Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Recusa de substituição de equipamento

Maria Lage
Maria Lage apresentou a reclamação
17 de abril 2024
Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação, no seguimento do processo WO-27629546, e segundo indicação da Direção Geral do consumidor e após recusa perentória da Worten em substituir um equipamento que adquiri na sua loja Online.

Comprei um fogão/forno misto da marca Becken (marca "branca" da worten) no site da Worten no dia 06/02/2024 (data da fatura, 12/02/2024). Este fogão foi entregue, e instalado no dia 13/02/2024.

O forno, começou a mostrar falhas na luz do termostato (que segundo o relatório do técnico, em cópia, precisa de ser trocado) menos de 15 dias após a compra.

Como o forno só foi utilizado duas vezes durante este periodo, ficámos a aguardar para ver se não seria uma situação temporária.

Visto que a falha se manteve, no dia 04/03/2024, o processo foi aberto junto da Worten (pela minha mãe com quem vivo), para avaliação da possível avaria pelo técnico.

Nesta altura não pedimos imediatamente a troca do equipamento porque desconhecíamos o que se passava.

Quando o técnico, finalmente, se deslocou à nossa morada, depois de vários contactos aos serviços da Worten (dia 26/03/2024) para avaliar o equipamento e nos indicou que teria que ser substituído o termostato, indicámos imediatamente a nossa vontade de pedir a troca por um novo fogão.

Na minha opinião faz pouco sentido manter um equipamento que mostra a necessidade de substituir peças menos de um mês após a compra, porque claramente já foi comprado com defeito.

Ficámos a aguardar o contacto da worten para resolução da situação durante alguns dias, até que os contactei por email no dia 02/04/2024 (ver troca de emails em anexos) a expor a situação e a pedir que os meus direitos de consumidora se fizessem valer.

Recebi a seguinte resposta por parte do serviço resolve da worten no dia 03/04/2024 : (..) "Transmitimos toda informação á equipa técnica , para verificar e assim que possível realizarem o pedido de substituição de equipamento."

Aguardei de novo pelo contacto dos serviços da Worten, sem resultado.

Liguei para os serviços da Worten no dia de hoje, estive mais de uma hora ao telefone para tentar obter uma resposta ao meu pedido de substituição.

A resposta que me foi dada é que para compras online não se fazem substituições, apenas reembolsos.

Eu indiquei que esta escolha não era do meu agrado porque não quero ter que ir a outra loja escolher outro fogão, a meu ver este fogão já me deu muitos problemas e quero é que me resolvam o assunto sem ter mais incomodos.

A operadora insistiu e quando concordei e lhe pedi como se procederia o reembolso o que me foi comunicado foi que seria contactada por um tecnico dentro de 48h para agendar uma desinstalação, que depois disto teria que entrar de novo em contacto com a Worten para agendar uma recolha do equipamento, e só depois da recolha me fariam o reembolso.

Disse à operadora que estava fora de questão eu ficar sem saber quanto tempo demorariam para me retirarem o equipamento de casa, e para me devolverem o dinheiro para me permitir comprar um novo equipamento, visto que preciso do mesmo para poder cozinhar os meus alimentos diariamente (pelo menos do fogão).

A operadora insiste que o tecnico me contactará para agendar desistalação. Eu não tenciono mais aceitar o reembolso, prefiro ficar com um equipamento avariado ou com defeito que me venham reparar quando for conveniente.

Mas venho de qualquer modo reclamar porque me parece que a Worten, com a sua falta completa de alternativas viáveis para um processo de substitutição ou reembolso, minimamente fluido, me está a roubar dos meus direitos de consumidora.

Envio em anexos a fatura, a troca de emails desde a abertura do processo de reparação até à reclamação, o relatório do técnico de reparação e o comprovativo da abertura do processo pela Worten.

Agradeço desde já pela vossa atenção e intervenção.
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
17 de abril 2024
Olá Maria Lage,

Confirmamos a receção desta sua exposição, a qual foi encaminhada para análise.

Daremos feedback sobre a situação com a maior brevidade possível.

Até breve,

A Equipa Worten
18 de abril 2024
Olá Tania Lage Ferreira,

Estamos muito satisfeitos que a situação que nos expôs se encontre resolvida.

Andreia Ferreira
A Equipa Worten

N/Refª 12624582
Maria Lage
Maria Lage avaliou a marca
25 de abril 2024

Simplesmente vou deixar de ser cliente, porque já tive muitos e muitos problemas com a Worten e enquanto não evocamos as leis existentes no nosso país , eles tentam escapar de resolver os problemas, não são gente de boa fé e honesta