10.3
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Conduta de psp similar a criminoso, insultuosa e agressiva

Rogerio Serrao apresentou a reclamação
13 de dezembro 2023
- Em 13/12/2023 pelas 11h45m, um sujeito fardado bateu à porta do meu imóvel de forma inapropriada, diria até de forma violenta.
- Regra geral, para não me enervar, prefiro não atender a porta a ninguém, especialmente quando batem à porta da forma descrita, mas desta feita acabei por ir ver quem batia à porta mas sem a abrir.
- O sujeito afirmou ser polícia, o que não me mereceu credibilidade, pois bater à porta como ele bateu não é conduta digna de polícia mas antes típica de criminosos, motivo pelo qual recusei dizer o meu nome e questionei antes quem ele procurava. Fiquei a saber que procurava um tal de João Dias e informei que esse não era eu.
- O sujeito quis que eu abrisse a porta, mas foi-lhe explicado que isso não ia acontecer, pois a conduta dele mais parecia de criminoso do que outra coisa e disse-lhe para não bater à porta da forma violenta como fez.
- Perante isso, visivelmente irritado, o sujeito voltou a bater à porta de forma violenta, como se estar fardado possa justificar tal conduta e insultou-me chamando-me de anormal, mais alicerçando a convicção de se estar perante um criminoso fardado.
- O sujeito recusou identificar-se, quando sabemos que em regra, os polícias têm dever de se identificar durante o exercício de funções, mais uma vez alicerçando a convicção de se estar perante um criminoso disfarçado de polícia.
- Ao ser informado que eu ia chamar a PSP, o sujeito lançou mais alguns impropérios e retirou-se, alicerçando ainda mais a convicção de se estar perante um criminoso fardado de polícia.
- Contatada a PSP da Trafaria, fui informado que o sujeito se chamaria Pereira e que de facto seria polícia.
- Mal está o país, quando o Estado confia armas de fogo a pessoas que, perante o sucedido ora denunciado, manifestamente não merecem tal confiança por aparentarem ser mentalmente instáveis.
- É importante que este sujeito seja devidamente acompanhado, porque um dia pode achar-se intocável e fazer pior, uma vez que acima da lei parece já achar-se, especialmente a pessoas crédulas com pouca experiência de vida e que abrem a porta a qualquer um, fardado ou não fardado.
- Espero poder continuar a acreditar na PSP e nos seus agentes, mas a PSP não pode permitir este tipo de conduta dos seus funcionários. Do mesmo modo, perante emergências, a PSP não deveria dificultar a assistência aos cidadãos dizendo-lhes para ligar para outras esquadras, pois tal prejudica a perceção que os cidadãos têm sobre a PSP.
- Este tipo de situações prejudica a saúde dos cidadãos e faz diminuir a confiança que os cidadãos podem ter na PSP, dando mais motivos para não atender a porta a quem não se aguarda.
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2023
13 de dezembro 2023
- Entretanto, por se afigurar anormal a conduta do funcionário da PSP da Trafaria chamado Pereira, convido a PSP a fazer testes toxicológicos surpresa a este sujeito, para averiguar se não anda em exercício de funções intoxicado, quer por consumo de estupefacientes quer por consumo de bebidas alcoólicas.
- Se algum dia, eu tiver de chamar a PSP da Trafaria, por amor da Santa, não me enviem este sujeito.
- Os cidadãos querem cooperar com a polícia, mas condutas da PSP como a descrita, levam necessariamente a que aconteça o contrário... o que se deseja é a PSP fazer o seu trabalho, em vez de provocar problemas desnecessários junto do cidadão comum.
11 de janeiro 2024
Pelos vistos, a PSP está mais preocupada com dinheiro do que em defender os direitos dos cidadãos e fazer os seus colaboradores cumprir a lei.
9 de fevereiro 2024
A PSP não é igual à PJ nem nunca será... bem se vê como trata os cidadãos, não se dignando sequer dar uma resposta, pelo que não merecem ser tratados como a PJ é tratada. Que continuem a protestar, assim como assim, quando são precisos nunca estão presentes para acudir a população e muitas vezes estão presentes em prol de corruptos.
Rogerio Serrao avaliou a marca
24 de março 2024

A maior parte dos agentes da PSP, só pensa em encher a carteira (vide manifestações do início de 2024), enganar o povo e maltratá-lo. Uma vergonha.