Mediação Imobiliária - Agentes
360º PropertiesN/A

360º Properties - Mau serviço prestado e enganoso

Cláudia Matos
Cláudia Matos apresentou a reclamação
12 de dezembro 2018 (editada a 14 de dezembro 2018)
Vim, por este meio, demonstrar o meu desagrado para com uma situação que esta empresa me causou. Lesou-nos a nós que éramos os "vendedores" e acabou por lesar bastante os "compradores".
Tinhamos um imovel para venda e fizémos um contrato de mediaçao imobiliaria em regime de não exclusividade com esta empresa. Este imovel localiza-se num loteamento que neste momento se vê envolvido num processo judicial que está em curso num Tribunal Administrativo. Essa informação é de conhecimento de toda e qualquer imobiliária desta zona mas de qualquer forma sempre reforçámos que a informação era para ser dada aos clientes que pretendessem fazer visitas. Até porque para aqueles apartamentos não há possibilidade de financiamento, tem de ser apenas compras com "dinheiro na mão" e a indicação do processo judicial vem sempre aplicada na escritura.
No dia 8 de Novembro de 2018 fizeram uma visita à minha casa com dois clientes. Um deles acabou por apresentar uma proposta bastante próxima do valor solicitado e nós acabámos por aceitar. Numa espécie de venda flash quiseram fazer CPCV nesse mesmo dia, sinalizando a 10% do valor da escritura, e indicando que o cliente era de outra zona do pais e que teria mesmo de fechar o negocio nessa noite pois viajaria no dia seguinte de madrugada. Fornecemos todos os dados que a imobiliária nos pediu e, nessa mesma noite, pelas 20h30, encontrámo-nos com os proeminentes-compradores, com o comercial que tinha o CPCV e com um outro Sr. que também lá estava (vim a saber mais tarde que teria sido o vendedor do imóvel...a mediadora fez uma espécie de parceira com esse Sr. de nome Jorge). Assinámos, recebemos o sinal em cheque e correu tudo "ás mil maravilhas". A escritura foi agendada para um mês depois e nesse espaço de tempo andámos a tratar das nossas mudanças para a casa de um familiar. Tiveram de nos ceder um espaço de garagem para colocarmos os nossos caixotes com bens pessoais... Andámos a tratar de documentação do imóvel na conservatória, pedimos extractos e um solicitador no banco para o dia da escritura... enfim todo um processo burocrático e trabalhoso. Eu, proeminente-vendedora, grávida. Temos um filho menor (6anos). Depois da suposta escritura pensámos que íamos mudar de vida e que iríamos para uma casa maior adaptada às nossas necessidades e acabámos por criar expectativas que mais tarde se vieram a desmoronar. No dia da escritura, nu cartório da cidade de Olhão, qual não foi o nosso espanto quando o notário inicia a leitura e os clientes não sabiam do que se passava no loteamento. Quando ouviram as palavras " processo judicial" acabou tudo! Quiseram imediatamente anular a escritura com justa causa, pediram devolução do sinal, ainda me chamaram a mim, proeminente-vendedora, de mentirosa (quando nem fui eu que lhes fiz a venda...nem fui eu que lhes mostrei o imóvel...e tenho por escrito que o comercial lhes teria falado no processo!!). Resumo, o comercial de nome Jorge (que vim a saber que é funcionário da REmax Evolution de Olhão) falou aos clientes que tinha havido ali qualquer problemazito numa zona verde e que o ministério publico tinha verificado a situação ilegal mas que já estava tudo resolvido. E não é nada disso que ali se passa e muito menos está resolvido. é um processo judicial em curso e onde ainda não há resolução por parte do tribunal. as coisas tinham de ser bem explicadas. No final quem ia comprar ficou prejudicado. Quem ia vender igualmente prejudicado ficou. Apesar de, por lei, não termos de devolver o valor do sinal dado no CPCV acabámos por fazê-lo pois somos pessoas integras e sabemos que as pessoas foram enganadas (tal como nós, cada um enganado à sua maneira!). Não ficaríamos nunca com o dinheiro das pessoas ainda para mais nestas circunstancias de omissão de informação. É certo que após uma conversa a imobiliária 360º properties devolveu o valor comissional já pago por nós. Mas, no meio desta história toda também fomos lesados e o dinheiro gasto por nós e o desgaste que tivemos...as mudanças com a criança pequena...explicar que íamos mudar de casa...explicar que afinal temos de voltar para casa... carregar caixotes para mudar....carregar caixotes para voltar... quem nos paga naquilo que fomos lesados??? danos morais, danos na nossa integridade causados com a criação de uma expectativa que afinal se revelou um fiasco!! Vamos informar-nos dos nosso direitos e seguiremos todos os trâmites legais para que não fiquemos ainda mais prejudicados. O que nos ia fazer mudar para melhor...acabou por nos deixar pior! agradecemos à 360º properties pelos danos que causou na nossa vida pessoal e familiar! Foram realmente exemplares nesse sentido!
Data de ocorrência: 12 de dezembro 2018