases são iguais, inclusive a forma e a posição em que estão impressas no corpo do amortecedor. Só muda a marca, em vez de virem com a gravação Mindol, vêm com Resorgas. Mas parece óbvio que são feitos no mesmo local, “Made in Spain” e que a Mindol ou a Colchão Net, ou ambas estão a “roubar” no preço ao cobrarem o dobro. Vejam a imagem que anexo com a fotos dos 2 amortecedores. Parecem "gémeos"!
A partir de hoje não compro mais nada da Mindol e não compro mais na Colchão Net. Recomendo J. Cardoso Mobiliário.
Abram os olhos.

Data de ocorrência: 3 de setembro 2018
Rui Morgado
Rui Morgado avaliou a marca
28 de dezembro 2020

Houve uma resposta no portal à reclamação mas não se identificou como sendo da marca. Não fui contactado directamente pela marca.

Ver perfil de
3 de setembro 2018

Cada comerciante faz o preço que quer... cabe ao cliente pesquisar e escolher a opção que melhor se adapta a si...
Esta reclamação não faz sentido nenhum.

3 de setembro 2018

Não se trata de uma reclamação relativamente a um artigo comprado até porque não adquiri nenhum às marcas em causa, mas sim de uma reclamação relativamente ao preço praticado. Se considera que é legítimo cada comerciante praticar o preço que entender, não é menos legítimo que eu me se sinta no dever de alertar futuros compradores para opções iguais mais baratas. Por isso esta reclamação é ainda uma informação para que os compradores estejam atentos e não optem por empresas que praticam preços exorbitantes, muito acima do razoável. Se a Maria não se importa de pagar o dobro por um artigo igual que pode comprar por metade do preço, provavelmente terá um orçamento que lhe permite uma certa extravagância de alimentar comerciantes careiros. Já eu e certamente uma boa parte da sociedade de consumo não gosta de ser enganada.