11.4
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Multa por transpôr uma linha contínua que não existia

Aguarda resposta
Catarina Vieira apresentou a reclamação
21 de março 2024 (editada a 21 de março 2024)
Ontem fui multada por, alegadamente, ter transposto uma linha contínua. Estava eu já no interior do parque de estacionamento de um restaurante em Valongo quando dois polícias entram no parque, a pé, e um deles me aborda de forma hostil perguntando se tinha visto a contraordenação muito grave que tinha acabado de cometer. Fiquei muito confusa. Qual não é o meu espanto quando acompanho os agentes ao exterior e me deparo com um troço de via pública que teria sido repavimentado recentemente e, portanto, não possuía qualquer marca rodoviária. Ou seja, a linha contínua que o agente Fernandes insistia que eu tinha transposto, afinal não existia. E eu, não conhecendo a zona, na ausência de linha, não tinha como adivinhar que já lá tinha existido antes. Até porque havendo rampas de acesso a garagens poderia perfeitamente haver uma linha interrompida naquele ponto.
O mais grave no meio de tudo isto é que estavam 7 polícias no local, todos acabaram por reconhecer que efetivamente as marcas estavam em falta mas ainda assim o agente Fernandes achou por bem multar-me.
Paguei a multa no momento, até porque me disseram que se não o fizesse iriam apreender os meus documentos por tempo indeterminado, mas acredito que esta multa foi passada de forma indevida e abusiva.
Data de ocorrência: 20 de março 2024
19 de abril 2024
Obtive uma primeira resposta por parte da PSP que me indicou que o agente que me multou agiu de forma correta. Ao que eu questionei se me estava a dizer que era aceitável ser multada por pisar uma linha inexistente. Disse ainda que fui coagida a pagar a multa, porque inicialmente não queria pagar uma vez que a minha intenção era reclamar, mas o agente além de me dar informações incorretas sobre o processo de reclamação, ameaçou-me que se não pagasse me iria apreender a carta por tempo indeterminado. A este email ninguém me respondeu nunca, já lá vão mais de 15 dias.
Eu não acho nada disto aceitável nem, muito menos considero que seja a forma “correta” da PSP trabalhar.
Catarina Vieira
Catarina Vieira está a aguardar resolução da marca