17.6

Partners Finances - Falta de rigor na informação dada ao cliente e burla

Maria Teresa Marques Canhão
Maria Canhão apresentou a reclamação
19 de março 2016

Maria Teresa Marques Canhão, portadora do NIF 102120641, sou por este meio a informar que me encontro neste momento, numa situação financeira precária, pelos motivos, a saber:

No passado mês de Janeiro, recorri à "Partners Finances", tendo feito objetivamente, um pedido de crédito consolidado. Na altura, o processo foi gerido pela Senhora Ivone Machado Pereira que me foi informando via telefone e via e-mail, sobre as diligências feitas, para sediar o crédito numa instituição bancária e neste caso, o Banco Santander Totta. Nos e-mails que fui recebendo, por parte da D. Ivone, o crédito é referido, como crédito consolidado. No entanto, o que foi tratado com o Banco Santander, foi a constituição de(mais) um crédito pessoal, o que agravou a minha situação financeira e o que faz com que eu, neste momento, esteja com uma taxa de esforço de cerca de 73%.
Tendo eu conhecimento, das características do crédito consolidado, o que foi estipulado entre a D.Ivone Machado e o Banco Santander Totta, desconheço. No entanto, o que estou a pagar, é um crédito pessoal. A comissão paga à "Partners Finances", por ter sediado o crédito no Santander Totta, foi debitado do montante do crédito que me foi concedido. Assim sendo, não só não pude liquidar os 4 créditos que tinha a decorrer, como passei a pagar, mais um. Liquidei dois créditos e amortizei parcialmente, um outro, pelo que tenho um encargo mensal de 790€ de mensalidades bancárias,(CGD,BPI,Santander Totta), não incluindo o crédito à habitação.
Por outro lado, relativamente ao Santander Totta, para além da mensalidade do crédito, (427.11€), pago ainda uma comissão mensal de manutenção de conta, no valor de 4.50€. A juntar a estes pagamentos, faço o pagamento parcial das despesas feitas com o cartão de crédito, que fui obrigada a contratar, à data do contrato de crédito. Em suma, a mensalidade que pago ao Santander Totta, é no montante de 470€. Quanto ao cartão de crédito, vejo-me obrigada a utilizá-lo, para despesas de alimentação e saúde, uma vez que o que resta do meu vencimento, não dá para pagar estas despesas, juntamente com água, luz, gás e despesas mensais obrigatórias.
Tenho conhecimento que o crédito consolidado, é tratado entre parceiros financeiros/bancários, não havendo lugar a disponibilização de qualquer verba, na conta do cliente bancário, uma vez que o banco onde fica sediado o crédito, faz os pagamentos às entidades credoras, ficando depois, o cliente, a pagar uma única mensalidade.

Face ao exposto, solicito que me seja apresentada pela "Partners Finances" , uma proposta que permita a consolidação dos créditos que tenho a decorrer e uma vez que o meu pedido inicial, foi nesse sentido e NÃO, um crédito pessoal. Solicito que seja revista a situação, com a formalização da minha parte de um novo pedido de CRÉDITO CONSOLIDADO, sem que o mesmo passe pelo pagamento direto de qualquer valor, da minha parte, à "Partners Finances", relativo a prestação de serviços da Vossa parte ou comissões, inerentes à revisão da situação. Será essa, uma situação que a Vossa financeira, tratará com a instituição bancária, onde vier a ser sediado o crédito, sem que a mesma disponibilize qualquer valor na minha conta, mas que pague às entidades credoras onde tenho os créditos a decorrer, ficando eu a pagar a respetiva mensalidade ao banco, onde venha a ser sediado o crédito.

Data de ocorrência: 19 de março 2016
29 de março 2016
Exma Sra,

Face ao exposto, somos a informar que posteriormente a esta queixa, a Sra entrou em contacto com os nossos serviços e estamos de forma detalhada a apurar os factos descritos bem como a averiguar se existe algo que possamos fazer para a ajudar.
De qualquer das formas, é importante salientar que não houve qualquer falta de transparência, todas as informações foram prestadas por escrito e Sra concordou com as mesmas.
É pertinente referir, que mesmo após a assinatura de qualquer contrato, temos sempre 14 dias de direito à livre resolução do mesmo. Se a provação do crédito que conseguimos não servia os seus interesses devia ter denunciado todos os contratos assinados.

Atentamente,

Lurdes Ferreira
Responsável de Produção
Maria Canhão
29 de março 2016
Declaro que, em momento algum, fui informada pela Senhora Ivone Machado Pereira,( Consultora Financeira da "Partners Finances" que fez o acompanhamento do processo de pedido de crédito), que teria 14 dias de direito à livre resolução do contrato. Caso tivesse sido informada desse facto e tendo decorrido menos de 14 dias, entre a altura em que assinei o contrato de prestação de serviços da "Partners Finances" e a altura em que me desloquei ao Banco Santander Totta, para formalizar o contrato de crédito, teria declinado as condições do crédito, no Referido Banco e teria ainda, pedido a resolução do contrato de prestação de serviços, da "Partners Finances", uma vez que desde logo constatei que as condições do crédito, relativamente ao valor da mensalidade, não correspondia às informações que me tinham sido transmitidas pela Senhora Ivone Machado Pereira. Por outro lado, a Consultora Financeira, referida, informou-me ainda que qualquer amortização antecipada do crédito, seria inteiramente gratuito: "Este crédito tem a possibilidade de amortização parcial ou liquidação antecipada sem qualquer tipo de penalização", esta informação foi-me transmitida por email, datado de 18 de janeiro do corrente ano. Relativamente a este assunto, fui informada pelo Banco que por cada 10000€ (dez mil euros) de amortização de capital em dívida, eram cobrados 50€ (cinquenta euros). Devo esclarecer que esta informação que obtive no Banco, foi devido ao facto de eu ter colocado a questão, ao invés de ser por iniciativa própria, do Banco Santander Totta.

Tendo sido já contactada pela "Partners Finances" e tendo sido informada que está em avaliação o assunto em epígrafe, por forma a tentar encontrar uma solução para a minha situação financeira, actual, continuo a aguardar resposta.

Atentamente

Maria Teresa Marques Canhão