X-Trade Brokers Dom Maklerski, S.A.
  • (+351) 211 222 980
  • Praça Duque de Saldanha, n.o 1, piso 9, fração B –
  • office@xtb.com

XTB - Dividendos não pagos (parte)

Fernando Paulo Pinto Fernandes Alves Marcos
Fernando Marcos apresentou a reclamação
12 de junho 2023
Sou cliente da XTB Portugal e tenho em carteira ações da Altri, sendo portanto acionista desta empresa. No dia 24 de Maio a Altri distribuiu aos seus acionistas dividendos em numerário e em espécie (ações da greenvolt). Recebi na data em questão, na conta da XTB os dividendos em numerário mas não os dividendos em espécie.
Após questionar a XTB, esta referiu que os seus estatutos não permitem depositar os dividendos em especie mas apenas em numerário, tendo que fazer essa conversão.

Até ao momento, e já passaram 20 dias, esse valor, resultante da vendas das ações da Greenvolt que tenho direito, não foi creditado na minha conta.

Ou seja a XTB tem retido indevidamente uma parte dos dividendos me pertencem por direito desde o dia 24 de Maio.
Data de ocorrência: 12 de junho 2023
Fernando Marcos
28 de julho 2023
Encontra-se parcialmente resolvida. Foi paga uma quantia no dia 5 de Julho (43 dias depois da data em que deviam ser creditados - 24 de Maio).

Neste momento há uma divergência entre o que foi pago e o que deveria ser, que se encontra em análise.

Fernando,
A mesma coisa se passa comigo. Enviei email a inquirir, não responderam e também não atendem o telefone. Sou cliente da XTB desde o início do ano e até gosto da plataforma e tenho pena de procederem desta forma. Faz-me pensar que se tiver um assunto mais problemático, como será?

O mesmo se passa comigo.
A XTB nao responde.
Devemos apresentar queixa na CMVM?

mais um.....