Ascendi - Vergonha nacional - recebi carta com multa enquanto aguardava dados de pagamento para pagar no portal ascendi

Em tratamento
Diogo
Diogo apresentou a reclamação
17 de abril 2024 (editada a 17 de abril 2024)
Sou português o que facilita saber como a nossa lei e sistema funciona, mas tenho vergonha perante amigos estrangeiros. Estas auto estradas automáticas sem qualquer meio de pagamento são uma autêntica armadilha e burla a qualquer turista que entre por acidente. Quando vamos a conduzir e o gps indica para ir por uma autoestrada não pensamos que vamos entrar num elaborado sistema de pagamento e processo judicial. Nem conseguimos compreender onde temos de ir fazer o pagamento.

Após ter entrado numa destas autoestradas apercebo me durante a viagem que tenho não sei bem como de pagar online (Totalmente ridiculo) nenhum portico automatico que seja.
Após tentar perceber que portagens tenho a pagar. No portal Ascendi diz inclusive que os dados de pagamento podem demorar até 30 dias até estarem disponíveis. Enquanto aguardo que tais valores estejam disponíveis relativamente à minha matricula, recebo uma carta com o valor das portagens de 7.40€ e coima de 22.10€ fazendo um total de 29.50€.

Entro em contacto com a Ascendi para resolver a situação e pagar as portagens, explicando que os dados de pagamento nunca tiveram disponíveis no portal, logo não tive como pagar e não faz qualquer sentido pagar a multa.

Ascendi responde que nada poder fazer que a cobrança está sob a alçada de uma empresa de cobranças para entrar em contacto com a mesma. Entro em contacto e essa empresa de cobranças diz que vai entrar em contacto com a Ascendi. (Um ping pong e perca de tempo da minha parte completamente desnecessário)
Agora a empresa de cobranças diz que após comunicar com Ascendi que tenho de pagar o valor da coima, a indicar que nas minhas provas enviadas não tem data, quando tem. Respondo que tem, inclusive tendo assinalado a marcador vermelho. Em 3 emails dizem não ter como se não tivessem visto as imagens ou lido.

Todo este sistema é uma clara burla para tentar cobrar dinheiro extra. Acabando a maioria das pessoas por pagar pelo tempo perdido e intimidadas pelas ameaças de processos e custos em tribunal.

Este tipo de esquemas de autoestrada conhecidos no youtube em outros paises, onde até inclusive a policia tenta roubar turistas, envergonha-me em ser Português ao ver que acontece no nosso pais tão publicamente.

Metam portagens automáticas ou no mínimo e para mitigar esta vergonha nacional no imediato, primeiro notifiquem a pessoa do pagamento antes de avançar com qualquer multa.
Destruir a reputação internacional do nosso pais por 20€ é extremamente humilhante e não tem preço.
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
Ascendi
17 de abril 2024
Estimado(a) Cliente Zarro

Informamos que este contacto foi encaminhado para o nosso serviço de Apoio a Clientes, o qual será alvo de resposta para o email indicado.

Apoio a Clientes
Ascendi
Diogo
Diogo está a aguardar o tratamento da reclamação