7.0
Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E

ULSAM - Cobrança indevida de Meios Complementares de Diagnostico

Vanda Zaib apresentou a reclamação
4 de setembro 2013

Venho por este meio reclamar a Vossa Exa. 3.70€ (três euros e setenta cêntimos) cobrados indevidamente num episódio de consulta ocorrido no dia 3 de abril de 2012. Em janeiro de 2012 recebi uma carta emitida pela Vossa instituição, cobrando-me 3.70€ relativos a Meios Complementares de Diagnostico, efetuados na Vossa instituição em 31 de março de 2011, referentes ao Episódio de Consulta Nº 11058348, sendo este exame uma ecografia endocavitaria vaginal. Acontece que eu não fiz qualquer tipo de exame quando fui sim a uma consulta de ginecologia à Vossa instituição, o exame que eu apresentei na consulta a Senhora Dra. foi feito na Clínica Radiológica da Bandeira ( possuo recibo). A Senhora Dra. depois de consultar o exame referiu que como o meu exame estava muito bem feito não haveria necessidade de voltar a fazer outro, nesta consulta estava presente além da Senhora Dra uma enfermeira e o meu marido que poderão ser testemunhas para confirmarem esta situação incómoda. Quando recebi a Vossa carta de intimação, em que, eu tinha dez dias para efetuar o pagamento ou então teria que pagar com juros. Peguei na carta e no dia seguinte dirigi-me a Vossa instituição, ainda dentro do prazo, afim de reclamar, infelizmente não sei o nome da colaboradora que me atendeu no balcão das consultas externas, onde se efetua o pagamento, (mas recordo-me bem do seu retrato físico) expus a minha situação dizendo que não pagava um exame que não tinha feito e esta respondeu que não sabia o que havia de fazer, depois de consultar uma colega ficou com essa mesma carta e tomou nota do meu telemóvel, até hoje aguardava resposta se não fosse ter pago esse exame sem o saber quando fui a uma consulta a Vossa instituição no dia 3 de abril de 2012. No ato de pagamento da consulta entreguei uma nota de débito de 12.85€ (doze euros e oitenta e cinco cêntimos) em relação a umas análise que tinha feito na Vossa instituição para essa consulta, a colaboradora pegou na carta e referiu que eu tinha que pagar no total 24.05€ (vinte e quatro euros e cinco cêntimos). Fiz então o pagamento e nem se quer me apercebi, que também estava a pagar o exame que eu já tinha ido reclamar em janeiro de 2012. Já em casa vou a confirmar os recibos e vejo também que me foi cobrado o exame que nem se quer foi feito nessa instituição e que ainda por cima eu já me tinha dirigido a instituição para reclamar. No dia seguinte vou outra vez a Vossa instituição para reclamar e informaram-me que as reclamações são feitas nos serviços sociais e que a hora que eu me dirigi a Vossa instituição os serviços sociais já estavam encerrados. Ja fiz duas reclamações por escrito e já me dirigi ao gabinete de utente e continuo sem resolver esta situação, relembro que eu apenas tinha 10 dias para pagar a dita divida (que nunca existiu) e Vossa Exa ja leva mais que um ano. Grata pela Vossa atenção.

Data de ocorrência: 4 de setembro 2013
9 de junho 2014
Gostaria de informar que a situação foi resolvida o ULSAM efetuou o reembolso dos 3,70 euros no dia 15 de abril de 2014.
Quando se tem razão vale a pena reclamar os nossos direitos ainda que se demore uma eternidade para resolver a situação.

Vanda Zaib avaliou a marca
14 de abril 2021

Demoraram imenso tempo para assumir o erro.