360Imprimir
360Imprimir Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

Há um ano com a semana de 4 dias, 360imprimir viu faltas ao trabalho cair para metade

Empresa aponta impactos positivos na retenção e satisfação dos funcionários.

Nem tudo é positivo: a produtividade por hora caiu ligeiramente e há quem ainda não consiga usufruir sempre do dia extra.

"O novo modelo de trabalho já está enraizado na nossa cultura e rotina de trabalho", avalia Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir

Um ano depois de ter começado a testar a semana de trabalho de quatro dias, a 360imprimir fala em resultados “bastantes positivos” da experiência: a taxa de absentismo caiu em 50%, a retenção de trabalhadores aumentou e a maioria das chefias diz não ter notado uma quebra no desempenho das equipas. A produtividade por hora, porém, caiu ligeiramente (1,3%), um número que a empresa interpreta como uma estabilidade do indicador.

A empresa de personalização de produtos já tinha feito uma primeira avaliação sobre os três meses iniciais, em que disse que iria manter debaixo de olho alguns indicadores, como as ausências — que na altura até tinham subido —, a quebra do volume de trabalho ou o facto de 13% dos trabalhadores e 36% das chefias terem indicado, na altura, que ainda não estavam a conseguir usufruir do dia extra de folga na totalidade.

Empresa 360imprimir adapta-se à semana de 4 dias: para as chefias está a ser mais difícil usufruir do dia extra do que para os trabalhadores.


Texto: Beatriz Ferreira

23 nov. 2023, 08:01 

Observador

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de 360Imprimir.