AudiçãoActiva
AudiçãoActiva

Criatividade activa: benefícios para mente, corpo e alma!

Em crianças, somos muitas vezes estimulados a ser criativos, seja através da pintura, da dança e de muitas outras coisas. Já na vida adulta a realidade é um pouco diferente.

Com as pressões do dia a dia, é comum que a nossa veia mais artística vá sendo posta de lado, algo que nunca deveria acontecer.
Mas sabia que existem atividades que ajudam a despertar a imaginação que há em nós?

Neste artigo, deixámos-lhe 6 sugestões e apresentamos-lhe os benefícios de manter a criatividade sempre activa!

Benefícios de estimular a criatividade na vida adulta

São muitos os estudos1 que demonstram que as atividades criativas podem ser a chave para uma vida mais saudável, uma vez que produzem efeitos positivos na saúde física e mental, em pessoas de todas as idades.

Quem trabalha a criatividade está, por norma, mais apto para expressar emoções, resolver problemas e ser mais autoconfiante.

Efeitos positivos de manter uma vida com a criatividade activa:

• Melhora a função cognitiva: estar envolvido em expressões artísticas é uma excelente forma de exercitar e estimular o cérebro;

• Reduz stress e ansiedade: geralmente, as atividades artísticas são bastante divertidas e ajudam a distrair a mente das preocupações do dia a dia;

• Promove a interação social: um passatempo em comum é uma das formas mais fáceis de conhecer novas pessoas e cultivar amizades, em todas as idades;

• Aumenta a autoestima: participar em atividades criativas potencia a capacidade de resolução de problemas, entregando uma sensação de orgulho pela conclusão das tarefas realizadas.

• Melhora a capacidade física: as atividades mais físicas, como o ioga ou a dança, ajudam a melhorar as habilidades motoras e libertam endorfinas – que contribuem para sentimentos de bem-estar e felicidade.

Criatividade ativa: 6 atividades para começar já hoje!

Existem pessoas que não se acham criativas, mas isso não é bem verdade. Todos somos criativos à nossa maneira. O que é necessário é que a criatividade individual seja libertada.

Para isso, sugerimos algumas atividades, para todos os gostos, que promovem a criatividade que há dentro de nós:

Dança

Uma das maneiras mais criativas de colocar o corpo a mexer é através da dança. As vantagens são enormes, tanto físicas como psicológicas.
Ajuda a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência muscular, entre outras coisas. E melhor do que tudo, é que pode ser bastante divertido.

Já pensou em inscrever-se nas danças de salão? Mesmo que não tenha grande experiência, não custa nada experimentar. Vai ser difícil arrepender-se!

casal sorridente a dançar

Jardinagem

Para quem gosta de atividades ao ar livre, a jardinagem pode muito bem ser a escolha certa.
Engana-se quem pensa que é necessário grande destreza e força física. Para grande parte das tarefas, é só preciso vontade.
Cuide do seu jardim e plante flores, frutas e legumes. Dê largas à imaginação e desperte os seus sentidos!

Temos a certeza de que serão horas muito bem passadas.

Voluntariado

O voluntariado é um caminho maravilhoso e ajudar os outros pode significar tanto.
Participe numa campanha de doação de alimentos, distribua comida pelos sem-abrigo, embrulhe presentes… Pense de forma criativa. As oportunidades são infinitas.

São os pequenos gestos que fazem toda a diferença e nos fazem sentir mais vivos.

Escrever

Coloque os seus pensamentos e sentimentos no papel. Encontre um ambiente confortável e simplesmente comece a escrever. Deixe que as palavras fluam.
No início, até pode ser um pouco difícil. Ainda assim, com o tempo, o mais provável é que vá apanhando o gosto.
É comum as pessoas escreverem diários ou histórias da vida, mas também pode apostar em contos de ficção ou poesia. Tudo depende de si.

Sabia que há estudos2 que mostram que escrever pode ajudar a diminuir a depressão, além de reduzir o stress e melhorar a autoestima?
Nunca teve o hábito de escrever? Não se preocupe. Nunca é tarde para começar.

mulher a escrever

Artesanato

O artesanato pode ser o passatempo perfeito para quem pretende aliar a criatividade à diversão.
Estas atividades artísticas permitem testar várias habilidades motoras, estimular a memória e desenvolver a concentração.
A cerâmica, o crochê e a pintura a óleo são exemplos comuns. Mas pode sempre pensar fora da caixa.

Que tal dar uma nova vida a objetos recicláveis? Aproveite as garrafas de vidro ou pacotes de leite e crie objetos decorativos para sua casa. E quem sabe até os consegue vender e ganha um dinheiro extra.

Viajar

Conectar-se com outros ambientes pode ser altamente inspirador. Por isso, é que é tão importante viajar… Por exemplo, os passeios e as excursões são excelentes oportunidades de conhecer novos lugares e novas pessoas.

Já há muito tempo que diz que gostaria de visitar uma cidade, museu ou reserva natural? Então do que está à espera? Agora é a altura certa!

Conclusão

É tão comum os adultos deixarem de lado passatempos que tinham na juventude por falta de tempo. Ainda assim, na vida, nunca é tarde para começos e recomeços.

Não estará na altura para se aventurar na criatividade? Das atividades que sugerimos, há alguma que gostasse de experimentar? Esperemos que sim!
Como viu, isso só traz benefícios.

Fontes:

1https://www.nia.nih.gov/news/participating-arts-creates-paths-healthy-aging
2https://www.healthline.com/health-news/being-creative-can-make-your-golden-years-more-enjoyable
3https://academic.oup.com/gerontologist/article/46/6/726/584645
4https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890406599000213

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de AudiçãoActiva.