Paypal - Abuso de poder / informação falsa

Jose
Jose apresentou a reclamação
9 de julho 2020
Sou cliente paypal quase desde o princípio. Já tive várias contas bancárias comprovadas pelo paypal ao longo do tempo, procedimento que era obrigatório para valores a partir de determinado montante. Qual não é o meu espanto quando recentemente e após receber um montante relativamente elevado (cerca de 1000€ relativos a uma venda no eBay) recebo um email a avisar que me retiveram o dinheiro temporariamente com a condição de eu fornecer documentos pessoais comprovativos de indentidade e morada. Ora respondo perguntando se aceitam documento alternativo de comprovação de morada (i.e. declaração da junta de freguesia), visto que não aceitam o próprio BI/Cartão cidadão para esse efeito, e não possuo de momento faturas de serviços de electricidade / gás com 1 mês no máximo (conforme sugerido). Aproveitei para reclamar pois já deviam ter pedido / informado sobre a necessidade dessa documentação e não esperar que eu tivesse montante elevado na conta! Simplesmente não respondem e a linha de telefone está encerrada devido á pandemia! É a isto que me refiro no titulo como "informação falsa, pois no site dizem que respondem por email em 48horas e já passaram 7 dias. As empresas principalmente afetadas pela pandemira são aquelas com estabelecimento/ serviços fisicos, pelo que estão simplesmente a mentir quando dizem que as linhas de contacto telefónico estão paradas devido á pandemia. Nesse caso respondam ás vossas mensagens!
Penso que isto seja ilegal, no mínimo é imoral, principalmente nesta altura ver-me com o dinheiro retido e sendo eu cliente de longa data com várias contas bancárias comprovadas no passado.
Uma pesquisa sobre o assunto mostra um numero assustador de reclamações semelhantes (principalmente no estranjeiro), algumas de pessoas que tiveram meses á espera.
Penso que isto seja completamente ilegal, onde estão as autoridades portuguesas competentes ??!!
Data de ocorrência: 9 de julho 2020