11.4
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Multa por paragem em local de cargas e descargas

Maria Pilar Carvalho Ferreira da Costa
Maria Costa apresentou a reclamação
18 de outubro 2018
Hoje dia 18 de outubro, tive que me deslocar à relojoaria Maurício Queiroz, situada na rua Dom Frei Caetano Brandão da cidade de Braga.
Parei a minha viatura no local de cargas e descargas, junto à referida loja, pois tinha um relógio de parede para arranjar e outro para levantar. Quando saio da relojoaria fui informada por um agente que tinha sido autuada. Tentei explicar-lhe que dadas as dimensões do relógio tinha sido obrigada a recorrer ao lugar de cargas e descargas e que tinha demorado apenas o tempo necessário para entregar um relógio e recolher outro. Contudo, este senhor não foi capaz sequer de ouvir, insistindo de forma arrogante, que o local de cargas e descargas só permite a paragem da viatura apenas por 1 minuto. Desta forma, chamo a atenção para o seguinte: não é possível num minuto descarregar um relógio de parede, entrega-lo na relojoaria e recolher outro. Lamento pois, que um agente da autoridade cuja função deveria ser garantir a segurança e os direitos dos cidadãos, não tenha capacidade para compreender (embora eu tenha procurado explicar, convidando-o inclusive a entrar na relojoaria para ver as dimensões do relógio) que existem situações particulares, que tem obrigação de relativizar, não se centrando apenas na aplicação da multa.
Informo assim, que por considerar não ter cometido qualquer infração, não procederei ao pagamento da multa me vier a ser imputada.
Data de ocorrência: 18 de outubro 2018
Maria Pilar Carvalho Ferreira da Costa
Maria Costa avaliou a marca
21 de junho 2023

Esta reclamação está relacionada com uma multa, por ter parado em local proíbido de estacionamento. A razão de ter parado ali a viatura relaciona-se com o facto de ter de decarregar um relógio de pé para concertar. A multa nunca chegou. Por isso a situação ficou naturalmente resolvida. As questões anteriores não se adequam à situação reportada.