10.0
    3510-024 VISEU
  • geral@smasviseu.pt

SMAS Viseu - Faturação - informação e avarias

VITOR GOMES apresentou a reclamação
26 de dezembro 2018 (editada a 31 de dezembro 2019)

O fornecedor de serviços de água e saneamento de Viseu está, continuadamente e de forma intencional, a emitir faturas aos seus clientes que não respeitam o mês do consumo e/ou a água fornecida traz ao consumidor algo que nunca deveria ser colocada dentro das canalizações dos clientes.
Refiro-me, no último caso, ao fornecimento de água com lama e outros resíduos em cada situação de rotura de condutas e relativamente às quais os clientes são alheios.
Além do pagamento de água para consumo que de facto não o é, a mesma entope os filtros existentes nas máquinas de lavar roupa, nas torneiras e enche os vasos sanitários das sanitas durante meses e anos - é o meu caso.
Ainda é de indicar que quando a água trás essas lamas, a mesma não pode ser utilizada para consumo uma vez que a canalização fica com esses resíduos, durante horas, até entrar uma água aparentemente limpa e, supostamente, potável.
De referir que todos os clientes das águas de Viseu pagam uma taxa de disponibilidade mesmo em dias em que acontece a rotura das condutas e por esse facto ficarem sem água durante horas.
Quase todas as situações foram comunicadas à entidade reguladora, inicialmente designada IRAR e atualmente ERSAR.
- Relativamente à faturação com valores de consumo ZERO por não existir leitura do contador, parece que a situação se encontra regularizada de uma vez por todas, sendo que a situação de faturação a zero (sem de médias de consumo) era resultado de uma violação da legislação em vigor, o que não se compreendia e só acontecia por inércia da entidade reguladora.
- Em relação à alteração/ajustamento de período de faturação, ocorrido para o mês de fevereiro de 2015, o que aconteceu foi que as águas de Viseu faturaram e cobraram meio mês de taxas e impostos do mês de fevereiro de 2015 (quando as faturas abrangiam 15 dias de um mês e 14 do mês seguinte).
- Na fatura de alteração/ajustamento de período, na minha opinião de forma ilegal, essa empresa voltou a cobrar meio mês de fevereiro de 2015 a todos os clientes, uma vez que faturou essas taxas e impostos integralmente relativamente ao mês de fevereiro do ano de 2015.
- Não existiu nenhuma explicação compreensível e devidamente fundamentada por parte desta empresa no sentido de comprovar que a alteração do período de faturação não provocou a cobrança do valor então reclamado (meio mês de taxas e impostos de um a catorze de fevereiro de 2015).
No sentido de evitar as confusões com as leituras ou ausência delas, optei por efetuar mensalmente a leitura do contador de água (sempre que possível) e de remeter essa leitura aos serviços da entidade em causa, com referência ao último dia de cada mês.
Apesar da minha disponibilidade, a empresa águas de Viseu emite faturas com períodos distintos da informação que eu lhe faculto.
Ou seja, esta empresa fatura os dias que entende e por outro lado aproveita a minha leitura que se refere, sempre, ao período que vai do primeiro ao último dia de cada mês.
Não sei qual é o objetivo dessa forma de faturar mas com é óbvio, tendo em conta que o consumo de água, contrariamente a outros serviços, têm um escalão associado e, tendo em conta o histórico desta empresa, ou eu estou atendo a todas as faturas, refaço o cálculo integral de todo os elementos da fatura para aferir da bondade do cálculo recebido, ou vejo-me numa situação de estar a ser ludibriado com tal faturação.
Até porque esta empresa não me enviou qualquer elemento que me indique como é que, tendo passado de uma forma de faturar (mensal) para uma nova (ao dia) efetua os cálculos tendo em conta que existem escalões de consumo.
Nem indicou a forma de cálculo nem como é que foram apurados os valores que estão aplicados nas novas faturas…
A presente reclamação é dirigida à empresa águas de Viseu de forma pública e visa de uma forma definitiva a obtenção de todos os esclarecimentos e comentários a todas as questões e situação indicadas.
A opção da colocação deste pedido no portal da queixa, de forma pública, visa o alerta de todos os clientes para a atuação desta empresa.

Data de ocorrência: 26 de dezembro 2018
25 de janeiro 2019
Fica assinalado o seguinte, no dia 25-01-2019:

Até ao dia de hoje a entidade fornecedora de água de Viseu (Águas de Viseu – SMAS) apenas respondeu às perguntas (uma) que selecionou, recusando-se a responder às restantes.

E mesmo relativamente ao assunto que resolveu, unilateralmente, escolher não fez que reproduzir integralmente uma resposta que remeteu anteriormente sem qualquer conteúdo prático e/ou explicação concreta, na minha opinião.
20 de fevereiro 2019
Fica assinalado o seguinte no dia 20-02-2019:

Até ao dia de hoje a entidade fornecedora de água de Viseu (Águas de Viseu – SMAS) em resposta ao questionado, selecionou um dos assuntos recusando-se a responder às restantes questões.

16 de setembro 2019
Fica assinalado o seguinte, no dia 16-09-2019:

E mesmo relativamente ao assunto que resolveu, unilateralmente, escolher não fez mais que reproduzir integralmente uma resposta que remeteu anteriormente sem qualquer conteúdo prático e/ou explicação concreta, na minha opinião.
2 de junho 2020
Fica assinalado o seguinte, no dia 02-06-2020:

6 de agosto 2020
De cada vez que existe uma rotura/falha no serviço de abastecimento de água os clientes desta empresa pagam a água suja como se fosse água para consumo humano, nas horas seguintes à avaria.
Nada é informado, pelo que os consumidores apenas sabem que não a podem/devem consumir esta água quando abrem as torneiras e sai ar e água castanha, que pagam como boa.
VITOR GOMES avaliou a marca
6 de novembro 2020

SMAS de Viseu, uma das piores empresas com que sou obrigado a contactar mensalmente Arrogância no tratamento dos seus clientes, incumprimentos contratuais ao longo dos últimos 15 anos, não responde às questões colocadas e quando responde os seus responsáveis têm o descaramento de escolher as questões a que pretendem responder, ignorando as restantes. Tem avarias que constantemente prejudicam os seus clientes mas nunca se responsabiliza pelos danos que causa. Ao telefone os funcionários são rudes e pouco polidos. Esta é a minha opinião, alicerçada nos contactos que sou obrigado a ter com a mesma, na qualidade de cliente.