14.2

ASAE - Tratamento recusado, não aceitam anular

Patrícia Rodrigues
Patrícia Rodrigues apresentou a reclamação
19 de outubro 2023
Desde já informo que esta reclamação se dirige a uma filial da DepilConcept no Entroncamento que não se encontra disponível neste livro de reclamações nem através do NIF, mas forneço desde já todas as informações, situada no Entroncamento tem a BodyConcept e DepilConcept no mesmo estabelecimento na seguinte morada, Av. Villiers Sur Marne N.19 Loja D, 2330-218 Entroncamento com o contacto 963991160 com o NIPC 508311268
No dia 09 de Outubro, segunda feira dirigi-me á Depilconcept no Entroncamento para efetuar uma avaliação sobre um tratamento de depilação a laser, após explicação com a funcionária Joana sobre tratamento e preços, acordamos iniciar um tratamento no dia 16 de Novembro, assinei a documentação relativa ao tratamento com a indicação que não era nenhum contrato apenas proteção de dados e aceitação de tratamento, solicitaram dados bancários pois a partir do dia 01 de Novembro iriam retirar os valores da conta através de uma modalidade chamada Cofidis Pay.
Após 8 dias no segunda-feira dia 16 de outubro, decidi que afinal não pretendia iniciar o tratamento e dirigi-me novamente ao estabelecimento para informar a minha decisão, questionei pela funcionária que me tinha atendido (Joana), não estava presente, mas a colega da bodyconcept contactou telefonicamente e a mesma compareceu na empresa, mas só a colega após informar o que era o assunto.
Tal é o meu espanto quando a funcionária me explica que não é possível desistir do tratamento pois tinha assinado uma folha de aceitação, onde referia que não devolvia, valores pagos e a própria empresa não permite desistências.
Após um riso de admiração, questiono novamente em que lei se baseia o que ela me explica ao que não sabendo responder me explica que são normas da empresa, explico que isso não é legal, que apesar de termos 14 dias para desistir de qualquer contrato, também me tinha sido indicado que não era um contrato mas sim apenas um papel de aceitação assinado por mim de tratamento de dados e não devolução de verba, ao que a mesma me confirma que sim não temos nenhum contrato, explico também que não estou a solicitar devoluções, pois não efetuei pagamentos estou sim a desistir do processo. Ao que a funcionária me diz que não pode fazer nada, informo que vou ligar á Cofidis Pay a desistir dos pagamentos e a "Joana" diz-me e cito: "Pode ligar, mas eles não vão poder fazer nada, pois temos de ser nós empresa a solicitar a anulação do contrato e a empresa não o faz, já nos aconteceu anteriormente!” ao que eu respondo que afinal isto já é procedimento habitual da empresa, enganar o cliente. Solicito um documento que comprove que passei a solicitar a anulação onde obviamente a “Joana” me diz que não pode dar nada só agendar uma reunião com a supervisora e só teria vaga dia 23 de outubro, data essa que excede os 14 dias da lei para anulações. Daí efetuar também esta queixa, extremamente necessária pois é um procedimento que a ASAE precisa mesmo de ver e um comprovativo em como estou a tratar do assunto dentro dos prazos legais.
Após contacto telefónico com a Cofidis pay informam exatamente o que a “Joana” explicou que tem de ser a empresa a solicitar o cancelamento e que apesar de com eles existir um contrato que eu posso anular pois estou dentro dos prazos, se a empresa não o fier eu também não posso e que realmente se eles não o fazem é só porque não querem.
Dirijo-me ao banco para arranjar uma maneira de solucionar este problema de modo que não façam pagamentos até conseguir resolver a situação onde me explicam que dado não ser débito directo mas sim um pagamento associado ao cartão não podem cancelar. E que se eu não efetuar os pagamentos a Cofidis pode e vai informar o Banco de Portugal da falta dos meus pagamentos.
Solicito por favor uma avaliação urgente desta questão pois estamos a falar de quase 700€ que é uma quantia demasiado elevada para não se ter em conta esta “brincadeira” da DepilConcept.
Aguardo decisão
Data de ocorrência: 16 de outubro 2023