18.6

Pagamento de Portagens - Cobrança indevida de portagens

Jorge Carvalho Alves
Jorge Alves apresentou a reclamação
27 de maio 2021
Enviei a 20 de Maio o e-mail que abaixo transcrevo, para o endereço indicado no aviso que me foi enviado pela cobrança de portagens, até à data não recebi qualquer resposta. Para além do mais nas datas onde é atribuída a passagem do meu carro particular em barreiras de portagem onde nunca passei, encontrava-me fora de Portugal e com a chave do veículo em meu poder pelo que não haveria qualquer possibilidade de alguém o ter usado.
Eis o e-mail enviado: "Recebi ontem por correio postal um aviso de duas passagens em barreira de portagem por um carro com a matricula XXXXXX.
Verifiquei que nas duas datas discriminadas não me encontrava em Portugal estando o meu carro numa garagem privada e a chave comigo no estrangeiro não havendo qualquer hipótese deste ter sido usado por terceiro.
Solicito pois que averiguem a situação junto das autoridades competentes e me informem qual a marca e modelo do carro detectado pelos vossos meios de controle onde verificaram o aparecimento daquela matrícula. Mais informo que o meu carro é um Kia e-Niro eléctrico de cor cinzento rato adquirido à apenas 1 ano e com o qual nunca passei em qualquer dessas saídas da A1.
Data de ocorrência: 27 de maio 2021
Jorge Carvalho Alves
Jorge Alves avaliou a marca
24 de julho 2021

A Via Verde comunicou-me duas passagens indevidas em pórticos exigindo-me pagamento das mesmas e ameaçando com coimas elevadíssimas caso não procedesse ao pagamento, umas semanas após a minha reclamação recebi e-mail a comunicar ter havido um erro por parte da Via Verde e que o processo iria ser encerrado. Lamentável.