Auto Monumental de Almada

Auto Monumental de Almada - Problemas na reparação de veículo

Maria de Fatima Mesquita de Magalhaes
Maria Magalhaes apresentou a reclamação
28 de janeiro 2024
No passado dia 11.12.2023, solicitei um reboque para levarem o meu carro – C3 para a oficina da Citroen – Moita porque estava com a luz de “erro no motor”. Falei previamente com a referida oficina e informei que o carro dava erro no motor e que começara a sentir alguma falta de potência após ter metido gasolina.
Informaram-me que iriam fazer o diagnóstico e quando, alguns dias depois me telefonaram, disseram-me que era um problema do motor e que o melhor era substituir o mesmo porque este modelo dava muitos problemas ou substituir o catalisador. Desloquei-me à oficina para tomar conhecimento do diagnóstico e efetivamente não me souberam dizer qual era o problema. Propuseram a reparação da viatura substituindo várias peças (correias dos acessórios, distribuição, ventoinha…). Atendendo ao período de festas que se atravessava, entregaram-me a viatura no dia 28.12.2023, tendo-me telefonado no final do dia. Fui levantar o carro, paguei e disseram-me que estava tudo OK. Quando saí da oficina, entrei na A33 e tive de sair na saída seguinte, fazer inversão de marcha e voltar à oficina (que já estava quase a fechar, sendo que não atenderam o telefonema que fiz para dar conta desta situação e de que estava a regressar) porque o carro não tinha potência mesmo com o acelerador a fundo e voltou a acender a luz de erro no motor.
Deixei, novamente, o carro e ficaram de me telefonar quando voltassem a fazer o diagnóstico. Informaram-me primeiro que tinham pedido uma outra máquina para fazer o diagnóstico e depois disseram-me que estavam a fazer testes de andamento em estrada.
No dia 9.2.2024, telefonaram-me a informar que o carro já estava bem, mas iam fazer mais alguns testes. Nessa conversa telefónica, voltei a referir que a situação de perda de potência tinha sido depois de abastecer o carro de gasolina. No dia seguinte, telefonaram-me porque tinham verificado o depósito e encontraram muitos detritos e água misturada com a gasolina, o que tinha danificado várias peças e que iriam substituí-las!
Durante o dia 12.1.2024, tentei telefonar várias vezes para a oficina, mas não atenderam. Ao final do dia ligaram-me a dizer que podia ir buscar o carro na segunda-feira seguinte.
Quando cheguei à oficina (15.1.2024), o carro estava com o capô aberto e ligado a uma máquina! Fiz o pagamento e entregaram-me uma fatura com a substituição de injector de gasolina, velas, contactor…. Perguntei se o carro estava a funcionar corretamente ao que me responderam afirmativamente, mas que “devia andar com o carro todos os dias”.
Logo no dia seguinte, ao ligar o carro, o motor não ligou de imediato, situação que se repetiu nos dias seguintes.
Dirigi-me à oficina no dia 18.1.2024, manifestando o meu descontentamento com a reparação efetuada e disseram-me que o problema era da bateria, mas que tudo o resto estava a funcionar corretamente, inclusive o alternador. A oficina nem sequer tinha a bateria compatível e não assumiram que me tinham entregado o carro nessas condições. Desloquei-me a outro estabelecimento para substituir a bateria, mas quando fizeram os testes para verificar se tudo estava a funcionar corretamente, informaram-me que o alternador não está a afinado pelo que não consegue carregar a bateria corretamente e que devia deslocar-me a um eletricista para reparar o problema.
Face ao exposto, considero que a substituição de peças e a reparação efetuada pode ter sido despropositada ou mesmo não efetuada já que nunca me mostraram as peças substituídas e apenas me mostraram um recipiente com parte da gasolina retirada do depósito. Na oficina, nunca assumiram que a reparação inicial fora um fracasso e, por duas vezes, entregaram-me o carro com debilidades de mecânica, as quais deveriam ter identificado e comunicado, já que sou cliente da oficina da Citroen da Moita e na qual fiz todas as revisões do carro.
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2024