Patris - Sociedade Corretora, S.A

Patris Corretora - Pagar por serviços não solicitados

Luis Alvim
Luis Alvim apresentou a reclamação
6 de julho 2018

Apos 20 anos a negociar atraves da correctora Fincor/Patris, quis deixar de ser cliente deles, devido ao elevado preçario.
Em carteira, tenho cerca de 10 titulos (acçoes Portuguesas e EUA) que ja nao estao cotadas em mercado. Mas que continuam a existir na carteira de cliente.
Como tal, nao as consigo vender, para fechar a minha carteira, e deixar de ser cliente Fincor/Patris.

Data de ocorrência: 6 de julho 2018
31 de julho 2018
Exmo Sr,
Temos presente a sua reclamação apresentada via Portal da Queixa no passado dia 6 de julho sobre a qual gostaríamos de esclarecer o seguinte:
1. O novo preçário a que refere na sua reclamação entrou em vigor no passado dia 2 de julho e incide sobre transações de operações que , como é do seu conhecimento, V.Exa não realiza com a Patris Corretora desde 27 de julho de 2017 , pelo que o mesmo não lhe é aplicável;
2. Assumimos, assim, que a sua reclamação tem por objeto o valor da comissão que V.Exa está a pagar pelo serviço de custódia que a Patris Corretora presta sobre a carteira de títulos que detém junto desta sociedade, uma vez que sobre a mesma solicitou várias vezes esclarecimentos que lhe foram ministrados ;
3.informamos , assim, mais uma vez que os títulos que V.Exa tem em carteira se encontram em “ default “ , logo sem qualquer liquidez no mercado mas que a sua manutenção em carteira tem custos para a Patris Corretora, que por sua vez é objeto de comissões por parte dos bancos onde esses títulos estão depositados e de custos administrativos para cumprimento de requisitos regulamentares, que obviamente repercute nos seus clientes através de comissões de custódia, neste caso, que são do conhecimento dos seus clientes;
4. Não surge , assim , qualquer razão que justifique a alteração do comissionamento em vigor;
4. Assim sendo, e tal como vos foi transmitido anteriormente , a única forma de diminuir custos é transferir a sua atual carteira para outro Banco que esteja disponível para receber os títulos que a compõem , situação que estamos disponíveis para apoiar , caso seja essa a sua vontade.
O Grupo Patris continuará , no entanto a tentar encontrar uma solução para ajudar os seus clientes relativamente a este tipo de situações , à partida difícil e demorada, com o objetivo de prestar o melhor serviço aos seus clientes. .
Esperando ter respondido á questão colocada , encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.