1.5
1 ERSUC 87.8
2 Tratolixo 76.1
3 Lipor 75.6
Porto Ambiente1.5
Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A.
  • Rua Eng. Ferreira Dias, 251 - 2º Piso
    4100-247 Porto
  • geral@portoambiente.pt

Porto Ambiente - Lixo na via pública

João Ressurreição
João Ressurreição apresentou a reclamação
23 de junho 2022
Há anos que envio emails para a Porto Ambiente e para a Câmara Municipal do Porto com exposições em texto acompanhadas de fotografias que retratam a forma como a gestão do lixo é feita no município do Porto, mais precisamente na Rua de Tânger.
Os caixotes do lixo são escassos e antigos, a recolha é feita numa periodicidade insuficiente e a fiscalização é nenhuma. Praticamente todas as manhãs deparo-me com um cenário de lixo espalhado pelos passeios e pela rodovia. Não é raro encontrar todos os caixotes da rua atestados durante o início da tarde e, como a recolha só é feita ao início da manhã, a deposição é feita indevidamente fora dos caixotes.
São indevidamente depositados objetos de grande volume junto aos caixotes que por vezes ficam semanas inteiras sem recolha.
A rua está pejada de dejetos animais. Se a falta de civismo é, obviamente, a causa, a falta de fiscalização e de penalização dos infratores perpetua este acto.

Há anos que contacto a empresa e a resposta que me dão é que não podem fazer mais do que fazem. Ou seja: nada.

É difícil viver nestas condições: tenho uma filha pequenina que tem de atravessar um monte de lixo quando a levo à creche. Não tenho coragem de convidar pessoas a minha casa por vergonha da porcaria que se vê na rua.
Não estou a pedir muito, estou apenas a pedir que a empresa cumpra o seu dever...tenho o direito, que ainda por cima é pago!, de viver numa rua limpa.
Data de ocorrência: 20 de junho 2022