Allianz

• funcional.reclamacoesccc@allianz.pt

Allianz - Viatura de substituição

Ricardo Rocha
Ricardo Rocha apresentou a reclamação
21 de agosto 2020 (editada a 26 de agosto 2020)
Tive um sinistro auto, com n. de processo (174476044) no passado dia 12 de Agosto, e foram feitos os procedimentos legais para registo do mesmo e a reparacao da viatura.

A viatura foi para peritagem numa oficina RECOMENDADA e convencionada pela ALLIANZ, pelo que foi dada como imobilizada e estando o processo em DEFINITIVO, sendo que a ALLIANZ se responsabiliza pelo sinistro.

A oficina indica que só tem disponibilidade para reparar dia 07/09 e a companhia de seguros indica que só facultam mobilidade durante a reparação da minha.

Contudo, por informação do (Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de Agosto - Artigo 42º), em anexo:

E pela informação da ASF :

( " Em caso de acidente, existe o direito a um veículo de substituição?

Se o veículo sinistrado ficar imobilizado, o lesado tem direito a um veículo de substituição, de características semelhantes, a partir da data em que o segurador assume a responsabilidade exclusiva pela indemnização dos danos resultantes do acidente.

Se o veículo do lesado estiver a ser reparado numa oficina recomendada pelo segurador, tem direito ao veículo de substituição até o seu estar reparado.

Se tiver optado por outra oficina, tem direito ao veículo de substituição durante os dias que, de acordo com o perito do segurador, são necessários para realizar os trabalhos de reparação. " )

Está bem explicito que após a assunção de responsabilidade pela seguradora e dando a viatura como IMOBILIZADA tenho direito a mobilidade de imediato.
A viatura, volto a reforçar, está numa oficina protocolada e convencionada pela ALLIANZ ( na NASAMOTOR Circunvalação), pelo que tenho direito legal de ter viatura até ao final da reparação.

Contudo, a ALLIANZ está constantemente a referir o ponto de só facultar viatura durante o periodo de reparação e que não têm de facultar viatura durante o restante processo, o que é completamente inaceitável visto que não tenho como me deslocar!

Todos os dias faço mais de 50 kms para efeitos laborais e não posso, de maneira alguma ficar sem mobilidade.

Preciso de mobilidade o mais urgentemente possível, e não posso ficar duas semanas à espera de uma viatura só porque a oficina não tem disponibilidade para reparar a minha viatura.

Estou PRIVADO de usar a minha viatura, pois está indicada como IMOBILIZADA, e esta é o meu transporte diário para efeitos laborais e pessoais.

Já falei inúmeras vezes com a ALLIANZ e estes, mesmo após todas estas informações, negam-se a ceder ou facultar qualquer tipo de mobilidade.

De notar que, não tive culpa no sinistro, a companhia ALLIANZ está assumir a responsabilidade e deram a minha viatura como IMOBILIZADA, e por fim, negam-se a facultar-me uma alternativa para mobilidade, mesmo apresentado os artigos e decretos de lei.

P.S.: Após ter recorrido à minha advogada, a companhia de seguros, juntamente com a oficina, assumiram o que está supra decrito, contúdo, ainda não solucionaram o meu problema, pois não me indicaram onde ir levantar uma viatura de substituição!!

Ainda aguardo resolução!!!
Data de ocorrência: 21 de agosto 2020
Allianz
12 de setembro 2020
Exmo. Senhor
A presente reclamação já foi respondida via Deco e ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros.
Com os nossos cumprimentos
Allianz Portugal
Ricardo Rocha
Ricardo Rocha avaliou a marca
12 de setembro 2020

Foi preciso recorrer a uma advogada externa para fazer valer os meus direitos que por Decreto de Lei, a própria marca decidiu ignorar!