Tecniconstroi
1 CME 62.7
Tecniconstroi25.9
Letra Grande - Projectos e Actividades Urbanas Lda
  • Rua Francisco Canas, 23 Fracção Az
    Zona empresarial de Loures.
  • info@tecniconstroi.pt

Tecniconstroi - Erros graves e atraso da obra

Luis Ricardo Raposo Marques da Fonseca
Luis Fonseca apresentou a reclamação
11 de dezembro 2021 (editada a 20 de dezembro 2021)
O meu nome é Ricardo Fonseca, e tenho uma obra de construção de uma moradia unifamiliar adjudicada à empresa em causa.
A obra iniciou a 20 de Outubro de 2020, com um prazo de 12 meses para a sua conclusão, estando à presente data, após 14 meses do inicio, a cerca de 30% e ainda na fase de estrutura.

Os trabalhos decorreram sempre de forma lenta e com erros frequentes e alguns muito graves, mais concretamente:
- escavação de terras 0.50m a 1m abaixo da cota prevista
- fundações incorretamente implantadas com sapatas, lintéis, muralha e arranque de pilares 20 a 25cm desviados
- betão de limpeza aplicado em excesso, em alguns locais chegou a 0.50m, cobrindo o ferro
- maioria dos pilares com desvio superior ao máximo regulamentar, havendo um pilar que percorre os 3 pisos desviado cerca de 19cm. - pilares desviados das vigas, não suportando integralmente as vigas e com secção diferente de um piso para o outro
- laje não conforme com o projeto, com falta de ferro, viga não executada, armadura fora dos estribos e outros erros de execução (betonagem impedida pela fiscalização quando betão já se encontrava a caminho)
- 2 lajes que se prolongam sobre as escadas com alguns metros quadrados a mais do que no projeto
- escadas parcialmente por baixo de vigas e todos os degraus com cobertor 4cm a menos.
- betonagem de lajes sem arranque de escadas
- caixas do muro técnico mal colocadas
- desalinhamento das fachadas face ao projeto
- tela de isolamento rasgada
- betonagens executadas ficando com ferro à vista (chochos)
- falta de placa de obra
- passeio do lado oposto da rua destruído

Apesar de todas as não conformidades terem sido comunicadas à empresa, algumas delas comunicadas várias vezes, a sua resolução por vezes foi incorreta, insuficiente ou inexistente.

Ao longo destes 14 meses passaram pela obra 4 diretores de obra, houve várias semanas em que não havia qualquer equipa em obra, muitas vezes a empresa não atendia telefonemas nem respondia a emails e foram muitas as mentiras e desculpas para a lentidão dos trabalhos e os erros cometidos.
Várias vezes tiveram postura pouco ética, em reuniões presenciais, telefonemas ou emails, comigo e com a fiscalização de obra, diminuindo ainda mais a sua credibilidade e a pouca confiança que já tinha na empresa.
Havia por vezes equipas em obra que não tinham o projeto com elas ou que não sabiam sequer interpretar desenhos do projeto.

Adicionalmente, o livro de obra encontra-se muito incompleto, sem qualquer referência aos erros da obra e respetiva correção, aos emails enviados por mim e reuniões com a fiscalização em que foram comunicadas as várias não conformidades detetadas desde o inicio da obra e discutidas as soluções.

Após rescisão de contrato acordei com a empresa efetuarem em cerca de 45 dias os trabalhos necessários para perfazer o valor já adiantado por mim e corrigirem todas as não conformidades pendentes. Apresentaram uma calendarização que logo nos primeiros dias deixaram de cumprir por não colocarem equipas em obra e também não corrigindo qualquer não conformidade. Apenas fizeram uma betonagem que criou ainda mais erros. Assim, mesmo após esta segunda oportunidade, não reúnem condições para executar os trabalhos acordados dentro do prazo e continuam a agravar os erros estruturais.

A gravidade dos erros nesta obra demonstram por parte da empresa um comportamento de falta de profissionalismo, incompetência, irresponsabilidade e quase criminoso. Justificando assim exposição:
- ao IMPIC
- à ordem dos engenheiros
- à comunicação social e nas redes sociais
- ação judicial e queixa crime

Anexo fotografias comprovativas das não conformidades relatadas.
Data de ocorrência: 11 de dezembro 2020
Luis Fonseca
17 de janeiro 2022
Apesar do acordo entre as partes para a empresa fazer mais alguns trabalhos como compensação do valor por mim adiantado, tendo sido definida a data limite de 31/12/2021, a empresa falhou. Disse que precisaria mais 1 mês e entregou nova calendarização de trabalhos, estando novamente a não cumprir, e não irá cumprir com o novo prazo de 31/01/2022.
Raramente têm equipas em obra.
Não tenho conseguido sequer contactar a administração, que não atende sequer os meus telefonemas.
Luis Ricardo Raposo Marques da Fonseca
Luis Fonseca avaliou a marca