42.0
Município de Paredes

Câmara Municipal de Paredes - Pela 2ª vez abriram-me dívida nas finanças por causa da taxa de resíduos (sem comunicação prévia)

Sara Alves apresentou a reclamação
29 de agosto 2023
Pela 2ª vez consecutiva está instituição coloca em causa a minha situação fiscal devido a um assunto insignificante (que é o pagamento do lixo).
A 1ª vez paguei os encargos do processo nas finanças. Agora é uma vergonha o que estão a fazer. Vivo neste município e tenho escritório aqui (noutro local diferente da residência) e tenho de levar com isto.

Na ultima fatura que foi paga por mim, há um campo que diz: Débito das faturas anteriores, e o mesmo encontrava-se a zero. Eis que chego ao portal das finanças e tenho lá uma dívida acerca disto.

Mais, num dos emails trocados com uma pessoa da divisão de ambiente (anterior à data da dívida), essa mesma pessoa comunicou-me que antes de emitir certidões de dívida são enviados avisos para pagamento.
NOTA IMPORTANTE: Eu nunca recebi nenhum aviso de pagamento.

Não faz sentido esta forma de trabalhar. Falhas de comunicação nas faturas, por parte da divisão de ambiente.
Data de ocorrência: 29 de agosto 2023
30 de agosto 2023
Exmo.(a) Sr.)a) ,
Recebemos o seu e-mail no dia 30/08/2023, o qual foi alvo de toda a nossa atenção e registo.
Relativamente ao exposto cumpre-nos informar que o mesmo foi encaminhado para o serviço competente, ou seja TRSU e logo que possível receberá uma resposta.

Atenciosamente,
29 de setembro 2023
Continuo sem esta situação resolvida.
E hoje acabo de entrar no portal das finanças e aumentaram-me as custas dos encargos.
Passando para 69,43€.

Eu pago os 33,09€, não vou pagar o dobro só porque vocês não cumprem com a comunicação que dizem fazer.
27 de outubro 2023
Já paguei a dívida que me foi instaurada nas finanças, mas pretendo que a Câmara de Paredes me restituía o valor que paguei injustamente pela falha de comunicação deles, quer na fatura do trimestre seguinte, quer pelo facto de nunca me terem avisado que iam abrir um certidão de dívida nas finanças.
É um autêntico abuso de poder. Falhas de comunicação, comunicam por email uma coisa e depois fazem outra. é inadmissível.
Já não sou a primeira munícipe a queixar-se da falta de comunicação e competência.
27 de novembro 2023
Resolução enviada através do oficio 27892/23, datado de 30/10/2023.
27 de novembro 2023
Mais uma vez a resposta dada pelo departamento jurídico em nada responde às minhas questões:

-Onde está a prova que me avisaram que faltava pagar um trimestre, antes de procederem à execução da divida fiscal? Não existe prova porque não houve qualquer comunicação por parte da câmara. Ao contrário que que já outrora tinha sido mencionado por uma colaboradora da divisão de ambiente, nunca me foi alertado que tinha pagamentos em falta.
-A justificação que mencionam de que no campo da fatura "Valores em dívida de faturas anteriores" é falsa. A fatura FTR0300223/32527 foi enviada a 07/07/2023 por email e o processo de divida foi instaurado a 04/08/2023. E tenho provas disso.
14 de setembro 2023

Necessito de feedback para encerrar este assunto.
Obrigada,

27 de outubro 2023

É um autêntico abuso de poder. Falhas de comunicação, dizem que fazem uma coisa e afinal não fazem.