1.5

Aguarda resposta
Inês Teixeira
Inês Teixeira apresentou a reclamação
7 de março 2024
Em novembro de 2023, deu entrada na AMF de Penafiel o veículo da marca Citroen, modelo e-C4, com uma avaria. O veículo, apesar de ter sido adquirido à Carby de Penafiel, encontrava-se dentro da garantia e, por isso, sendo este reparador o mais perto da minha área de residência foi o escolhido para encaminhar a viatura. Já desta vez, a atitude por parte da oficina revelou-se ética e moralmente duvidosa. Segundo consta, a Carby, por ter começado a comercializar veículos da marca Citroen, reduziu as vendas da AMF de Penafiel (dos veículos daquela marca) o que significou a perda do concessionário por parte daquela. Ora, a partir do momento em que o carro deu entrada na oficina, nada mais foi feito para que o processo prosseguisse, chegando, inclusive, a dizer que "enquanto alguém da carby não se dirigisse à oficina, não iam pegar no carro". Depois de alguns dias e de, muitos, telefonemas, deram início à reparação e, mais de um mês depois, o carro estava pronto para levantar. Eis senão quando, no dia 05 de março o carro volta a ter o mesmo problema, com a exibição da mesma mensagem. Ora, se o carro tinha sido levantado há um mês e 3 semanas (e ainda se encontra ao abrigo da garantia), o que nos pareceu mais sensato (à proprietária e ao próprio vendedor) seria encaminhar o carro para a mesma oficina. EM primeiro lugar, porque o problema reapareceu ao final de pouco mais de um mês. Depois, porque se já o tinham reparado uma vez, por sensatez, deveriam de aferir também neste momento a situação. Até porque, nada garante que o problema não tenha reaparecido em virtude do trabalho que foi realizado num primeiro momento. Também o departamento de reclamações da Citroen corrobora com esta tese. Acontece que, depois de o carro ter dado entrada na oficina, recebo, por parte desta, uma telefonema a informar que, atendendo à indisponibilidade de agenda, só iriam conseguir pegar no carro em Abril e só nesta altura me seria atribuída uma viatura de substituição (ao abrigo da garantia) porque só nesta altura poderiam realizar o diagnóstico.
Tudo isto me parece muito pouco razoável. Porque tudo isto se deve a quezílias existentes entre a AMF e a Carby que apanham, no meio, os clientes. Nada me demove desta teoria porque logo aquando a primeira ocorrência também nos foi dito que a AMF só estaria a ter prejuízo com o meu carro, porque não o tinha vendido e porque agora estava a ter despesas com a sua reparação. Ora, se numa primeira fase já não queriam pegar no carro, desta segunda vez muito menos o querem. Porque pegar neste carro significaria mais despesas.
Acresce que, consciência tenho que o carro pode ser enviado para qualquer outro reparado mas consciência toda a gente tem que o carro não pode andar (informação dada pela oficina logo num primeiro momento em que a mensagem surge no painel e entro em contacto com a oficina a questionar o que fazer). Neste momento, adquiri um carro para me deslocar e o mesmo encontra-se imobilizado na AMF de Penafiel com previsão de diagnóstico apenas em Abril de 2024, sem direito a atribuição de veículo de substituição para que me possa deslocar. Sem nunca ter incumprido com a AMF de Penafiel, fui apanhada nesta onda de tensão entre as duas entidades e quem mais padece com toda a situação. Ao telefone implorei para que, pelo menos diagnosticassem o carro para iniciar o processo de garantia (mesmo que depois não o pudessem reparar logo) mas a única resposta que obtive foi de que "poderia levar o carro para qualquer outro reparador". Em contacto com outros reparadores, tenho indicação que seria possível fazer o diagnóstico mais cedo mas não tenho como fazer o transporte do carro. Em contacto com outros reparadores tenho de mencionar o que foi feito ou não ao carro a primeira vez, correndo aqui o sério risco de escapar alguma informação e de ficar comprometida esta nova intervenção.

o colmatar da situação aconteceu quando, por parte do departamento de reclamações, depois de ter solicitado ajuda para a resolução deste caso, veio a resposta de que "o reparador disse-nos que enviou para lá o carro mesmo depois de lhe terem dito que não tinham disponibilidade", o que é completamente falso. Deixam as pessoas assim em cheque por livre arbítrio. Vejamos que a ocorrência deu-se logo pelas 10h de dia 05/03/2024. Depois de a oficina me ter dito que tinha de ver com o vendedor porque não me podiam ajudam mais, não voltei a falar com mais ninguém da AMF. O carro foi rebocado às 12h40 quando a oficina já tinha encerrado para almoço. O reboque deu-me a indicação de que o carro seria descarregado às 14h quando a oficina reabrisse. Tentei ligar várias vezes para a oficina, às 14h, para verificar que outras diligências seriam necessárias da minha parte para avançar com o processo mas ninguém atendei. Às 14h40 recebo uma chamada a dar conta que o carro ia ficar lá encostado (caso não o enviasse para outro reparador) até abril e que só nessa altura me ia ser atribuída viatura de substituição. Até lá "desenrasque-se", não fosse comprar um citroen à carby.
Data de ocorrência: 7 de março 2024
Inês Teixeira
Inês Teixeira está a aguardar resposta da marca