Panchito Construções

Panchito Construções - Pede sinal e não realiza a obra

Ana
Ana apresentou a reclamação
28 de dezembro 2022
A empresa Panchito, pela qual Inês Soromenho ou Inês Fernandes é responsável, apresentou um orçamento para realização de trabalhos em minha casa. Com a adjudicação pediu 30% para colocar a obra no calendário de obras que deveria tomar início a 2 de Agosto do corrente. Foi adiando, dizendo que a equipa estava a terminar trabalhos noutra obra até Outubro. Em Outubro, na data em que deveria iniciar os trabalhos depois de sucessivos adiamentos, e porque lhe liguei, informou-me que a sua contabilista havia feito um erro e as finanças lhe tinham congelado as contas. Por essa razão, via-se impedida de realizar a obra da forma como tínhamos combinado (nomeadamente, usando o valor dos 30% da adjudicação e os restantes à medida que esta fosse sendo realizada). A sua alternativa, que aceitei, foi arranjar um sub-empreiteiro a quem eu pagaria directamente à semana em função do andamento dos trabalhos. Do acordo entre a senhora Inês Fernandes e este sub-empreiteiro foi subtraído o valor dos 30% iniciais da obra.
Antes de iniciarem fiz uma reunião de obra com os dois. Enumerei a lista de trabalhos a realizar e que já tinha sido adjudicada e nenhum mencionou qualquer questão com a lista de trabalhos apresentada.
Depois disto, a senhora Inês Fernandes quase não apareceu nas reuniões de obra semanais. A meio do campeonato quis que eu pagasse uma factura passada no nome de uma empresa (suponho que sua) para que pudesse entregar um pagamento por conta às finanças. Como é que alguém que tem contas congeladas faz pagamentos por conta? Tendo criado outra empresa!
Com a diferença de 1 semana e meia entregou-me dois orçamentos da mesma empresa para a realização de uma marquise em PVC. A diferença eram cerca de 400,00€ (a mais).
Entretanto o senhor a quem ela sub-contratou a obra começou a dizer-me que havia trabalhos que eu estava a pedir que não lhe tinham sido adjudicados e portanto eu tinha de pagar um valor extra. Sublinho que estes trabalhos (excepto 3) sempre estiveram no orçamento inicial da empresa Panchito.
A senhora Inês Fernandes, depois de ter ficado com 7330,00 (30% da adjudicação), apareceu apenas 3/4 vezes. Diz que é empreiteira / tem uma empresa de construção e não tem. Tem uma empresa de gestão de obra e sub-contrata. Os custos totais em que incorri ficaram cerca de 8600,00€ acima do valor que ela contratou com o sub-empreiteiro. Esta senhora teve 30% de lucro e eu cerca de 8600,00€ de despesas acima do contratado.
Fiz uma investigação e percebi que, em Outubro, esta senhora tinha já 3 processos em tribunal um deles no valor de cerca de 50 mil euros; a empresa Panchito surge com duas moradas - uma na Abrunheira/ Sintra e outra na Costa da Caparica/ Almada. Na primeira morada, as pessoas afirmam que esta empresa já não está lá há mais ou menos 3 anos mas que várias pessoas lá têm ido há sua procura. Além da empresa Panchito, esta senhora já teve a Triagem Nature, Lda; a Obras de Salto Alto e finalmente, agora pediu um orçamento em nome de Mister Whisper.

No final de tudo ainda teve o descaramento de me dizer que resolvesse o assunto e, cito "sede própria"! Obviamente que o valor não justifica as despesas com tribunal e advogados.
Se resolverem trabalhar com esta senhora ou uma das suas empresas, acautelem-se.
Data de ocorrência: 28 de dezembro 2022

Mais ou menos como o meu caso. Dei 40% e depois de muitos atrasos (motivos de saude, atraso do orçamento do empreiteiro) enviou um orçamento muito mais alto que eu rejeitei. E na ultimo contacto enviou um orçamento de um empreiteiro onde eu tinha de resolver com o empreiteiro do zero, e o sinal ficava para ela, sem fazer nada por isso...enfim.

Muito boa tarde Ana,
Também eu fui burlada por esta senhora, agradecia pff, que entrasse em contacto comigo, a fim de realizarmos uma queixa coletiva.
Estou a tentar contactar o máximo de pessoas envolvidas.
obrigado
amorimpimenta89@gmail.com