Será que todas as opiniões contam?

As opiniões online têm hoje uma elevada importância no processo de compra. Mas será que devemos, e podemos, confiar em tudo o que lemos online?

Opiniões Online

As opiniões de outros consumidores sempre foram um dos aspetos mais importantes no momento de decisão de compra. Procuramos junto de familiares e amigos conhecer as suas opiniões e experiências. Mas como em tudo, o online adicionou um novo patamar nesta experiência. Agora até confiamos na opinião de completos desconhecidos.

É muito normal acedermos a uma qualquer plataforma de venda online e procurarmos pelas opiniões de outros consumidores. Queremos ter a certeza que a nossa compra é segura e correcta. Procuramos validar o nosso comportamento. No entanto, as "fake reviews" (opiniões falsas) são hoje um mercado em crescimento.

Nas opiniões online, o que será verdade e o que será mentira?

A Amazon e a Google já declaram guerra às "fake reviews". Um fenómeno que coloca estas marcas sob escrutínio dos consumidores. 

Na Amazon, em 2020, cerca de 40% das opiniões eram falsas. Já no Google My Business, as reviews podem significar o fecho de negócios. Um problema invisível para muitos utilizadores, mas que os penaliza. Já que, em média, as opiniões falsas custam aos consumidores mais 12 cêntimos por cada euro que gastam e ainda aumentam o risco de comprarem produtos de baixa qualidade. 

Segundo o  World Economic Forum, as opiniões falsas têm um impacto na ordem dos $152 mil milhões de dólares ano. Um negócio que encontrou na pandemia da Covid-19, e com o boom no “e-commerce”, terreno fértil para crescer. Com a necessidade de melhorar o posicionamento online e a reputação das suas marcas, algumas empresas usam este tipo de práticas.

Como identificar as opiniões online que importam?

1. Confirma a data de submissão das mesmas
Muitas opiniões no mesmo dia podem significar manipulação.

2. Duvida sempre as opiniões de uma marca no seu website
De onde surgiram essas opiniões? Está identificada a fonte das mesmas? Uma opinião no site de uma marca pode ter sido criada por ela.

3. Tudo 5 estrelas
Se depois de várias avaliações 5 estrelas identificares algumas com menos pontuação deves ficar alerta e procurar entender o porquê.

4. Acede ao perfil do consumidor
Sempre que possível, procura aceder ao perfil público do consumidor. Tenta entender a veracidade do mesmo.

5. Consulta o Portal da Queixa
No Portal da Queixa todas as reclamações resultam da experiência do consumidor. A partilha pública e numa plataforma isenta, procura resolver um problema pessoal, mas permite em simultâneo alertar e ajudar outros consumidores. Para partilhar uma reclamação online é necessário o registo do utilizador, devidamente verificado e autenticado. Para além disso, todas as reclamações estão sujeitas a um mecanismo de validação, que em alguns casos requer uma intervenção humana. Desta forma asseguramos a veracidade e autenticidade de cada reclamação. 

Da próxima vez que pensares em comprar algo online, ou mesmo offline, consulta o Portal da Queixa. Descobre as experiências e opiniões de outros consumidores. Decide com maior confiança e segurança.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.