10.0
  • Rua Conselheiro Afonso de Melo
    3510-024 VISEU
  • geral@smasviseu.pt

SMAS Viseu - Reclamação da nota de crédito por ser muito reduzida e mau atendimento

Vítor Manuel Ferreira dos Santos Balula
Vítor Balula apresentou a reclamação
21 de julho 2023
Em resposta, ao número de registo SMAS2023/5484 de 13/7/2023, o consumidor vem, por este meio, informar do seguinte:
No dia 30 de Maio, o SMAS Viseu foi notificado, por mim, via email, para dirigirem-se à minha habitação, uma vez que os valores das faturas eram demasiados altos, logo pedia-vos que verificassem o contador de água.
No dia 13 de Junho, o SMAS Viseu foi novamente notificado, por correspondência eletrónica para revisão das faturas da água com as fotografias que atestavam a fuga de água e o local da rotura.

A equipa técnica chegou ao local em Junho, passado mais de um mês, tendo-me dito que deveria ter esperado, por eles, pois, apesar de verem o rasgo no chão com cimento ainda fresco a rotura era não aparente, ao qual contrapus que se estivesse à espera dos funcionários, teria de pagar muito mais pela fatura da água, já que o tempo de resposta do SMAS é tardio e pouco eficaz. A situação era de urgência e eu tinha de resolver o quanto antes a situação. Logo, a questão da rotura não aparente justificada por vós, no vosso ofício, é totalmente da vossa responsabilidade e a vós e totalmente imputada.

No vosso ofício, informam que o reembolso é no montante de 36, 48 euros, o que é manifestamente reduzido face à Fatura/Recibo FT 23.008.101113 de 94,50 do mês de junho. Se subtrairmos o valor total pelo reembolso por vós emitido perfaz 58, 02 euros o que vendo a média daquilo que tem sido pago é ainda muito superior. Também nos emails que vos tinha enviado pedia a revisão das últimas faturas: nº 008-FT. 23.008-83681 de 34,88 euros do mês de maio e a fatura nº 008-FT. 23.008-66445 de 42, 38 de Abril, pois as mesmas já eram altas e fugiam da média que pagava normalmente.

Há pouco tempo, telefonei para o SMAS-Viseu, para saber como estava a minha reclamação sobre o assunto supracitado e para meu espanto, um funcionário disse-me que há consumidores que estragam os canos de propósito. O mesmo informou-me que primeiro enchem as piscinas e depois rompem os canos para pedirem reembolsos. Eu apenas retorqui, que nada tenho a ver com isso e que não tenho piscina. Aquilo que eu estou a dizer é pura verdade e se gravam as chamadas a mesma pode ser comprovada.

Subsumindo, os técnicos demoraram muito tempo a chegar a minha casa para verificarem o problema, um mês é muito tempo, O processo é moroso e os valores de reembolso são insuficientes, o atendimento telefónico é pura e simplesmente deplorável.

Volto a sublinhar aquilo que já foi referenciado em emails anteriores:
A rotura predial foi comprovada e como diz a lei: “Diz a lei que, “em caso de comprovada rotura na rede predial, há lugar à correção da faturação emitida, operando-se o acerto de faturação nos seguintes termos: a) Ao consumo médio apurado nos termos do art. 93.º do Regulamento n.º 594/2018[2] aplicam-se as tarifas dos respetivos escalões tarifários e ao volume remanescente, que se presume imputável à rotura, a tarifa do escalão que permite a recuperação de custos nos termos do Regulamento Tarifário aprovado pela ERSAR[3]; b) O volume de água perdida e não recolhida pelo sistema público de drenagem de águas residuais não é considerado para efeitos de faturação dos serviços de saneamento e de gestão de resíduos urbanos, quando indexados ao consumo de água (art. 99.º-6 do Regulamento n.º 594/2018).”
Este entendimento da Lei é consensual e já fez jurisprudência.
Apenas termino, dizendo que deverá haver por parte de vós uma maior atenção, mais consideração e um melhor serviço aos consumidores, o tempo de resposta aos problemas deve ser mais célere e deverá haver maior profissionalismo por parte de quem trabalha no serviço.
Com os melhores cumprimentos e deferimento dos pedidos de reembolso,
Data de ocorrência: 21 de julho 2023
Vítor Balula
9 de agosto 2023
Recebi a resposta do SMAS - Viseu em que nada irão proceder quanto à revisão das faturas.
Relativamente ao atendimento péssimo e à ida tardia de técnicos ao local nem sequer uma palavra, entendo que há um deferimento tácito da parte do SMAS em relação à minha pessoa.
Logo, pedi uma inquérito de satisfação em relação ao serviço.
Estou muito chateado com o SMAS.