11.4

Aguarda resposta
Sara Nunes
Sara Nunes apresentou a reclamação
27 de março 2024
Hoje dia 27/03 às 16.03 estava a sair de casa e estava a haver uma manifestação na assembleia da república e segui pela rua Correia Garção. Ao qual tive que contornar o meu caminho normal e fui mandada parar por um senhor agente para seguir caminho. Fiquei sem saber para onde ir e perguntei. O problema começou logo com o primeiro agente a responder de forma bastante arrogante e até mal-educada apenas a dizer para eu seguir sem responder às minhas questões/ dúvidas. Quando tento pedir mais uma vez informações aproximou-se outro agente (mulher) que sem qualquer abordagem e de forma bastante agressiva colocou a mão dentro do meu veículo e tentou agarrar-me com alguma força. Imediatamente pedi para retirar a mão de cima de mim e ainda começou a gritar a dizer para eu seguir caminho. Pedi a identificação da mesma e continuou num tom de voz elevado e a fazer algumas intimidações. Decidi encostar o carro e sair da viatura para pedir novamente a identificação. Veio a mesma agente com o mesmo comportamento a alegar que eu tinha desobedecido às autoridades. Tentei explicar que apenas queria direções. Pediu-me a identificação para supostamente autuar-me de desobediência às autoridades sempre com ameaças, como por exemplo dizendo que eu tinha que respeita-los e estar "calada". Dei a minha identificação e ao reparar que morava numa das ruas ao lado da assembleia começou a "ofender-me" dizendo que eu era uma menina rica e com a mania que era mimada que não tinha educação, que não sabia respeitar a lei e estes ataques agravaram-se e duraram cerca de 10 minutos. Depois de conseguir confrontar a agente e perguntar o porquê de ela me ter encostado a mão e me ter tocado a mesma responde que nunca o fez nunca pôs a mão no meu veículo alegou que era tudo mentira e que apenas estava a tentar desacreditar e desvalorizar a situação. Começou também a dizer que tudo o que eu a acusava era mentira que não o tinha feito e que tinha testemunhas (os colegas) que iriam colaborar com a versão dela. Após não conseguir conversar de forma calma perguntei como é que a agente queria resolver a questão e foi quando um colega da mesma se aproximou e pediu para explicar a situação, após explicar a situação começou a dizer que eu era exagerada que a agente tem todo o direito de meter-me a mão e que eu estava a ser dramática e que era bastante comum os polícias encostarem a mão ou terem esta abordagem ao cidadão. Com isto tudo ainda os dois agentes estavam a rir-se e a brincar com a situação. Mais uma vez tentei reivindicar direitos em que nem sequer fui ouvida. Após estar 20 min a ouvir ataques contra mim e a ouvir absurdos aproximou-se um terceiro agente. O terceiro agente em nenhum momento olhou para mim e apenas disse aos colegas que para ele era uma situação "fácil" que era autuar-me e se eu não me calasse seguiria para a esquadra.
Logo de seguida começou a dar a volta ao meu carro a ver se tinha inspeção e tudo regularizado e ainda me foi dito para eu ter cuidado que eles sabiam onde eu morava (ao qual interpretei como ameaça). A Agente apenas disse que se chamava Teresa e nenhum dos dois colegas se identificou. Após toda esta confusão foi mais uma vez alertado para eu ter cuidado e que era muito possível que recebesse uma "multazinha" em casa para aprender o meu lugar e que andavam por ali. Mandaram-me seguir caminho. Acho um desrespeito o que aconteceu. Foi um caso evidente de abuso de poder e gostava que alguém fosse responsabilizado por esta situação. Como cidadã deixo a minha tristeza e angústia por saber que são estes mesmos agentes que estão encarregues da minha/ nossa segurança.
Data de ocorrência: 27 de março 2024
Sara Nunes
Sara Nunes está a aguardar resposta da marca