AudiçãoActiva
AudiçãoActiva

Cristais nos ouvidos: o que são e porque existem?

Sabia que todos nós temos cristais nos ouvidos? Eles desempenham um papel importante no sistema de equilíbrio do nosso corpo.

Mas quando ficam desalinhados, podem causar tonturas e vertigens, e afetar a qualidade de vida.

Gostava de saber mais sobre este assunto? Tire todas as suas dúvidas neste artigo.

O que são cristais nos ouvidos?

Os cristais nos ouvidos são pequenas estruturas de carbonato de cálcio, presentes no ouvido interno, que desempenham um papel muito importante no sentido de equilíbrio e orientação espacial. No fundo, têm a função de sinalizar o cérebro sobre a posição da cabeça no espaço e gravidade.

ilustracao de como sao os cristais no ouvidoLocalização dos cristais nos ouvidos

Qual é o tamanho dos cristais nos ouvidos?

Na verdade, estes cristais são minúsculos. De acordo com a National Library of Medicine, variam “em tamanho de 1 a 30 micrómetros” no ouvido humano. Portanto, só conseguem ser visualizados microscopicamente. Dada a sua pequena dimensão, torna-se possível que se movam facilmente dentro das estruturas do ouvido interno, em resposta aos movimentos da cabeça.

Relação dos cristais nos ouvidos com as tonturas e vertigens

Segundo a Sanford Health, no interior dos nossos ouvidos existe uma área que abriga a audição e outra que abriga o equilíbrio.

Dentro da região do equilíbrio, encontramos minúsculos cristais, que se podem deslocar desse “território” e provocar alguns sintomas, como tonturas e vertigens. A esta condição desconfortável dá-se o nome de Vertigem Posicional Paraxística Benigna (VPPB).

blog audicaoactiva cristais no ouvido tonturaO sintoma mais frequente da VPPB são as tonturas

Sintomas mais frequentes da Vertigem Posicional Paraxística Benigna

Quando os cristais estão soltos e fora do lugar, qualquer movimento pode causar tonturas, bem como outros sintomas, tal como aponta a Mayo Clinic:
  • Perda de equilíbrio;
  • Insegurança/falta de firmeza nos pés;
  • Náusea;
  • Perceção do mundo a girar ao seu redor.

Geralmente, os episódios de tontura ocorrem em resposta a movimentos específicos, como olhar para cima, deitar, levantar-se ou girar na cama.

Possíveis causas

Esta condição pode surgir após uma queda ou acidente ou até mesmo sem uma causa aparente. Contudo, sabe-se que estas sensações de desconforto e tonturas afetam cada vez mais pessoas à medida que estas envelhecem, uma vez que estes cristais se desgastam, desprendendo-se mais facilmente.

Por esse motivo, de acordo com o renomado portal MSD Manual, a VPPB pode afetar gravemente o equilíbrio em pessoas com mais de 60 anos, o que pode levar a quedas e lesões.

mulher senior com tonturasO deslocamento dos cristais é mais prevalente em pessoas com mais de 60 anos

Alguns fatores de risco

Embora em alguns casos a VPPB possa ocorrer espontaneamente, especialmente em adultos mais velhos, existem circunstâncias específicas que, segundo a Hopkins Medicine, podem tornar mais provável a ocorrência desta situação, tais como:

• Traumatismo craniano leve a grave: o impacto da lesão pode fazer deslocar os otólitos no ouvido interno;
  • Andar de bicicleta em trilhas difíceis e acidentadas: devido aos movimentos bruscos e rápidos de cabeça;
  • Exercícios aeróbicos de alta intensidade.

Como lidar com a situação?

É crucial ter em mente que lidar com esta circunstância requer uma abordagem personalizada, considerando a gravidade dos sintomas, a saúde geral do paciente e outras condições médicas. Portanto, é fundamental que se procure orientação médica especializada para obter um diagnóstico preciso e um plano de cuidados adequado às necessidades individuais de cada pessoa.

Conclusão

Neste artigo, ficou a saber que todas as pessoas têm cristais nos ouvidos, sendo que essas estruturas minúsculas desempenham um papel essencial para o sistema de equilíbrio do nosso corpo.

Ainda assim, em alguns casos, estes cristais podem deslocar-se, devido a quedas, acidentes, ou mesmo sem motivo aparente. Como resultado disso, podem surgir diversos sintomas, como tonturas.

Assim sendo, é muito importante que tenha consciência desta ligação entre os cristais e os sintomas de desequilíbrio.

Caso esteja a passar por algum dos sintomas que enumeramos anteriormente, deve procurar ajuda especializada. Não deixe que esta situação se arraste, já que é o seu bem-estar e qualidade de vida que estão em jogo.

Fontes:

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de AudiçãoActiva.