Securitas Direct
Securitas Direct Marca Recomendada Marca do Mês

Tecnologia sustentável: inovar de forma responsável

Após anos de um casamento incerto — ou pelo menos doentio — entre novas tecnologias e sustentabilidade, finalmente, vemos arrancarem inúmeros projetos desenvolvidos sob um claro compromisso de fazer estes dois mundos coexistirem em harmonia. E embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer até falarmos de tecnologia sustentável com a mesma naturalidade com que se fala de comida japonesa no Japão — ou seja, uma mera redundância — os sinais começam a apontar na direção certa.

Se até ao momento não tinhas reparado na importância que os países estão a dar à sustentabilidade e à proteção de recursos cada vez mais escassos, dá uma espreitadela ao programa de desenvolvimento sustentável publicado pela ONU e verás que muitos dos seus objetivos estão diretamente ligados ao desenvolvimento das novas tecnologias: crescimento económico sustentável, produção e consumo responsáveis ou indústria, inovação e infraestruturas são apenas três dos dezassete objetivos definidos na sua agenda até ao ano 2030.

Na era das tecnologias digitais, a sustentabilidade apresenta às empresas e organizações a oportunidade perfeita para crescer cumprindo os seus objetivos de negócio sim por isso remar contra a maré em termos de desenvolvimento de novas tecnologias que sejam realmente sustentáveis.

A TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA ERA DIGITAL

A procura pela diferenciação é a regra em qualquer empresa que ocupar um lugar de destaque no seu setor. Finalmente, as empresas começaram a entender que os seus negócios não devem ser uma um caminho para conquistar as carteiras dos seus clientes mas sim para conquistar os seus corações, convertendo-os nos seus fiéis embaixadores.

Com uma maior preocupação dos consumidores  pelo uso de fontes de energia renováveis, pelo processos que respeitam o meio ambiente e pela redução de resíduos contaminantes — para mencionar apenas alguns exemplos — de que mais razões precisam as empresas e organizações para adotar o uso de tecnologias sustentáveis como estandarte?

OS USOS PRÁTICOS DA TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

Tal como a Internet das coisas ou o Big Data, a Inteligência Artificial é também um grande exemplo da tecnologia ao serviço do bem comum. Ainda que algumas aplicações desta última nos sejam cada vez mais familiares — se já alguma vez consultou a Siri no seu smartphone já se deu conta destas tecnologias — poderão existir outras que não lhe sejam assim tanto.

Por exemplo, sabia que existe desde há alguns anos um projeto de polinização de plantas com drones em miniatura? O seu objetivo: minimizar o impacto ambiental da redução drástica na população mundial de abelhas a que temos assistido nos últimos anos. Quando pensamos por um momento no risco de perder o mel tão essencial nas nossas torradas a cada manhã, a nossa perspetiva do problema começa a tornar-se mais presente.

E não é o único caso. Outro exemplo de tecnologia sustentável aplicada no setor da pesca em grande escala é a chamada pesca de precisão. Em que consiste esta inovação tecnológica sustentável? Basicamente, em aplicar ferramentas e tecnologias avançadas para facilitar uma melhor gestão dos recursos marinhos nos mares e oceanos do mundo. O seu benefício potencial para o ecossistema: elevar a biomassa total dos peixes ao dobro do nível atual sem impactar negativamente a indústria pesqueira.

SUSTENTABILIDADE: O GRANDE DESAFIO DOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis é sem dúvida um dos grandes desafios que enfrentamos para evitar esgotar definitivamente os recursos que temos utilizado durante uma eternidade. E embora as tecnologias tenham desempenhado um papel decisivo para potenciar vários problemas (poluição, diversos desastres ecológicos, pobreza no seu nível mais alto, etc), também está nas suas mãos encontrar a solução para eles.

Nunca é demais lembrar que os problemas derivados nos novos avanços tecnológicos nem sempre vão diretamente associados em si aos produtos que consumimos, mas sim à forma massificada como que são produzidos. Por exemplo, um sistema de reciclagem através de sacos biodegradáveis não será tão sustentável se no processo de recolha continuam a utilizar meios de transporte altamente contaminantes.

Dito isto, que tipo de ações podem ajudar-nos a minimizar o impacto negativo das novas tecnologias — com todos os benefícios q estas no dão — no nosso ambiente?

Aqui ficam alguns exemplos:

• Fazer um consumo mais eficiente dos recursos disponíveis
  • Dar preferência às fontes de energia alternativas
  • Promover o equilíbrio entre os meios rurais e urbanos
  • Valorizar sempre as soluções naturais
  • Melhorar as cadeias de abastecimento
  • Minimizar os níveis de emissões contaminantes

Em resumo, à medida que as organizações adquirem um forte compromisso com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, os grandes problemas do meio ambiente e de desigualdade que nos rodeiam poderão, pelo menos, dar-nos tréguas. Pode ser um preço alto para as empresas em causa, mas que trará benefícios a longo prazo, principalmente no bem-estar da população.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Securitas Direct.