ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Regresso ao serviço por informações erradas

Natália Pereira
Natália Pereira apresentou a reclamação
22 de abril 2024
No dia 12 de abril dirigi-me aos serviços da Junta Médica da ADSE - Porto, para comparecer numa junta médica para a qual tinha sido convocada. Quando entrei para a sala de junta médica, entreguei cópia da convocatória e relatório médico que indicava que necessitava de permanecer de baixa médica para ajuste da medicação.
Ninguém me pediu dados identificativos, o que quer dizer que qualquer pessoa podia ter ido em meu lugar. Apenas me perguntaram o nome, pegaram numa capa castanha vazia e ouvi o presidente da junta dizer ao secretário que "já ultrapassou". O secretário, consultava o processo online e verificou que havia antecedentes. Informou o presidente desse facto, mas sem sucesso. Não querendo assumir o que iria redigir questionou o presidente da Junta Médica sobre o que devia colocar nos motivos: "ultrapassou o limite de 18 meses em 27/02/2024". Quando me foi entregue o documento para entrar ao serviço, eu informei que aquela informação estava errada pois apenas estava de atestado médico desde 17 de março de 2023, logo, nem um ano teria passado.
Fui informada que era o que estava no sistema e que me entendesse com a entidade patronal.
No dia 15 de abril dirigi-me aos serviços administrativos da minha entidade patronal que me comprovou que eu tinha razão. Entreguei um requerimento para obter os ditos comprovativos e outro para requerer nova junta médica no prazo de 5 dias. Os serviços administrativos estavam impedidos de requerer a nova Junta Médica e fizeram uma exposição à ADSE que comprovou tratar-se de um lapso.
Um lapso que trouxe demasiados dissabores, desde já o regresso ao serviço sem condições de saúde para o efeito, causando danos psicológicos, familiares, de desequilíbrio emocional, financeiros (marcação urgente de consulta de psicologia) e profissionais.
Tal deveu-se à arrogância e à falta de competência dos médicos que estavam a fazer a avaliação. Isto porque posteriormente fui informada que havia no mesmo dia mais duas pessoas cujo nome e apelido eram semelhantes ao meu. O médico presidente não verificou qual das pessoas se apresentava na junta, mesmo depois de ter sido informado pelo secretário que havia antecedentes de doença, e por ter sido informado por mim mesma que ainda não tinham decorrido os 18 meses para se julgarem incompetentes para avaliação médica.
Data de ocorrência: 12 de abril 2024
23 de abril 2024
Estimado(a) beneficiário(a), Natália Pereira.
Informamos que recebemos a sua reclamação número 111380824, no dia 2024-04-22, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – ADSE, IP.
3 de maio 2024
Estimado(a) beneficiário(a), Natália Pereira.
No seguimento da reclamação número 111380824, apresentada no dia 2024-04-22, informamos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – ADSE, IP.