Ocidental
Ocidental Marca Recomendada
Companhia Portuguesa de Seguros S.A
  • Líder em Bancassurance

A Ocidental é o maior operador de venda de seguros no canal bancário em Portugal, disponibilizando os seus produtos através do Millennium bcp. A sua oferta é composta por um vasto leque de soluções Vida e Não Vida, visando a proteção de famílias e empresas, tanto no plano pessoal como patrimonial.

• Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • apoioaocliente@ocidentalseguros.pt

Ocidental Seguros - Péssimo serviço na resolução de um sinistro

Cristina Silva
Cristina Silva apresentou a reclamação
27 de agosto 2020
No passado dia 8 de agosto de 2020, tive um sinistro com aminha viatura 88-TQ-67 cuja apólice é a AU83040187 da Ocidental.
O sinistro ocorreu quando a minha viatura se encontrava parada no tabuleiro da ponte 25 de abril, decorrente do trânsito intenso.
Como tal, a responsabilidade do sinistro é inteiramente da outra parte, que prontamente assumiu essa responsabilidade.
Infelizmente, apesar de o sinistro estar a ser resolvido entre as duas seguradoras ao abrigo da IDS, penso eu, estou a ser bastante penalizada por um sinistro do qual não tive qualquer culpa.
Após ter efetuado a participação do sinistro, fui contactada pela minha seguradora, a Ocidental, para agendar a peritagem da minha viatura. Por telefone informaram-me que a mesma estava marcada para dia 24 de agosto na Vesauto do Casal do Cotão no Cacém, tendo eu escolhido esta oficina de entre as recomendadas pela Ocidental. Disseram-me para estar na oficina à abertura da mesma, às 8h30.

Assim fiz, mas qual não é o meu espanto quando sou informada por um colaborador da Vesauto de que não sabem quando o perito virá ver a viatura, uma vez que a Ocidental não faz marcações de horário em peritagens!!
Como tal, teria que deixar a minha viatura na oficina todo o dia, uma vez que o perito poderá aparecer da 9h até às 18h. Ou seja, teria que ficar todo o dia à espera, ou deixar a viatura, com os transtornos que isso me causaria na minha vida.
Preciso do meu carro para trabalhar e para dar assistência à minha família, não posso estar um dia inteiro sem carro por não saber a que horas o perito se deslocará à oficina. Um horário das 9h às 18h é muitíssimo alargado para uma pessoa que necessita se deslocar e fazer a sua rotina diária com o carro.

Tentei saber junto da Vesauto se era possível requisitar um veículo de cortesia, uma vez que é o procedimento habitual, mas uma vez que o processo de sinistro ainda se encontra em estado condicional, não facultam qualquer viatura de cortesia.
Tendo em conta que o processo só passa a definito após a perito efetuar a peritagem, obviamente, não tenho qualquer hipótese de resolver o meu problema.

Liguei então para os serviços da Ocidental, supostamente de apoio ao cliente, mas apenas me foi dito que é assim que os processos são resolvidos e não podiam fazer nada. Solicitei ajuda de múltiplas formas, obtendo sempre a mesma resposta: “Não podemos fazer nada, este é o nosso procedimento”. Portanto, apoio ao cliente não há, em nenhum momento senti que pudesse contar com a minha companhia de seguros para me ajudar seja no que for. Pago um serviço, mas um péssimo serviço, um lamentável serviço.
Estou a ser altamente penalizada por um sinistro de que nem sequer sou responsável!

Nesse dia, desloquei-me à oficina em vão, uma vez que todas estas restrições não me foram devidamente explicadas aquando do primeiro contacto telefónico, quando agendei a primeira peritagem.

A única alternativa que tive foi reagendar novamente uma peritagem, sem horário estabelecido, portanto algures entre as 9h e as 18h, quando der jeito ao perito, e tive que reservar uma viatura para o novo agendamento (dia 27 de agosto) a ser paga pelo meu bolso, uma vez que para esse dia a Vesauto já não tinha qualquer viatura para me alugar.

De salientar que não considero minimamente aceitável que eu tenha que pagar o aluguer de uma viatura para um dia inteiro que o meu carro vai estar na oficina à espera do perito.
Não é aceitável que não façam marcação de um horário com o perito. Os clientes não têm que ser penalizados desta forma.

Irei enviar à Ocidental a fatura do valor que vou pagar pelo aluguer de uma viatura para o dia da peritagem.

Irei igualmente enviar uma reclamação desta situação para todos os meios disponíveis, inclusivamente para os serviços competentes da ASF.
Este vosso procedimento é absolutamente deplorável e de uma falta de profissionalismo gritante.
Data de ocorrência: 27 de agosto 2020
Ocidental
1 de setembro 2020
Boa tarde

Registamos a questão colocada no Portal da Queixa.
Vamos contactá-lo sobre o assunto.
Com os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente Não Vida
Cristina Silva
Cristina Silva avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Têm que alterar os procedimentos na marcação de peritagens.