10.3

PSP - Omissão de auxílio

João Silva
João Silva apresentou a reclamação
4 de novembro 2023
No dia 7 de Julho de 2023 vi-me numa situação em que estava a ser ameaçado de agressão na
via pública. Liguei para a linha 112, pois não sabia de cor o número da PSP, nem tinha a mínima
capacidade, naquele momento, de ir procurar o número na Internet.

Pedi ao funcionário que me atendeu na linha 112 para me passar para a linha da polícia. Ele perguntou qual era a emergência. Eu expliquei, em stress, que se tratava de um confronto na estrada e que um indivíduo me ia agredir. Ele insistia para que eu lhe descrevesse a situação em vez de passar a chamada para a PSP e pouco depois desligou a chamada.

Por sorte, o outro indivíduo acabou por se ir embora, provavelmente por ter percebido que eu estava a falar com alguém (da PSP, terá pensado).

Acho no entanto inadmissível que um funcionário da linha 112 desligue a chamada a uma pessoa em apuros, que obviamente não está com capacidade de descobrir o número da PSP na Internet.
Apresentei reclamação à PSP, mas a resposta foi:

"O Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da PSP acusa a receção do seu
email e informa que visto o registo da ocorrência e a respetiva gravação da chamada não sobressai qualquer menor zelo profissional da parte do operador em causa."

Perante esta posição, respondi:

"Discordo da vossa apreciação desta reclamação. Deste modo, solicito que me informem:

"1. A que entidade devo recorrer sobre a vossa decisão.
2. Acesso à gravação em causa onde do meu diálogo com o operador inferem não haver a mínima falta de zelo ao desligar a chamada."

A partir de então, não obtive qualquer resposta por parte da PSP.

A PSP apresenta, neste caso, uma atitude de irresponsabilidade, incompetência e total desprezo pelo cidadão, a quem devia servir. Lamentável.
Data de ocorrência: 7 de julho 2023
João Silva