11.4
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Excesso de autoridade - falta de respeito pelo cidadão

helder costa
helder costa apresentou a reclamação
28 de abril 2020
Venho reportar uma situação abusiva e demonstrar a minha total indignação pela atitude arrogante e agressiva do agente da PSP da esquadra de transito da Alta de Lisboa estou a falar do Agente Joao F. A Rodrigues, (156381) pela atuação na Ponte 25 de Abril no dia 23 de Abril.
No dia 23 de Abril pelas 16h circulava na estrada que da acesso a ponte 25 de Abril, no sentido Lisboa -Almada, sou residente em Almada, fui a Lisboa tratar de Assunto profissional e nessa mesma avenida se partiu o vidro da viatura, caiu vários objetos do viaduto da ponte que não sei explicar, só com uma via e andar a passo de caracol sai do carro e tentei abrir o capo que se partiu o cabo com a força que o abri, apesar de ver as pessoas todas a espera que eu andasse porque estava a criar o caos , meti as mão a cabeça e fui andando devagar porque a ponte esta ali a cerca de 1000 metros e dava para chegar ali com segurança.
Quando cheguei a operação de stop veio o senhor Agente que me pediu os doc. ate aqui tudo bem
então veio o o tal agente (a Besta) que me tratou mal, olhou para a guia que o carro tinha e disse para o colega esse carro é para apreender, a guia não esta válida. Vá encoste estacione ali que ja vou tratar disto. Tentei, tentei, tentei explicar o motivo que trazia o carro naquelas condições, não me deixou falar de seguida com aquele termo arrogante, ABRA O CAPÔ DO CARRO, expliquei que ja tinha tentado abrir o capo do carro mas que o cabo tinha partido, ora o Agente João Rodrigues, não quero saber abra o capo do carro, comentei com este senhor ( com esta Besta) se o senhor agente conseguir abrir faça o favor pode abrir ou arranjar alguém para o abrir eu aqui não tenho como.
Bom abra o capo PORQUE ME ESTOU A PASSAR DA BONECA E DAQUI A POUCO VAI VER COMO É,
de seguida disse a este senhor, o senhor tem de falar comigo co respeito e coo tal quero falar de imediato com o resonsavel por esta operação ou seja com o graduado, recebi o comentário, VÁ LA CHAMAR O O GRADUADO PARA VER SE TENHO MEDO, mas o senhor está a ameaçar-me? não senhor eu não estou ameaçar, estou a exigir respeito pelo cidadão e como tal estou a informa-lo que vou mostrar a minha indignação ao seu superior. Assim o fiz encontrei o Comissário e a frente do Agente falei tudo o que aquele arrogante Agente me tinha dito. o Comissário pessoa que tenho de enaltecer me respondeu que iria agir em conformidade com o agente. Pois de seguida vejam bem a multa que este senhor em termos de retaliação me passou.
1ª Multa do vidro partido
2ª Multa de nao ter a guia valida, vou lembrar a quem esta a ler, a guia caducou a 19 de Abril, ha um decreto lei nº 1- A /2020 que diz o seguinte: todos os prazos estão suspensos, até á revogação da mesma, os prazos em curso não tem de ser cumpridos.
Agora vejam quando abro o site da PSP leio o seguinte:

A POLICIA DE SEGURANÇA PUBLICA É UMA FORÇA DE SEGURANÇA PORTUGUESA COMAS MISSÕES DE DEFESA DA LEGALIDADE DEMOCRÁTICA , DE GARANTIA DA SEGURANÇA INTERNA E DE DEFESA DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS.

Fui tratado de forma excessiva, zelosa e ameaçadora, fez uma retaliação de ir falar com o superior, multou-me por um documento que está valido. Estou ciente de que este tipo de situação em nada contribui para o bom funcionamento da nossa sociedade nem para a manutenção da ordem.
Como cidadão deste pais tenho de mostrar a minha revolta e espero que quem de direito diga a este senhor Agente que as nossas forças policiais devem salvaguardar a letra e o espirito da lei e não virem para a rua para mostrar que tem poder, poder esse sobre os cidadãos mais fracos, fracos porque vivemos em democracia , respeitamos o agente de autoridade e ficamos ao sabor dos humores de cada Agente a tratar o cidadão da forma que relatei.
Aguardo uma resposta de varias entidades que reclamei para me anularem a multa.
Data de ocorrência: 28 de abril 2020