Radio Popular SA

• Aguda Parque - Largo de Arcozelo, 76, Edifício E
    4410-455 Arcozelo, Vila Nova de Gaia
  • cliente@radiopopular.pt

Radio Popular - Reclamação referente a computador lenovo 720s-15ikb-663 em situação desconforme

Manuel Filipe Vieira Ferreira
Manuel Ferreira apresentou a reclamação
10 de agosto 2020
Assunto: Reclamação referente a computador Lenovo 720S-15IKB-663 em situação desconforme

Ex.mos Senhores
Venho solicitar a v. atenção e resposta para a seguinte exposição e reclamação:
1. Adquiri um equipamento Lenovo 720S-15IKB-663 na Rádio Popular a 18/09/2018 (Fatura – FE 0A/102892), que, apesar de ser tratado com zelo e cuidados adequados, apresentou, desde cedo, vários problemas que foram reportados na Loja de Leiria-Olhalvas, aquando do seu envio para a garantia, no âmbito da garantia da marca, numa primeira instância a 05/08/2019 - teclado com grande parte das teclas sem funcionar e trackpad com comportamento errático e imprevisível.

2. Aproximadamente 1 mês depois, após a reparação e subsequente avaliação do equipamento, ainda na loja, foi verificado que um dos problemas se manteve (trackpad com comportamento errático, com mudanças de sensibilidade imprevisíveis e um tempo de resposta excessivo). Dada esta circunstância, deixando bem claro, desde logo, o meu descontentamento pela ineficácia e insuficiência da reparação, o equipamento foi novamente reencaminhado para a garantia, pela Radio Popular (05/09/2019), ficando registada, por escrito, a solicitação de rápida e cabal resolução dos problemas que se mantinham.

3. Porém, tal não se verificou, mais uma vez. De facto, cerca de 3 semanas depois, ao efetuar, novamente, o levantamento do equipamento verificou-se que este mantinha, mais uma vez, o problema reportado.

4. Perante a solução apresentada pelo funcionário da Rádio Popular - enviar, uma vez mais, o equipamento para a garantia, com consequente incremento do período de privação deste, sob circunstâncias de estrita e absoluta necessidade por motivos de trabalho e estudo, optei por levantar o computador, dada a demonstrada indisponibilidade da Rádio Popular para a resolução da situação, por outros meios mais ao encontro da satisfação do cliente.

5. Desde então, ao problema existente acresceu mais uma outra avaria no equipamento - a ventoinha de refrigeração deixou de funcionar, situação claramente anormal e que provoca sobreaquecimentos e um desempenho muito abaixo do expectável, sendo necessário manter o abaixamento da temperatura através de base externa, com ventoinha.

6. Tendo-me dirigido, mais uma vez a 01/08/20, à loja de Leiria – Olhalvas, foi-me proposto, de novo, o envio do equipamento para garantia, sem qualquer alternativa ou demonstração de empatia para com um cliente que adquiriu um equipamento na loja, mas cujo historial de desconformidades não resolvidas ultrapassa todos os limites da razoabilidade e aceitação.

7. Assim, considero que esta solução não é admissível, já que nos termos da Lei n.º 67/2003, de 08 de Abril e respetivas alterações, o vendedor tem o dever de entregar e garantir ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda, referindo ainda que estes não são conformes com o contrato quando se verifica, nomeadamente, a) que não possuem as qualidades que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo, ou b) não apresentam as qualidades e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e às declarações públicas sobre as suas caraterísticas concretas feitas pelo vendedor. Sendo, manifestamente o que se verifica nesta situação, já que o produto em questão, apresenta problemas insanáveis e crescentes, é inaceitável a proposta, mais uma vez feita, já que implica a repetição, pela 3ª vez, a privação do equipamento, por um mesmo problema por 2 vezes não resolvido, acrescido de outro ainda, o que demonstra que o produto não apresenta a qualidade, fiabilidade nem o desempenho anunciados pelo vendedor e habituais neste tipo e gama de produtos.

8. A Rádio Popular, enquanto vendedora de bens de consumo no âmbito da sua atividade profissional deveria pautar-se por padrões de respeito e profissionalismo máximo perante os seus clientes. A situação que ora exponho demonstra falta de compromisso para com o cliente e notória indiferença no tratamento e na resolução de problemas que advêm de fatores que são alheios a quem pagou por um bem que lhe era essencial e de cujo usufruto se vê privado, em termos de tempo e qualidade de serviço prestado. De modo nenhum, deve ser imputada ao consumidor a obrigação de, continuamente, se ver privado da utilização de um bem que lhe é essencial para fins profissionais e que, comprovadamente, apresenta problemas de fundo, que sucessivamente não apresentam resolução e a que acrescem outros. Reitera-se o profundo descontentamento para com a Radio Popular pela fraca consideração para com os seus clientes e para com a marca (Lenovo) pela falta de fiabilidade que contrasta com o elevado custo do equipamento e com o desempenho expectável.

9. Assim, e de acordo com a lei, enquanto consumidor e apelado ao bom senso e razoabilidade, profissionalismo e coordenação dos responsáveis pela empresa e marca Radio Popular e da marca LENOVO, solicito a substituição do equipamento que me foi vendido com defeitos crescentes, por equipamento idêntico ou, em caso de impossibilidade, a devolução do valor pago, opções que não foram tidas, sequer, em consideração na loja. Assim que houver a resolução por uma destas vias, farei a devolução do equipamento em referência.

10. Aguardo a Vossa resposta, num prazo de 15 dias, findos os quais iniciarei outras diligências, adequadas à situação que apresento.

Subescrevo-me atenciosamente

e-mail: lojas@radiopopular.pt
www.radiopopular.pt
Radio Popular
24 de agosto 2020
Verificamos que a situação reportada já foi esclarecida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito. Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

Serviço de Apoio ao Cliente +351 22 040 30 40
e-mail: lojas@radiopopular.pt
www.radiopopular.pt

Olá Manuel,

Tenho o mesmo problema de serviço pos venda com a RP (Lenovo) mas aí com a bateria e com 3 mesmas avarias...dizem que não podem fazer nada e que o responsavel é a Lenovo...mas nos compramos a RP e eles devem assumir as suas responsabilidades face aos nossos casos.