Air Horizont

Air Horizont - Voo cancelado

Vanessa
Vanessa apresentou a reclamação
19 de setembro 2019
No dia 03 de maio de 2018 efetuamos através de uma agência de viagens uma reserva de um pacote de férias para Menorca. Essa viagem teria como data de ida o dia 14 de setembro às 19h55 e o regresso a 21 de setembro às 23h50. No dia 09 de julho de 2018 recebemos um email da agência a informar que tinha havido uma alteração nos nossos voos e a nova data de ida seria dia 15 de setembro às 18h25 e a volta no dia 22 às 22h15.
No dia 23 de agosto voltamos a receber um email da agência de viagens a informar que o operador voltou a alterar o horário do voo e que a nova data de partida seria a 15 de setembro às 19h50 e a volta seria no dia 22 de setembro às 23h30.
No dia 15 de setembro dirigimo-nos ao Aeroporto do Porto para realizar o nosso voo (HAT5124) operado pela vossa companhia aérea, a Air Horizont, com destino a Menorca. Fizemos o check-in por volta das 17h50 (uma vez que nos informaram que por se tratar de um voo charter teríamos de estar no aeroporto 2 a 3h antes do voo) e logo que informados do nº da porta de embarque dirigimo-nos para a mesma.
Por volta das 19h20 (30 minutos antes do voo) fomos informados que iríamos receber novas informações às 21h30 sem nada mais nos ter sido adiantado. Ninguém nos disse que o voo estava atrasado até esse momento. Percebemos logo que algo estaria errado e as pessoas que iriam no voo começaram a fazer perguntas aos operadores que se encontravam no balcão que referiram também não nos saber dizer nada.
Perante a impaciência crescente das pessoas pela falta de informação apresentada, às 21h um operador informou-nos através do microfone que escusávamos de estar com especulações que o voo não iria sair nesse dia. Novamente existiu uma grande desorganização e ausência de explicações e apenas depois das pessoas começarem a reclamar nos foi sendo dito aos poucos que o nosso avião não tinha conseguido aterrar no Porto por causa do nevoeiro e seguiu para Vigo, não podendo realizar o nosso voo. Fomos desde logo confirmar se existiam mais voos nessa situação e não houve mais nenhum cancelamento de partidas ou chegadas no aeroporto do Porto durante essas horas. Estivemos sempre a acompanhar essa informação e realmente não conseguimos compreender como é que o nosso voo foi o único que não aterrou por causa de um fator que deveria ser transversal a todos os outros.
Só passado algum tempo fomos informados que só iríamos ter um novo voo às 10h40 do dia seguinte e que nos iriam colocar num hotel durante a noite.
Estivemos novamente à espera durante muito tempo que nos conseguissem arranjar um hotel. Entretanto, e passadas várias horas sem comermos foi-nos dito que nos iriam dar uma sandes no restaurante Francesinha e que nos deveríamos dirigir ao mesmo e apresentar o bilhete de avião. Estivemos novamente numa grande fila para conseguirmos obter uma sandes e um sumo que seria o nosso jantar.
Por volta das 22h45 fomos novamente ter à porta de embarque e fomos buscar as nossas malas. Colocaram-nos em 2 autocarros e levaram-nos para o hotel Holiday Inn em Gaia, a cerca de 20 km de distância do aeroporto. Com o tempo da viagem e o tempo esperado em mais uma fila para o check-in no hotel perdemos mais um par de horas. Acabamos por dormir menos de meia dúzia de horas pois às 7h30 já tínhamos de estar nos autocarros que nos iriam levar ao aeroporto para novamente estarmos numa fila para fazer um novo check-in.
Estávamos novamente na porta de embarque à espera do voo quando às 10h20 nos informaram que o mesmo estava atrasado mais uma vez. Novamente só passado algum tempo nos foram informando aos poucos que o avião no dia anterior, mais tarde, teria conseguido aterrar no aeroporto do Porto e de manhã fez um voo para Almeria, tendo sofrido um atraso.
Ao longo de todo este penoso processo, sentimos uma grande falta de informações e de esclarecimentos e achamos que a vossa companhia não foi minimamente justa connosco, fazendo-nos passar por momentos de grande stress e ansiedade e levando à perda de 1 dia de férias e do seu respetivo valor monetário.
Acabamos por sair às 12h15 do dia 16 de setembro, 16 horas e 25 minutos depois do horário final que nos foi comunicado pela operadora Soltour.
Não estamos satisfeitos com a justificação dada pela vossa companhia aérea e queremos ser indemnizados por todo o transtorno causado, pelas horas perdidas no aeroporto e pelo dia de férias que perdemos e pelo qual pagamos.
Já efetuamos queixa por carta e email para a companhia aérea, para a Soltour e na ANAC e até agora nada.
Data de ocorrência: 19 de setembro 2019