11.4

PSP - Auto 993558526

Diamantino Guedes
Diamantino Guedes apresentou a reclamação
29 de outubro 2017

No passado dia 18/10/2017 fui autuado pelo agente nº. 147675/DT como testemunha chefe. Na viatura que estava avariada na berma da A44 na saida da ponte do freixo para gaia tinha o meu colega de trabalho que presenciou também a estes factos. Fui autuado por não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo para assinalar o veiculo imobilizado na berma em auto-estrada. até aqui parece tudo normal, mas assim não aconteceu porque nem sequer me foi dado tempo para executar ,como é obvio, esta operação, bem como a colocação de colete ao sair da viatura.

Neste dia e deslocando-me para uma intervenção laboral nas instalações do cliente o motor da carrinha parou bruscamente só tendo tempo de aproveitar a restante movimentação do veículo e aceder há berma e início de corredor de emergência porque na saída da ponte do freixo para a A44 existe uma parte de percurso que não tem esta via.
De seguida liguei os piscas de emergência e contatei o meu chefe para lhe comunicar o sucedido e para ele entrar em contato com o cliente . Isto durou cerca de 1 minuto. Logo de seguida para um carro descaracterizado da PSP/BT em que o agente nº 147675/DT refere que vou ser autuado por estar ao telemovel. Referi-lhe que tinha acabado de falar com o meu chefe porque a viatura avariou. Resposta"o seu chefe pode esperar...".Retorqui"há um cliente que está à espera do meu serviço", Resposta" mostre-me os documentos".
Após verificação dos mesmos pergunta se tenho o colete. Como aquela carrinha não era a que usualmente utilizamos, informei-o desse facto e comecei à procura. Resposta do agente "se não tiver vai ser autuado".
Lá apareceu o colete. De seguida pergunta-me pelo triângulo. É neste momento que saio da carrinha após a avaria e vou procurar na zona traseira onde tinha o equipamento realçando que aquela carrinha não era a que frequentemente utilizo. Como não estava a aparecer o triângulo, comunica nova autuação. Falta de triângulo. Por fim o meu colega descobre o triângulo debaixo do assento do condutor numa pequena divisória e de imediato foi colocá-lo na parte traseira da viatura. Aí o agente referiu que devia colocá-lo um pouco mais para trás. No fim deste processo comunica-me que vou ser autuado por não colocação do triângulo.
Realço que entre a avaria da viatura e o estacionamento da viatura policial decorreram no máximo cerca de 2 minutos, ou seja acho que não me foi dada a possibilidade de executar as obrigações de que tenho conhecimento. Agente nº. 147675/DT actuou sómente com um propósito em mente. Autuar.
Obrigado pelo tempo dispensado a esta minha participação com a esperança de que os métodos de incompreensão e excessiva autoridade sejam abolidas.

Data de ocorrência: 29 de outubro 2017