44.0
  • alegro.montijo@nhood.com

Alegro Montijo - Pet friendly? não me parece

Mónica Pòvoas apresentou a reclamação
Bom dia.
Os centros Allegro passaram a comunicar que são Pet Friendly.
No passado sábado dirigi-me ao Allegro Montijo com o meu cão e quando fui realizar o devido registo para ter acesso ao "Passaporte Cãopanheiro" foram-me pedidos os seguintes documentos:

- Documento de identificação do dono e/ou responsável;
- Boletim de vacinação em dia do cão;
- Registo do microchip (caso o número do microchip não esteja evidenciado no boletim de vacinação) e licença municipal em dia;
- Seguro de responsabilidade civil do cão.

Apresentei os documentos relacionados com a vacinação e identificação do animal.
Gostaria de saber o porquê de exigirem um seguro de responsabilidade civil do cão, quando só é obrigatório e passo a citar:
"Portaria n.o 585/2004, de 29 de Maio
O Decreto-Lei n.o 312/2003, de 17 de Dezembro, aprovou as normas de detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos enquanto animais de companhia.
De acordo com o disposto no artigo 13.o do referido diploma, o detentor daqueles animais fica obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil em relação aos mesmos.
Para que o referido requisito seja cumprido é necessário definir o capital mínimo a acordar, bem como outros critérios qualitativos, de importância primordial quando da celebração do contrato de seguro. Assim:
Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, ouvidos o Instituto de Seguros de Portugal e a Associação Portuguesa de Seguradores, ao abrigo do disposto no artigo 13.o do Decreto-Lei n.o 312/2003, de 17 de Dezembro(...)".
Visto que o meu cão é de raça indeterminada e não considerada perigosa, como é me exigiram um seguro de responsabilidade civil quando não é obrigatório?

Muito obrigada
Data de ocorrência: 14 de maio 2022
16 de maio 2022
Gostaríamos de agradecer a amabilidade de nos ter feito chegar a sua reclamação, que se reveste da maior importância para o Alegro Montijo. O Alegro Montijo tem como compromisso garantir o bem estar e satisfação dos seus visitantes.
No Alegro Montijo o serviço Dog Friendly exige a existência do seguro de responsabilidade civil, por uma questão de segurança dos patudos e também de todas as pessoas que nos visitam. É um “selo de confiança” para todos os que nos visitam, amigos ou não deste serviço! Consideramos ainda que é uma protecção para os donos e/ou detentores dos patudos que esperamos que consiga sensibilizar a comunidade para a necessária responsabilização perante os animais domésticos.
Lamentando o ocorrido e esperamos ter ajudado com este esclarecimento.
Gratos pela compreensão, enviamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Administração
Boa tarde.
Continuo sem perceber como fazem essa exigência, se existe uma lei nacional que diz que os seguros de responsabilidade civil não são obrigatórios, excepto para cães de raças consideradas perigosas.
Como é que a vossa exigência se sobrepõem a todos as outras, é que não entendo.
Mais uma vez, reitero que não são Pet Friendly. Outros centros, sim amigos dos animais, não fazem exigências de seguros e felizmente conseguem controlar todos os seus "patudos".

Muito obrigada.
31 de maio 2022
É crucial para nós, como dito anteriormente, garantir a segurança de todos os que circulam no nosso espaço, independentemente do tamanho e raça do patudo, pelo que ao exigir o seguro estamos a reunir as melhores condições para salvaguardar os nossos clientes.
Gratos pela compreensão, enviamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Administração
Mónica Pòvoas avaliou a marca
31 de maio 2022

Nada ficou resolvido. As exigências relativas aos animais dos centros Alegro sobrepõem-se às exigências contempladas na lei nacional. Por este mesmo motivo não se veem cães no centro. O ser "Pet Friendly" é muito mais do que um vídeo ou muppi publicitário. No entanto, não me parece que seja produtivo manter este diálogo e por isso marquei esta reclamação como "resolvida". Muito obrigada.