Me Group Portugal Marca do Mês
  • geral@me-group.com

Me Group Portugal - Lavagem em máquinas automáticas

Luis Carrelo apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2024
Em 2024-01-09 desloquei-me a um posto de lavagem/secagem de roupa desta empresa na estação de serviço da Cepsa em Chelas, Lisboa. Coloquei a roupa numa das máquinas, bem como o detergente, amaciador e toalhetes anti-transferência de côr, como faço habitualmente. Ao efectuar o pagamento por MB verifiquei que não havia papel na máquina (ou pelo menos não imprimia o talão comprovativo do pagamento). Também não accionava a máquina para lavar. Decidi fazer novo pagamento de mais €10 mas o resultado não foi diferente. Contactei a empresa através do nº telefone disponibilizado no local, tendo a ocorrência ficado registada (pediram-me para facultar o IBAN para reembolso, o que fiz poucos minutos mais tarde via telef). Retirei a roupa da máquina, desperdiçando todos os produtos que lá coloquei, e dirigi-me a outra lavandaria (outra marca).

De referir que não é a primeira vez que tenho problemas com as máquinas desta empresa:
1) Em Maio 2003, após a lavagem, a porta não abriu, tendo sido necessária a deslocação dum técnico que posteriormente me entregou a roupa em cada (Intermarché Massamá);
2) Em Outubro 2023, não era possível seleccionar o programa, tendo a roupa sido lavada a 30º.

Uma vez que as reclamações são repetitivas, decido desta última vez pedir uma compensação de €10 pelo dados causados. Foi-me comunicado prontamente que seria difícil mas seguiria para análise.

No dia 2024-01-29, não tendo ainda sido contactado pela empresa nem tendo sido ainda feito o reembolso, contactei novamente a empresa e verifiquei que não havia registo da ocorrência, apesar de estar a falar com a mesma pessoa a quem reportei a ocorrência inicialmente... Dei um prazo de 48h para resolução. No dia 2024-02-01 sou contactado telefonicamente e via e-mail a solicitarem o IBAN (novamente...). Ontem, dia 2024-02-06, não tendo ainda o crédito do valor pago na conta, enviei um e-mail à empresa, que me respondeu no dia seguinte informando que o crédito seria feito ainda durante esse dia, mas apenas pelo valor de 2x€10, sem a compensação adicional de €10. O dinheiro não se encontrava na conta até ao final do dia 2024-02-07!

Tendo em conta o desperdício de material (detergente, amaciador, branqueador e toalhetes), bem como o incómodo causado por 3 vezes, solicito a arbitragem no sentido de receber a compensação solicitada de €10.

Transcrição do último e-mail:

"De: Me Group Portugal Communication 7 de fevereiro de 2024 às 09:08
Para: <--->
Cc: Me Group Portugal Communication
Bom dia Sr. ---,
Em resposta ao seu email, informamos que a transferência do valor de 20€ é concluída hoje dia 7 de fevereiro verifique por favor na sua conta bancária a partir de amanhã.
Relativamente ao valor de 10€(compensação) , lamentamos mas não vamos devolver, os nossos serviços incluem detergente e amaciador pelo qual não nos responsabilizamos pelos aditivos colocados pelo cliente.
Melhores cumprimentos / Best regards
Paula Lopes
ME GROUP PORTUGAL LDA
Condomínio Empresarial da Moita
Zona Industrial do Carvalhinho – Fracção K 2860-579 MOITA
Tel.: +210 521 349 (Chamada para a rede fixa nacional) "
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024
Bom dia Sr. Luís Carrelo,

No seguimento da sua reclamação, informamos que o valor das lavagens foi devolvido para a sua conta bancaria.

O serviço por nós prestado já inclui detergente e amaciador, em quantidades suficientes para as lavagens.
Os nossos equipamentos são self-service, o cliente utiliza autonomamente os equipamentos não há nenhum intervenção nossa.

Deste modo, não podemos assumir os custos dos produtos que nos diz terem sido utilizados por si.

Sem mais de momento

Atentamente
8 de fevereiro 2024
Confirmo a recepção da transferência bancária no valor total de €20 (2x€10), com data de hoje.

Em relação à compensação, por uma questão de apoio ao cliente aceitável, nem deveria ser necessário eu exigir qualquer valor em jeito de compensação. Como não o fizeram, avancei o valor simbólico de €10.
Sei que, como em todas as lavandarias self-service, vocês disponibilizam detergente e amaciador. No entanto (a não ser que já os tenham alterado), os vossos produtos não têm a qualidade desejada, pelo que sempre utilizei os meus, sem sequer vos 'cobrar' por isso uma vez que sempre o fiz em qualquer lavandaria.
No entanto, esta compensação não se prende apenas com o gasto em produtos próprios. Relembro que (e frisei isso mesmo quando exigi essa compensação):

1. Reportei-vos já 3 situações de deficiência com as vossas máquinas;
2. Em qualquer das situações, senti-me lesado;
3. Da primeira vez, vi-me impossibilitado de utilizar o cobertor que coloquei para lavar, e fui obrigado a ficar em casa na manhã seguinte até que o entregassem;
4. Da segunda vez, fui obrigado a lavar a roupa 2 vezes porque o único programa disponível era o de 30ºC;
5. Da terceira vez, desperdicei os produtos colocados na máquina, tive que me deslocar a outra lavandaria onde paguei mais e cheguei a casa 4 horas depois do previsto.

Naturalmente, não vos posso obrigar a compensar-me financeiramente por danos não palpáveis. Mas achei que, tratando-se dum valor que nem sequer é justo (por defeito), esta situação nem sequer se colocaria.

Melhores cumprimentos,
Luís Carrêlo
25 de fevereiro 2024
Boa noite,

Continuo a aguardar uma resposta à minha última mensagem, bem como que atendam positivamente ao pedido de compensação simbólico.

Obrigado.
5 de março 2024
Bom dia Sr. Luís Carrelo,

Será contatado pelos nossos serviços para resolução da situação.

Atentamente
Me Group Portugal Lda
22 de março 2024
Após negociação, a marca ofereceu-me uma lavagem gratuita no valor do montante reclamado.
Luis Carrelo avaliou a marca
22 de março 2024

As máquinas de lavar e secar são muito boas, o resultado final de qualquer das acções é acima da média. O valor a pagar também é mais elevado mas compensa. A única questão é o mecanismo que acciona as máquinas que, inicialmente pensei tratar-se de má manutenção mas vim a descobrir que é mesmo uma questão de origem,vem França.